Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
joana1234
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 32
Registado: domingo jan 15, 2017 3:35 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por joana1234 »

spca Escreveu:
quinta mar 08, 2018 4:13 pm
mar_21 Escreveu:Existe algum problema ao pagar por multibanco? O talão que sai da caixa de multibanco é suficiente para enviar para a FCT? O talão tem de ter alguma informação especifica?
Obrigada!
Em princípio não haverá problemas com a FCT. A 5 de Março os talões multibanco mudaram reflectindo o email que transcrevi, e deixaram de ter o espaço para colocar nome, morada e NIF que antes tinham. Mas à partida o Multibanco sempre foi o comprovativo de pagamento "standard".
Se a tua bolsa é directamente da FCT em princípio podes também mandar comprovativos impressos a partir do banco online. Se não, aí informa-te junto do organismo que gere por ex. o projecto onde estás inserida sobre como deves fazer.
Boa sorte.
Boa tarde.
Alguém sabe se o documento tirado a partir do segurança social direta com o extrato de valores de conta corrente de contribuições serve de comprovativo?

Obrigada.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca »

joana1234 Escreveu:
domingo out 13, 2019 3:28 pm
(...)
Boa tarde.
Alguém sabe se o documento tirado a partir do segurança social direta com o extrato de valores de conta corrente de contribuições serve de comprovativo?

Obrigada.
Olá.
Eu acredito que possivelmente até possam aceitar mas dependa da "boa vontade" de quem te analisar o processo. Assim penso que se for possível, o melhor é enviar cópia dos recibos ou do comprovativo de pagamento por banca online. Se não tens os recibos então tenta o extrato de valores da tua conta corrente, e/ou o teu extracto bancário se a informação for suficientemente explícita, para tentar comprovar o pagamento e pedir o reembolso.
Boa sorte.

SRODRIGUES
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: sexta dez 06, 2013 5:31 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por SRODRIGUES »

Olá!
Enviei os meus comprovativos de pagamento do SSV para a FCT (Bolsa FCT). No entanto a resposta que recebi dizia que deveria enviar nova prova "uma vez que os comprovativos não mencionam o regime contributivo nem o mês correspondente das contribuições".

Faço o pagamento através do homebanking, na secção de pagamentos diretos à SS. De facto verifiquei que no comprovativo da operação não aparece nem o regime contributivo nem o mês da contribuição, tem 'apenas', p.ex: o valor do pagamento (128,98); o ano de ref. (2019); descrição do movimento (PAG SEG SOCIAL); e a data do movimento.
No site da SS Direta a única coisa que consigo encontrar é o extrato da conta corrente, sendo que lá também não tem as informações que me pedem como "prova". Portanto não sei se será prova suficiente (joana1234, enviaste/tiveste resposta?)

Gostava de saber se alguém já esteve, ou conhece alguém com esta 'situação', se/como resolveu? Ou alguma informação útil que me possa guiar nestes meandros que são as dúvidas da FCT :roll:

Obrigada!
Sara

angelagoncalves
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: terça jan 28, 2020 12:28 pm
University/ Institute: Universidade da Beira Interior

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por angelagoncalves »

Bom dia a todos,

Algum de vocês aqui teve bolsa com SSV iniciando depois outra bolsa e mantendo o SSV??

Explico o meu caso.
Iniciei bolsa (BI mestre) em junho de 2018 e esta terminou a 12 de Dezembro de 2019. Estive inscrita desde o ínicio no SSV. Dia 13 de Dezembro de 2019 comecei nova bolsa.
Liguei para a segurança social e disseram-me que bastaria enviar para a SS cópia do contrato de nova bolsa, e continuar a pagar como até então o SSV. Liguei num outro dia para falar com outra pessoa e confirmar - confirmou. Não contente e sabendo como a SS funciona, enviei um e-mail e esperei pela resposta - que confirmou que apenas necessitava de enviar cópia do contrato de bolsa e podia faze-lo na SSdireta (através dos documentos de prova). Foi o que fiz. passado cerca de 20 dias recebo e-mail da SS onde me dizem que tenho que fazer novo requerimento de SSV e que o que tenho agora tem que ser cessado.

