Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca »

mar_21 Escreveu:Uma questão para quem conseguir esclarecer:
A "declaração que refira que somos bolseiro de investigação" é enviada automaticamente pela FCT juntamente com o contrato ou temos de pedi-la?
Olá.
No meu tempo do início de BPD (2011) era enviada quando a FCT devolvia uma das vias do contrato assinado automaticamente. Nota que salvo erro era apenas a declaração em como eras bolseira/o da FCT durante 12 meses, não era nada a referir especificamente ser para o SSV.
Se já te devolveram o contrato assinado pela FCT e não enviaram essa declaração, então penso que terás de pedir à FCT.

Boa sorte.

ssneves
Sócios
Sócios
Mensagens: 327
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por ssneves »

Olá a todos,

Deixo aqui esta mensagem para informar que actualizei vários "links" na mensagem inicial que publiquei neste tópico.

Seguro Social Voluntário (SSV) - informação
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=5602

As informações que dei nessa altura (2013) sobre o Seguro Social Voluntário, nomeadamente sobre a inscrição e recomendações gerais, continuam a ser quase todas relevantes.

O problema da exigência de uma declaração emitida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) a bolseiros de investigação de outras instituições deixou entretanto de existir (graças ao trabalho da ABIC), pois, após muitas queixas, a Segurança Social corrigiu as instruções (erradas) que tinha dado aos seus funcionários e que estavam também no seu Guia Prático do SSV. Este guia agora já refere, explicitamente, que aceita as declarações emitidas por outras instituições para efeitos de inscrição no SSV (ver pág. 7 do Guia Prático do SSV - versão de Jan. 2018).

Guia Prático do Seguro Social Voluntário - Segurança Social
http://www.seg-social.pt/documents/1015 ... 4c6304da85

No entanto, o texto do Guia do SSV continua a ter um erro no seguinte parágrafo:

"Nos casos em que a Fundação para a Ciência e Tecnologia, não é a entidade financiadora ou de acolhimento, a prova de atividade dos bolseiros de investigação é feita por declaração comprovativa do estatuto de bolseiro, emitida pela entidade financiadora e de acolhimento, desde que tenha havido aprovação do respetivo Regulamento de Bolsas pela Faculdade de Ciência e Tecnologia, e consequentemente tenha havido notificação da entidade financiadora, indicando que nela fica delegada a competência para emitir todos os documentos comprovativos do Estatuto do Bolseiro".

Onde aparece "Faculdade de Ciência e Tecnologia" deveria dizer "Fundação para a Ciência e Tecnologia", pois é esta Fundação que pode aprovar o Regulamento de Bolsas de outras instituições.
Ver, por favor, o Artigo 7 do Estatuto do Bolseiro de Investigação (Decreto-Lei n.º 202/2012):
https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/E ... ca2013.pdf

Cumprimentos,
Susana

-------------------
Susana Neves

mar_21
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: sábado nov 11, 2017 12:49 am
University/ Institute: Univ. Coimbra

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por mar_21 »

@spca

Obrigada pela resposta.
Por acaso deixei a semana passada na minha SS o pedido e os documentos. Entreguei a declaração do contrato da FCT e aceitaram... Por isso. Só espero que não venha para trás. Isto ainda demora certo?

Já agora, eu não inseri nenhuma data no formulário para inicio da SSV. Como tinha duvidas de qual deveria colocar, queria preenche-lo na própria da SS, mas lá perguntaram-me se no contrato tinha a data, eu disse que sim, e disseram-me "então pronto" ou seja, foi assinado por mim, mas sem qualquer data de inicio. É normal? Espero que sim.

brunoalmeida
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: segunda set 04, 2017 10:18 pm
University/ Institute: Universidade do Minho / ICVS

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por brunoalmeida »

Alguém reparou que o valor de SSV de 2018 subiu? Já alertei a FCT pois continuaram a transferir o montante correspondente ao SSV de 2017.

mar_21
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: sábado nov 11, 2017 12:49 am
University/ Institute: Univ. Coimbra

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por mar_21 »

Sim, reparei @brunoalmeida

Já obtiveste alguma resposta por parte da FCT? Eles não sabia que os valores tinham sido atualizados?

de_fOrmA
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: terça fev 16, 2016 11:58 pm
University/ Institute: FAUL - Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por de_fOrmA »

Olá,

Alguém pode me dizer de quanto é o valor vigente para pagar a contribuição de Janeiro de 2018?
Eu tenho BI com remuneração de licenciado, e até Dezembro a contribuição mensal era de € 124,71 por mês.
O site da Segurança Social não explica nada.

