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 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação
 Mensagem Enviado: Sexta Abr 03, 2015 11:43 pm 
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Registado: Sexta Jul 29, 2005 10:06 am
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Maria Ramalho Escreveu:
Boa noite a todos,

Inscrevi-me este mês no seguro social voluntário, pelo que ainda não sei bem como funcionam algumas coisas. Se pagar por multibanco, onde obtenho os recibos para envio à FCT para pedido de reembolso?

Obrigada
Maria


Olá.
Se pagares por Multibanco, digitalizas o talão do Multibanco (tendo preenchido os campos lá existentes).
Se pagares por Banca On-line (o que creio que só pode ser feito nas bolsas atribuídas directamente pela FCT, pelo menos para poderes ser reembolsada), envias o recibo da operação.

Deves enviar para bolsas@fct.pt com a tua referência de bolsa no Assunto.

Boa sorte.


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 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação
 Mensagem Enviado: Quinta Ago 06, 2015 4:09 pm 
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Registado: Quarta Maio 02, 2012 2:42 pm
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Universidade/ Instituto: U.Porto
Tenho duas questões que não consegui esclarecer ao ler o Guia Prático do SSV.

1- Um bolseiro pode pagar contribuição de algum mês passado, antes de ter decidido começar as contribuições? A seg. social aceita e a FCT reembolsa? (Imaginem que passa um ano e só aí o bolseiro decide começar com o SSV)

2- Ouvi falar de bolseiros que optam por não aderir ao SSV, embora não saiba porquê. Existe algum cenário em que possa ser de certa forma desfavorável aderir ao SSV? Não sei tem a ver com pagar sempre o escalão mais baixo e no futuro ser penalizado de alguma forma... Alguém sabe?


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 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação
 Mensagem Enviado: Segunda Ago 10, 2015 8:09 pm 
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Registado: Sexta Jul 29, 2005 10:06 am
Mensagens: 1365
JNuno Escreveu:
Tenho duas questões que não consegui esclarecer ao ler o Guia Prático do SSV.

1- Um bolseiro pode pagar contribuição de algum mês passado, antes de ter decidido começar as contribuições? A seg. social aceita e a FCT reembolsa? (Imaginem que passa um ano e só aí o bolseiro decide começar com o SSV)

Pelo menos há alguns anos, podias colocar a data de início dos descontos do SSV até 1 ano antes da data em que pedias o mesmo. Desde que estivesse dentro do período da bolsa, a FCT reembolsava. Nota que entretanto começaram a ser cobrados juros de mora pelas contribuições em atraso, mas penso que se pagasses tudo logo que te fosse activado o SSV não tinhas de pagar juros de mora. Creio que é mais seguro pagar por multibanco ou banca online para evitar os juros de mora que nos funcionários da tesouraria - o multibanco aceita sempre os pagamentos, nota que tens de ter cuidado para não te enganares pois por ex. ele não vai verificar que o mês X está pago e não te impede de pagares o mesmo mês 2 vezes...
Citar:
2- Ouvi falar de bolseiros que optam por não aderir ao SSV, embora não saiba porquê. Existe algum cenário em que possa ser de certa forma desfavorável aderir ao SSV? Não sei tem a ver com pagar sempre o escalão mais baixo e no futuro ser penalizado de alguma forma... Alguém sabe?

Eu penso que as pessoas que optam por não aderir o fazem por desinformação ou pelas chatices burocráticas. Passas a ter a obrigação de pagar o SSV até dia 20 do mês seguinte, tens de enfrentar as filas e burocracias, ex. consulta médica, para te inscreveres, pedir a devolução à FCT, e antigamente a FCT demorava meses a devolver o dinheiro.
Penso que agora todas as tuas contribuições contam para a tua (eventual) reforma, sendo por isso preferível descontar pouco que nada.
A FCT só reembolsa o escalão mínimo - podes pôr um escalão superior e pagar do teu bolso se quiseres, mas resta saber se ainda há reformas quando chegarmos a essa altura, pelo que talvez seja preferível pores dinheiro de parte numa poupança que descontar num escalão superior.