Muni-me das informações dadas por e-mail, e referi também pontos do guia do SSV, em como não tenho que cessar SSV.
O guia prático deles diz o seguinte:
"Cessação do enquadramento
O enquadramento cessa:
▪ A pedido do interessado através de requerimento;
▪ Quando passar a estar abrangido por um regime obrigatório de proteção social;
▪ Quando não pagar as contribuições durante mais de um ano"


Logo, analisando isto, não tenho que cessar o SSV e passar novamente pelo processo burocrático... Pelo menos é o que me parece..
Mais alguém nesta situação?
Porque é que os funcionários da SS dão sempre informações contraditórias?

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca »

SRODRIGUES Escreveu:
terça jan 28, 2020 9:46 am
Olá!
Enviei os meus comprovativos de pagamento do SSV para a FCT (Bolsa FCT). No entanto a resposta que recebi dizia que deveria enviar nova prova "uma vez que os comprovativos não mencionam o regime contributivo nem o mês correspondente das contribuições".

Faço o pagamento através do homebanking, na secção de pagamentos diretos à SS. De facto verifiquei que no comprovativo da operação não aparece nem o regime contributivo nem o mês da contribuição, tem 'apenas', p.ex: o valor do pagamento (128,98); o ano de ref. (2019); descrição do movimento (PAG SEG SOCIAL); e a data do movimento.
No site da SS Direta a única coisa que consigo encontrar é o extrato da conta corrente, sendo que lá também não tem as informações que me pedem como "prova". Portanto não sei se será prova suficiente (joana1234, enviaste/tiveste resposta?)

Gostava de saber se alguém já esteve, ou conhece alguém com esta 'situação', se/como resolveu? Ou alguma informação útil que me possa guiar nestes meandros que são as dúvidas da FCT :roll:

Obrigada!
Sara
Olá.
Tentaste submeter a tua conta corrente da Segurança Social à FCT como comprovativo de que esses meses estão pagos? Para além desses recibos?
Uma vez que tens a data do pagamento nesses recibos não sei se será possível cruzares essas datas com entradas de pagamentos na tua conta corrente da Seg Social? E depois que esses meses estão dados como pagos? E dizeres isso, tintim por tintim, numa mensagem à FCT? Por ex. no dia X foi feito o pagamento Y conforme o comprovativo, e pode verificar na Conta Corrente que deu entrada esse valor?
E uns dias depois deve aparecer na conta corrente que esse mês está pago?

E daqui para a frente, se esse recibo bancário é tão impreciso, se calhar mais vale pagares por Multibanco?

Boa sorte.

angelagoncalves
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: terça jan 28, 2020 12:28 pm
University/ Institute: Universidade da Beira Interior

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por angelagoncalves »

spca Escreveu:
terça jan 28, 2020 12:41 pm
SRODRIGUES Escreveu:
terça jan 28, 2020 9:46 am
Olá!
Enviei os meus comprovativos de pagamento do SSV para a FCT (Bolsa FCT). No entanto a resposta que recebi dizia que deveria enviar nova prova "uma vez que os comprovativos não mencionam o regime contributivo nem o mês correspondente das contribuições".

Faço o pagamento através do homebanking, na secção de pagamentos diretos à SS. De facto verifiquei que no comprovativo da operação não aparece nem o regime contributivo nem o mês da contribuição, tem 'apenas', p.ex: o valor do pagamento (128,98); o ano de ref. (2019); descrição do movimento (PAG SEG SOCIAL); e a data do movimento.
No site da SS Direta a única coisa que consigo encontrar é o extrato da conta corrente, sendo que lá também não tem as informações que me pedem como "prova". Portanto não sei se será prova suficiente (joana1234, enviaste/tiveste resposta?)

Gostava de saber se alguém já esteve, ou conhece alguém com esta 'situação', se/como resolveu? Ou alguma informação útil que me possa guiar nestes meandros que são as dúvidas da FCT :roll:

Obrigada!
Sara
Olá.
Tentaste submeter a tua conta corrente da Segurança Social à FCT como comprovativo de que esses meses estão pagos? Para além desses recibos?
Uma vez que tens a data do pagamento nesses recibos não sei se será possível cruzares essas datas com entradas de pagamentos na tua conta corrente da Seg Social? E depois que esses meses estão dados como pagos? E dizeres isso, tintim por tintim, numa mensagem à FCT? Por ex. no dia X foi feito o pagamento Y conforme o comprovativo, e pode verificar na Conta Corrente que deu entrada esse valor?
E uns dias depois deve aparecer na conta corrente que esse mês está pago?

E daqui para a frente, se esse recibo bancário é tão impreciso, se calhar mais vale pagares por Multibanco?

Boa sorte.

Eu não sou bolseira FCT. Sou bolseira de projeto da UBI. O que eu faço é enviar mensalmente tanto o comprovativo do homebanking como o documento gerado na SSdireta. Em vez de fazer pagamentos ao estado faço o pagamento por entidade ref e montante. Envio esses 2 documentos e nunca tive qualquer problema.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca »

angelagoncalves Escreveu:
terça jan 28, 2020 1:46 pm
(...)
Eu não sou bolseira FCT. Sou bolseira de projeto da UBI. O que eu faço é enviar mensalmente tanto o comprovativo do homebanking como o documento gerado na SSdireta. Em vez de fazer pagamentos ao estado faço o pagamento por entidade ref e montante. Envio esses 2 documentos e nunca tive qualquer problema.
Se calhar pode ser uma questão de excesso de zelo do funcionário que te "calhou" a ver os papéis nesse mês. Por exemplo por inexperiência ou de facto por excesso de rigidez dessa pessoa... Se calhar se enviares de novo com um comentário / justificação "calha-te" um funcionário diferente e apenas por essa razão a coisa fica desbloqueada.
Não sei se podes ir à secção onde fazem a gestão dos projectos e por exemplo, perguntar o que está em falta, pode ser que baste para desbloquear, ou se eles mudaram alguma política ficas a perceber melhor o que precisas mudar?
Quando fui bolseiro de projecto a minha instituição pedia que enviássemos recibos de multibanco creio que precisamente por causa dessas imprecisões de alguns recibos de homebanking. Já a FCT nunca me levantou problemas com os recibos de homebanking (o meu banco é CGD).
Boa sorte para a rápida resolução da questão.

SRODRIGUES
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: sexta dez 06, 2013 5:31 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por SRODRIGUES »

Olá!
Obrigada pelas vossas respostas.
Já enviei o extrato de conta corrente da SS, estou a aguardar resposta para ver se é o suficiente.

Por curiosidade, nos talões de pagamento por multibanco consta a clara informação do regime contributivo e do mês a que se refere a contribuição? Já agora, quem tem o debito direto ativo, os comprovativos são os do homebanking ou têm outros?


Sara

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca »

SRODRIGUES Escreveu:
quinta jan 30, 2020 11:59 am
Olá!
Obrigada pelas vossas respostas.
Já enviei o extrato de conta corrente da SS, estou a aguardar resposta para ver se é o suficiente.

Por curiosidade, nos talões de pagamento por multibanco consta a clara informação do regime contributivo e do mês a que se refere a contribuição? Já agora, quem tem o debito direto ativo, os comprovativos são os do homebanking ou têm outros?