Boa sorte.


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 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação
 Mensagem Enviado: Segunda Nov 02, 2015 9:39 pm 
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Registado: Segunda Nov 02, 2015 9:25 pm
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Universidade/ Instituto: FEUP
Boa noite.

Fui bolseiro de Investigação de um projecto FCT, com bolsa entre 10-2014 e 08-2015, com contribuições efetuadas em regime de SSV durante esse período. No entanto, tomei conhecimento que tenho uma dívida para com a Seg. Social do SSV referente a 09-2015 e 10-2015, uma vez que não efetuei o pedido de cessação de enquadramento.

Pedi um esclarecimento por e-mail à Seg. Social, em que me responderam o seguinte:
O enquadramento termina:
• A pedido do interessado;
• Quando passar a estar abrangido por um regime de proteção social
obrigatório;
• Quando não pagar as contribuições durante mais de 12 meses
Nota: O fim do enquadramento no Seguro Social Voluntário produz
efeitos a partir do mês em que o beneficiário requeira à Segurança
Social, a cessação do enquadramento, ou a partir do mês seguinte àquele
em que pagou a última contribuição, caso não tenha requerido a
cessação.

Ao analisar a "Nota", interpreto que se não requerer a cessação do enquadramento, e não efetuar as contribuições que se vão acumular durante mais de 12 meses, a cessação do enquadramento é efetuada automaticamente com efetito a partir do mês seguinte ao da última contribuição. No entanto, presencialmente nos serviços da Seg. Social, foi-me dito que tenho de pagar os meses em dívida e efetuar o pedido de cessação do SSV.

A minha dúvida é se realmente tenho a opção de "não pagar" o SSV durante os próximos 12 meses e tudo é automaticamente resolvido, ou se terei esta dívida na Seg Social a acumular juros de mora durante este período, só para no futuro ter que não só pagar estas contribuições como os juros a si relativos, ou se devo realmente pagar o que tenho em dívida e pedir a cessação do enquadramento.

Se alguém já tiver passado por uma situação semelhante ou tiver algum conhecimento relativamente a este problema, fico agradecido por qualquer comentário.

Obrigado desde já pela ajuda
António Silva


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 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação
 Mensagem Enviado: Quarta Jan 13, 2016 10:43 pm 
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Registado: Quarta Jan 13, 2016 10:22 pm
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Universidade/ Instituto: FCUP
Olá,

Eu sei que uma pergunta do género foi feita neste tópico há algum tempo, mas não consegui obter a resposta que queria mesmo assim.

Sou bolseira FCT desde Setembro de 2015 e inscrevi-me a "tempo e horas" no SSV por isso tenho estado a pagar tudo certinho desde então. Deixei acumular dois ou três meses de pagamentos e decidi entretanto enviar os comprovativos de pagamento para a FCT e pedir o reembolso. O que eu fiz foi ir ao site da Segurança Social Directa, gerar o Documento de Pagamento e usar a entidade e referência que lá estão para fazer um "pagamento de serviços" simples através do meu Homebanking, que suponho será equivalente ao multibanco no que diz respeito ao comprovativo. Enviei este comprovativo para a FCT e disseram-me que aquilo não era suficiente porque não tinha vários dados entre eles: nº de beneficiário da Segurança Social, montante e mês pagos e o regime da segurança social em que se encontra inscrito.

Eu respondi ao email perguntando se seria possível enviar então três documentos: o comprovativo do multibanco, a carta da segurança social que comprova o meu estatuto e cota e o Documento de Pagamento que gero no site da Segurança Social (e que faz correspondência entre o comprovativo de pagamento e o meu número de beneficiária). Contudo, ainda não obtive resposta...

Agora a minha questão é: existe alguma forma de pagamento que gere um comprovativo com todos estes elementos? Por exemplo, ir directamente à Segurança Social pagar? Ou uma outra forma de pagamento no Multibanco?

Como eu sou "nova" nestas andanças achei que aqui seria um bom local para perguntar e saber se a FCT só se está a fazer de difícil ou eu é que estou a pagar da forma errada.