Sara
Olá.
Do meu último recibo de multibanco do SSV, pago em Julho de 2018 (não sei se pode entretanto ter mudado), consta, para além de outros dados do estilo número de conta, NIF do banco, etc:
Recibo [nº]
Pagamento à segurança social
Seguro Social Voluntário
NISS:
NISS da entidade empregadora: [que no meu caso vinha 000 000 000 00, não sei se é sempre assim ou muda conforma a instituição de acolhimento]
Ano/mês de referência:
Nº de dias [normalmente 30]
Contribuição paga:
Juros [de mora] pagos:
Total pago

SRODRIGUES
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: sexta dez 06, 2013 5:31 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por SRODRIGUES »

spca Escreveu:
quinta jan 30, 2020 1:05 pm
SRODRIGUES Escreveu:
quinta jan 30, 2020 11:59 am
Olá!
Obrigada pelas vossas respostas.
Já enviei o extrato de conta corrente da SS, estou a aguardar resposta para ver se é o suficiente.

Por curiosidade, nos talões de pagamento por multibanco consta a clara informação do regime contributivo e do mês a que se refere a contribuição? Já agora, quem tem o debito direto ativo, os comprovativos são os do homebanking ou têm outros?


Sara
Olá.
Do meu último recibo de multibanco do SSV, pago em Julho de 2018 (não sei se pode entretanto ter mudado), consta, para além de outros dados do estilo número de conta, NIF do banco, etc:
Recibo [nº]
Pagamento à segurança social
Seguro Social Voluntário
NISS:
NISS da entidade empregadora: [que no meu caso vinha 000 000 000 00, não sei se é sempre assim ou muda conforma a instituição de acolhimento]
Ano/mês de referência:
Nº de dias [normalmente 30]
Contribuição paga:
Juros [de mora] pagos:
Total pago
Olá spca.
Obrigada pela resposta. Realmente a informaçao é bem mais completa que a que o homebanking apresenta.

manuelpereira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: terça fev 04, 2020 9:01 pm
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por manuelpereira »

Boa tarde

Esta semana recebi email da FCT a pedir os documentos para renovação da bolsa, sendo um deles o pedidod da contribuições para o SSV. Decidi ir a minha conta da SS para ver o estado do SSV (o qual pensava não ter ativado e nem me lembro de receber alguma carta por parte da SS) e vi que tenho em dívida cerca de 1500 EUR correspondentes a um ano de bolsa. Vi no site da segurança social que posso pagar a divida em prestações e irei dirigir-me o mais rápido possível a SS para tratar disto. Gostaria de saber se a falta deste pagamento pode limitar a renovação da minha bolsa, ou se acham que indicando isto não haverá problema (já agora sabem indicar quem posso contactar da parte da FCT para saber o melhor procedimento a seguir?).

Muito obrigado,
Manuel

PedroMen
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: segunda abr 20, 2020 9:30 am
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por PedroMen »

Olá,
Fui bolseiro na Faculdade de Ciências até meados de Janeiro. Desde então, não iniciei qualquer outro trabalho (seja com bolsa ou não) e estou a pensar cessar o Seguro Social Voluntário, até porque tenho de continuar a pagar as contribuições mensais (algo que ainda não o fiz).
Tenho tentado telefonar para a SS mas sem sucesso e talvez aqui me possam dar uma ajuda.
Quais as implicações da cessassão do seguro? O processo de cessassão pode ser feito online? Quanto tempo demora?
Obrigado.

cornelius_b
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quinta jul 02, 2020 9:47 am
University/ Institute: ULisboa

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por cornelius_b »

Caros
este fórum foi recomendado por um amigo. É um pouco difícil para estrangeiros encontrar informação sobre o assunto – espero que me possam ajudar (e compreender o meu português).

Estava a receber uma bolsa da FCT para o meu doutoramento na ULisboa enquanto vivia e estava registado em Lisboa. A bolsa terminou em fevereiro e entreguei a minha tese logo depois. Ouvi falar da opção de aderir ao SSV no início dos meus estudos mas porque sou estrangeiro (e não percebia muito português no início) e tinha um emprego prometido para depois do doutoramento fora de Portugal não me preocupava tanto com a segurança social (que arrogancia). No entanto, a minha situação mudou para o pior: a oferta de emprego foi cancelado, estou sem bolsa há algum tempo e as minhas poupanças estão a acabar.
Como não tenho um lugar para ficar e não estou registado no meu país há mais de 4 anos, não é realmente uma opção para voltar no momento. Diante dessa situacao, talvez alguém possa me ajudar esclarecer os seguintes dúvidas:

a)Sou elegível para o SSV pago pela FCT sendo um estrangeiro (UE) viver e estar registado em Lisboa?

b)O SSV pode ser pago retroactivamente? Se eu apresentasse à FCT todas as contribuições para o SSV dos últimos anos, eles têm que reembolsar-me?

c) Pelo que entendi desse fórum, isto seria ligada a uma multa (uma vez que ainda não paguei) – quanto terei de pagar? Vale a pena?