Obrigada


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 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação
 Mensagem Enviado: Quarta Jan 13, 2016 11:03 pm 
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Registado: Sexta Jul 29, 2005 10:06 am
Mensagens: 1365
MafaldaSF Escreveu:
Olá,

Eu sei que uma pergunta do género foi feita neste tópico há algum tempo, mas não consegui obter a resposta que queria mesmo assim.

Sou bolseira FCT desde Setembro de 2015 e inscrevi-me a "tempo e horas" no SSV por isso tenho estado a pagar tudo certinho desde então. Deixei acumular dois ou três meses de pagamentos e decidi entretanto enviar os comprovativos de pagamento para a FCT e pedir o reembolso. O que eu fiz foi ir ao site da Segurança Social Directa, gerar o Documento de Pagamento e usar a entidade e referência que lá estão para fazer um "pagamento de serviços" simples através do meu Homebanking, que suponho será equivalente ao multibanco no que diz respeito ao comprovativo. Enviei este comprovativo para a FCT e disseram-me que aquilo não era suficiente porque não tinha vários dados entre eles: nº de beneficiário da Segurança Social, montante e mês pagos e o regime da segurança social em que se encontra inscrito.

Eu respondi ao email perguntando se seria possível enviar então três documentos: o comprovativo do multibanco, a carta da segurança social que comprova o meu estatuto e cota e o Documento de Pagamento que gero no site da Segurança Social (e que faz correspondência entre o comprovativo de pagamento e o meu número de beneficiária). Contudo, ainda não obtive resposta...

Agora a minha questão é: existe alguma forma de pagamento que gere um comprovativo com todos estes elementos? Por exemplo, ir directamente à Segurança Social pagar? Ou uma outra forma de pagamento no Multibanco?

Como eu sou "nova" nestas andanças achei que aqui seria um bom local para perguntar e saber se a FCT só se está a fazer de difícil ou eu é que estou a pagar da forma errada.

Obrigada

Olá.
Eu tenho pago o SSV por homebanking e nunca me levantaram problemas - mas sou bolseiro directamente da FCT, não de um projecto. Colegas meus bolseiros de projecto não o podem fazer, e pagam por Multibanco.
Mas noto que não faço um pagamento de serviços e compras, mas sim Pagamentos ao Estado - Segurança Social (ou algo assim), onde tens de colocar o número de beneficiário da Seg Social, e perguntam mesmo o mês e ano de pagamento.

Boa sorte.


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 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação
 Mensagem Enviado: Quarta Jan 13, 2016 11:11 pm 
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Registado: Quarta Jan 13, 2016 10:22 pm
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Universidade/ Instituto: FCUP
spca Escreveu:
MafaldaSF Escreveu:
Olá,

Eu sei que uma pergunta do género foi feita neste tópico há algum tempo, mas não consegui obter a resposta que queria mesmo assim.

Sou bolseira FCT desde Setembro de 2015 e inscrevi-me a "tempo e horas" no SSV por isso tenho estado a pagar tudo certinho desde então. Deixei acumular dois ou três meses de pagamentos e decidi entretanto enviar os comprovativos de pagamento para a FCT e pedir o reembolso. O que eu fiz foi ir ao site da Segurança Social Directa, gerar o Documento de Pagamento e usar a entidade e referência que lá estão para fazer um "pagamento de serviços" simples através do meu Homebanking, que suponho será equivalente ao multibanco no que diz respeito ao comprovativo. Enviei este comprovativo para a FCT e disseram-me que aquilo não era suficiente porque não tinha vários dados entre eles: nº de beneficiário da Segurança Social, montante e mês pagos e o regime da segurança social em que se encontra inscrito.

Eu respondi ao email perguntando se seria possível enviar então três documentos: o comprovativo do multibanco, a carta da segurança social que comprova o meu estatuto e cota e o Documento de Pagamento que gero no site da Segurança Social (e que faz correspondência entre o comprovativo de pagamento e o meu número de beneficiária). Contudo, ainda não obtive resposta...