Muito obrigado.

kmmk
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: segunda ago 10, 2020 9:47 am
University/ Institute: FLUL

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por kmmk »

Boa tarde!
Tenho uma pergunta em relação à declaração médica que é requisitada para aderir ao SSV: alguém sabe se o atestado pode ser de um hospital/ médico privado?

Muito obrigado desde já! :smt006

ssneves
Sócios
Sócios
Mensagens: 327
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por ssneves »

Olá "kmmk",

Em resposta à tua pergunta:
A "certificação médica de aptidão para o trabalho" que é necessária para a inscrição no Seguro Social Voluntário (SSV) deve ser passada por "médicos do Serviço Nacional de Saúde", ou seja, este atestado é normalmente passado pelo médico de família ou por outro médico/a de uma Unidade de Saúde Familiar (Centro de Saúde).

Esta informação encontra-se no formulário de inscrição no SSV:
http://www.seg-social.pt/documents/1015 ... 09571ac7a0

Em mensagem anterior incluí mais informação sobre a inscrição no SSV:
viewtopic.php?p=32515#p32515

Com os melhores desejos,
Susana Neves
kmmk Escreveu:
segunda ago 10, 2020 9:51 am
Boa tarde!
Tenho uma pergunta em relação à declaração médica que é requisitada para aderir ao SSV: alguém sabe se o atestado pode ser de um hospital/ médico privado?

Muito obrigado desde já! :smt006

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca »

Olá.
Peço desculpa pois creio que não vi esta mensagem quando a colocaste.
Pelo que leio da tua mensagem, dá-me a sensação que o que querias era que o SSV te pagasse algum género de subsídio de desemprego. Tal não é o caso, à partida só te pagarão alguma coisa (espero) como pensão de reforma ou eventualmente como subsídio de doença se tivesses doença prolongada durante a bolsa. Sendo que no nível mais baixo, que é o que a FCT reembolsa, seria em relação a 420 euros (o "indexante de apoios sociais" pelo qual descontas).
Creio que só se pode pôr SSV até no máximo 2 anos antes do pedido, ou seja, nunca será por todo o doutoramento. E terás de investir um valor significativo de contribuições que algum dia serão reembolsadas pela FCT mais as multas não reembolsadas. E, mais uma vez, só receberás eventualmente alguma (pouca) coisa dentro de vários anos quando te reformares. Se ainda existirem reformas (muita gente duvida).
Se mesmo assim tens interesse penso que deves contactar a FCT a perguntar se ainda é possível fazer o SSV retroactivamente.

Boa sorte.
cornelius_b Escreveu:
quinta jul 02, 2020 10:32 am
Caros
este fórum foi recomendado por um amigo. É um pouco difícil para estrangeiros encontrar informação sobre o assunto – espero que me possam ajudar (e compreender o meu português).

Estava a receber uma bolsa da FCT para o meu doutoramento na ULisboa enquanto vivia e estava registado em Lisboa. A bolsa terminou em fevereiro e entreguei a minha tese logo depois. Ouvi falar da opção de aderir ao SSV no início dos meus estudos mas porque sou estrangeiro (e não percebia muito português no início) e tinha um emprego prometido para depois do doutoramento fora de Portugal não me preocupava tanto com a segurança social (que arrogancia). No entanto, a minha situação mudou para o pior: a oferta de emprego foi cancelado, estou sem bolsa há algum tempo e as minhas poupanças estão a acabar.
Como não tenho um lugar para ficar e não estou registado no meu país há mais de 4 anos, não é realmente uma opção para voltar no momento. Diante dessa situacao, talvez alguém possa me ajudar esclarecer os seguintes dúvidas:

a)Sou elegível para o SSV pago pela FCT sendo um estrangeiro (UE) viver e estar registado em Lisboa?

b)O SSV pode ser pago retroactivamente? Se eu apresentasse à FCT todas as contribuições para o SSV dos últimos anos, eles têm que reembolsar-me?

c) Pelo que entendi desse fórum, isto seria ligada a uma multa (uma vez que ainda não paguei) – quanto terei de pagar? Vale a pena?

Muito obrigado.

pedrom
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: sexta jan 10, 2014 5:07 pm
University/ Institute: Barcelona

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por pedrom »

Boa tarde.

Tenho uma dúvida: estou prestes a defender a tese e portanto a concluir a minha bolsa de doutoramento. Como devo proceder em relação ao SSV? Devo pedir cessação? Ou seja, se simplesmente cancelar o débito direto, continuar-me-á a ser cobrado o SSV após o término da bolsa?

Muito obrigado.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca »

pedrom Escreveu:
segunda set 07, 2020 1:14 pm
Boa tarde.

Tenho uma dúvida: estou prestes a defender a tese e portanto a concluir a minha bolsa de doutoramento. Como devo proceder em relação ao SSV? Devo pedir cessação? Ou seja, se simplesmente cancelar o débito direto, continuar-me-á a ser cobrado o SSV após o término da bolsa?

Muito obrigado.
Olá.
Tens de cancelar o SSV na Segurança Social a partir do fim da bolsa, caso contrário ficarás em dívida para com a Segurança Social. Ou seja, não basta cancelar o Débito Directo.
Podes ou enviar um fax ou email se conseguires encontrar (a que provavelmente não darão resposta e convirá ires vendo se foi cancelado) ou se não confiares nisso ir lá pessoalmente, para não ter de ficar horas na fila podes pedir o formulário e preencher e deixar lá no segurança como documentos para entrega (não sei a designação exacta), onde te fornecerao um envelope próprio e te darão um recibo, foi a solução de meio termo que fiz para mim.
Boa sorte.

CristinaX
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: terça jan 26, 2021 11:35 am
University/ Institute: Porto

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por CristinaX »

Bom dia,

Gostaria que me esclarecessem uma dúvida, pois estou a tentar ligar para a segurança social mas ninguém me atende e por e-mail ninguém me responde. Por isso estou sem saber o que fazer (da FCT não me souberam também responder).
Eu sou bolseira de Pós-Doc da FCT e estou inscrita no seguro social voluntário (SSV), pagando mensalmente o valor de 129.89€. Neste momento vou assinar um contrato de trabalho em funções públicas, a termo resolutivo certo, em regime de tempo parcial, com duração de 6 meses, com uma faculdade pública, em que me vão descontar perto de 36.7€ por mês de seguro social.
Gostaria de perguntar, se posso acumular o SSV com o seguro social que me vão descontar? Isto porque este seguro tem de ser feito (é obrigatório), mas é muito mais baixo que o SSV (em que a FCT me paga).
Como devo proceder de forma correta?
Fico a aguardar se me conseguirem esclarecer.
Desde já o meu obrigada.
Cristina

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca »

Olá.
A minha sensação é que possivelmente terás de cancelar o SSV enquanto durar esse contrato uma vez que, segundo o Guia da Segurança Social ( http://www.seg-social.pt/documents/1015 ... 4c6304da85 ):
"Quem pode inscrever-se/enquadrar-se no Seguro Social Voluntário?
(...)
Bolseiros de investigação integrados em projetos de investigação científica que não se encontrem enquadrados noutro regime de proteção social obrigatório. "

Nota que possivelmente te descontam esse valor do ordenado mas a instituição pagará mais aproximadamente o dobro pelo que deve rondar ela por ela.

Boa sorte.

Responder