Agora a minha questão é: existe alguma forma de pagamento que gere um comprovativo com todos estes elementos? Por exemplo, ir directamente à Segurança Social pagar? Ou uma outra forma de pagamento no Multibanco?

Como eu sou "nova" nestas andanças achei que aqui seria um bom local para perguntar e saber se a FCT só se está a fazer de difícil ou eu é que estou a pagar da forma errada.

Obrigada

Olá.
Eu tenho pago o SSV por homebanking e nunca me levantaram problemas - mas sou bolseiro directamente da FCT, não de um projecto. Colegas meus bolseiros de projecto não o podem fazer, e pagam por Multibanco.
Mas noto que não faço um pagamento de serviços e compras, mas sim Pagamentos ao Estado - Segurança Social (ou algo assim), onde tens de colocar o número de beneficiário da Seg Social, e perguntam mesmo o mês e ano de pagamento.

Boa sorte.


Olá,
Ok. Então deve ser esse o problema. Eu tentei fazer dessa forma mas por alguma razão não estava a conseguir no meu Homebanking e optei por "Pagamento de Serviços". Eu também sou bolseira FCT directamente.

Eu vou ver se insisto para que me respondam da FCT mas, se não é indiscrição, o comprovativo que obtem dessa forma contém então o nº de beneficiário e o mês de contribuição? Suponho que o escalão não deva ter...


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 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação
 Mensagem Enviado: Quinta Jan 14, 2016 12:06 am 
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Registado: Sexta Jul 29, 2005 10:06 am
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MafaldaSF Escreveu:
(...)

Eu vou ver se insisto para que me respondam da FCT mas, se não é indiscrição, o comprovativo que obtem dessa forma contém então o nº de beneficiário e o mês de contribuição? Suponho que o escalão não deva ter...

Olá de novo.
No homebanking (ou pelo menos no meu banco, CGD) deves deixar a importância a zero, e ele calcula automaticamente o valor e indica no comprovativo - suponho que de alguma forma comunique com a Segurança Social para saber o montante.
O valor no escalão mais baixo, no meu caso, e para 2015 (em 2016 deve aumentar), é 124,09 euros.
Sim, indica o número de beneficiário e o mês e ano da contribuição (deves pagar cada mês até ao dia 20 do mês seguinte).
Boa sorte.


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 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação
 Mensagem Enviado: Segunda Jan 18, 2016 11:04 am 
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Registado: Quarta Jan 13, 2016 10:22 pm
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Universidade/ Instituto: FCUP
spca Escreveu:
MafaldaSF Escreveu:
(...)

Eu vou ver se insisto para que me respondam da FCT mas, se não é indiscrição, o comprovativo que obtem dessa forma contém então o nº de beneficiário e o mês de contribuição? Suponho que o escalão não deva ter...

Olá de novo.
No homebanking (ou pelo menos no meu banco, CGD) deves deixar a importância a zero, e ele calcula automaticamente o valor e indica no comprovativo - suponho que de alguma forma comunique com a Segurança Social para saber o montante.
O valor no escalão mais baixo, no meu caso, e para 2015 (em 2016 deve aumentar), é 124,09 euros.
Sim, indica o número de beneficiário e o mês e ano da contribuição (deves pagar cada mês até ao dia 20 do mês seguinte).
Boa sorte.


Obrigada. Entretanto também já consegui pagar dessa forma!


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 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação
 Mensagem Enviado: Segunda Jan 18, 2016 2:17 pm 
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Registado: Terça Mar 03, 2015 3:57 pm
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Universidade/ Instituto: UPorto
Boa tarde

A minha residência oficial é diferente da minha residência em tempo de aulas.
Querendo eu fazer o pedido do seguro social voluntário posso fazê-lo em qualquer segurança social ou tem que ser especificamente na segurança social da minha zona de residência oficial?

Obrigada


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 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação
 Mensagem Enviado: Segunda Mar 28, 2016 5:20 pm 
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Registado: Segunda Mar 28, 2016 5:00 pm
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Universidade/ Instituto: INESC-MN
novata Escreveu:
Boa tarde

A minha residência oficial é diferente da minha residência em tempo de aulas.
Querendo eu fazer o pedido do seguro social voluntário posso fazê-lo em qualquer segurança social ou tem que ser especificamente na segurança social da minha zona de residência oficial?

Obrigada



Segundo o guia prático para o SSV:
http://www.seg-social.pt/documents/1015 ... ssacao_ssv

A inscrição faz-se no "Nos serviços da Segurança Social da área de residência". Se bem que já ouvi pessoas terem tratado, pelo menos da cessação em zonas diferentes. Eu telefonava para a segurança social directa e pedia este esclarecimento.

Stipouff


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 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação
 Mensagem Enviado: Terça Mar 29, 2016 5:19 pm 
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cientista assíduo
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Registado: Sábado Maio 25, 2013 8:52 am
Mensagens: 280
Universidade/ Instituto: Universidade Nova de Lisboa
stipouff Escreveu:
novata Escreveu:
Boa tarde

A minha residência oficial é diferente da minha residência em tempo de aulas.
Querendo eu fazer o pedido do seguro social voluntário posso fazê-lo em qualquer segurança social ou tem que ser especificamente na segurança social da minha zona de residência oficial?

Obrigada



Segundo o guia prático para o SSV:
http://www.seg-social.pt/documents/1015 ... ssacao_ssv

A inscrição faz-se no "Nos serviços da Segurança Social da área de residência". Se bem que já ouvi pessoas terem tratado, pelo menos da cessação em zonas diferentes. Eu telefonava para a segurança social directa e pedia este esclarecimento.

Stipouff


Olá :)

Sim, podes fazer em qualquer delegação da Segurança Social. O que pode acontecer é demorar mais um pouco se fizeres fora da tua área de residência, porque o teu processo será enviado para o centro distrital da tua área de residência :) Também podes fazer na Loja do Cidadão :)

Sandra


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 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação
 Mensagem Enviado: Quarta Maio 11, 2016 4:41 am 
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Registado: Domingo Maio 29, 2011 11:06 pm
Mensagens: 26
Universidade/ Instituto: ULisboa
ajms2212 Escreveu:
Boa noite.

Fui bolseiro de Investigação de um projecto FCT, com bolsa entre 10-2014 e 08-2015, com contribuições efetuadas em regime de SSV durante esse período. No entanto, tomei conhecimento que tenho uma dívida para com a Seg. Social do SSV referente a 09-2015 e 10-2015, uma vez que não efetuei o pedido de cessação de enquadramento.

Pedi um esclarecimento por e-mail à Seg. Social, em que me responderam o seguinte:
O enquadramento termina:
• A pedido do interessado;
• Quando passar a estar abrangido por um regime de proteção social
obrigatório;
• Quando não pagar as contribuições durante mais de 12 meses
Nota: O fim do enquadramento no Seguro Social Voluntário produz
efeitos a partir do mês em que o beneficiário requeira à Segurança
Social, a cessação do enquadramento, ou a partir do mês seguinte àquele
em que pagou a última contribuição, caso não tenha requerido a
cessação.

Ao analisar a "Nota", interpreto que se não requerer a cessação do enquadramento, e não efetuar as contribuições que se vão acumular durante mais de 12 meses, a cessação do enquadramento é efetuada automaticamente com efetito a partir do mês seguinte ao da última contribuição. No entanto, presencialmente nos serviços da Seg. Social, foi-me dito que tenho de pagar os meses em dívida e efetuar o pedido de cessação do SSV.

A minha dúvida é se realmente tenho a opção de "não pagar" o SSV durante os próximos 12 meses e tudo é automaticamente resolvido, ou se terei esta dívida na Seg Social a acumular juros de mora durante este período, só para no futuro ter que não só pagar estas contribuições como os juros a si relativos, ou se devo realmente pagar o que tenho em dívida e pedir a cessação do enquadramento.

Se alguém já tiver passado por uma situação semelhante ou tiver algum conhecimento relativamente a este problema, fico agradecido por qualquer comentário.

Obrigado desde já pela ajuda
António Silva


Olá António, chegaste a resolver o teu problema?
Eu tenho 5 meses de pagamento em atraso, após terminar a bolsa de doutoramento, e gostava de perceber as consequências de cessar ou deixar cessar o seguro.

Abraços,
Flávio


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 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação
 Mensagem Enviado: Quarta Jun 08, 2016 4:48 pm 
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Registado: Quarta Jun 08, 2016 4:17 pm
Mensagens: 1
Universidade/ Instituto: Universidade do Minho
Boa tarde!

Sou brasileira e no próximo ano letivo estarei começando o meu doutoramento na Universidade do Minho com uma bolsa de Investigação da FCT. A minha dúvida é se eu terei direito a seguridade social, mesmo que não seja portuguesa? E caso positivo, os passos para solicitar a adesão são os mesmo?

Obrigada,

Cláudia Nobre


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 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação
 Mensagem Enviado: Terça Ago 29, 2017 5:11 pm 
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Registado: Terça Ago 29, 2017 2:21 pm
Mensagens: 1
Universidade/ Instituto: CDRSP - IPL
Boa tarde

Iniciei uma bolsa posdoc a 15 de Junho de 2017 e quando me inscrevi na segurança social frisei que queria pagar inclusive o mês de Junho. Recebi agora a carta e diz apenas que vai começar a partir de 1 de Julho e que já posso pagar. Não é possível pagar meio mês? No final do contrato também será só meio mês (de 1 a 14 de Junho de 2018) será que também não posso pagar o ssv referente a esse período?

Obrigada


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 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação
 Mensagem Enviado: Quinta Ago 31, 2017 3:57 pm 
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Registado: Sexta Jun 03, 2016 3:51 pm
Mensagens: 9
Universidade/ Instituto: FEUP
Boa tarde,

Tenho uma BD resultante do concurso de 2016 (com inicio em Outubro de 2016). Já efectuei a inscrição no Seguro Social Voluntário junto da Seg. Social e já comecei a pagar.
Qual o procedimento para obter o reembolso?

Obrigado.


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 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação
 Mensagem Enviado: Quinta Ago 31, 2017 10:01 pm 
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Sócios
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Registado: Quinta Mar 29, 2007 6:33 am
Mensagens: 310
Universidade/ Instituto: ITQB - Universidade Nova de Lisboa
Olá "asp2016",

Em resposta a tua pergunta:
Deves informar a FCT que te inscreveste no Seguro Social Voluntário (SSV) e solicitar o reembolso dos valores que já pagaste à Segurança Social como contribuições do SSV (1º escalão), enviando cópia dos recibos dos teus pagamentos.

Penso que podes solicitar o reembolso através do email bolsas@fct.pt incluindo a referência da tua bolsa no assunto da mensagem.
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/contactos.phtml.pt

Posteriormente, a FCT irá incluir os reembolsos do SSV junto com o pagamento da tua bolsa. Antigamente, a FCT demorava 2-3 meses a efectuar os reembolsos do SSV depois de estes serem solicitados. No entanto, mais recentemente soube que, depois do bolseiro comunicar à FCT a adesão ao SSV, a FCT passaria a efectuar o pagamento do SSV de modo regular, mas não sei se é isto que actualmente se verifica.

Talvez algum colega que tenha bolsa actualmente possa esclarecer se a FCT está a efectuar (ou não) pagamentos automáticos do SSV junto com a bolsa (subsídio de manutenção mensal), depois do bolseiro ter comunicado a sua adesão ao SSV.

Cumprimentos,
Susana

-------------------
Susana Neves

asp2016 Escreveu:
Boa tarde,

Tenho uma BD resultante do concurso de 2016 (com inicio em Outubro de 2016). Já efectuei a inscrição no Seguro Social Voluntário junto da Seg. Social e já comecei a pagar.
Qual o procedimento para obter o reembolso?

Obrigado.


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