Obrigado.

mar_21
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: sábado nov 11, 2017 12:49 am
University/ Institute: Univ. Coimbra

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por mar_21 »

@de_fOrmA em 2018 passei a pagar 126,95€

Já agora aproveito e coloco uma questão.
O que acontece se não pagarmos o SSV atempadamente (ou seja, até dia 20 de cada mês)? Pagamos alguma multa?

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca »

mar_21 Escreveu:@de_fOrmA em 2018 passei a pagar 126,95€

Já agora aproveito e coloco uma questão.
O que acontece se não pagarmos o SSV atempadamente (ou seja, até dia 20 de cada mês)? Pagamos alguma multa?
Olá.
Em teoria terás de pagar juros de mora pelos dias de atraso.
Se pagares com um meio electrónico (ex. Multibanco, banca online) e sem muito atraso, talvez tenhas sorte e passe despercebido e não tenhas de pagar juros.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca »

Olá.
Deixo um email que hoje recebi da Segurança Social:
Assunto: Alteração aos pagamentos por Multibanco
Caro/a senhor/a,

A partir do próximo dia 5 de março, o pagamento das contribuições à Segurança Social através da rede Multibanco apresentará algumas alterações:
  • Para efetuar o pagamento de contribuições deixará de ser necessário indicar o número de dias de trabalho .
  • Para o pagamento de contribuições em atraso, será apresentado o valor dos respetivos juros de mora .
Em alternativa, poderá consultar os valores devidos e pagar usando o Documento de Pagamento, disponível na Segurança Social Direta, em http://www.seg-social.pt > Conta corrente > Posição Atual > Valores a pagar > Contribuições Correntes > Emitir Documento de Pagamento.

Com os nossos cumprimentos,

O Instituto da Segurança Social, I.P.

in9a
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 42
Registado: sexta abr 21, 2017 7:27 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por in9a »

spca Escreveu:Olá.
Deixo um email que hoje recebi da Segurança Social:
Assunto: Alteração aos pagamentos por Multibanco
Caro/a senhor/a,

A partir do próximo dia 5 de março, o pagamento das contribuições à Segurança Social através da rede Multibanco apresentará algumas alterações:
  • Para efetuar o pagamento de contribuições deixará de ser necessário indicar o número de dias de trabalho .
  • Para o pagamento de contribuições em atraso, será apresentado o valor dos respetivos juros de mora .
Em alternativa, poderá consultar os valores devidos e pagar usando o Documento de Pagamento, disponível na Segurança Social Direta, em http://www.seg-social.pt > Conta corrente > Posição Atual > Valores a pagar > Contribuições Correntes > Emitir Documento de Pagamento.

Com os nossos cumprimentos,

O Instituto da Segurança Social, I.P.
Obgd pelas vossas atualizações!!
Fiquei com uma dúvida. No guia prático da segurança social: http://www.seg-social.pt/documents/1015 ... 4c6304da85
na página 10, pode-se ler "Nota: No caso dos bolseiros de investigação com bolsas com duração igual ou superior a seis meses, o enquadramento no regime do seguro social voluntário reporta-se à data de início da bolsa, desde que o requerimento seja efetuado no período mínimo de duração da mesma. "
Será que isto significa que já não temos juros de mora devido aos atrasos dos pagamentos da FCT ou o que querem dizer com isto? :? Acho ridículo não termos proteção social digna como acontece com outros doutorandos em todo o mundo e se ainda por cima temos de pagar juros de mora que são devidos aos atrasos da própria instituição financiadora é surreal.

Boa semana para todos!

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca »

in9a Escreveu:
Obgd pelas vossas atualizações!!
Fiquei com uma dúvida. No guia prático da segurança social: http://www.seg-social.pt/documents/1015 ... 4c6304da85
na página 10, pode-se ler "Nota: No caso dos bolseiros de investigação com bolsas com duração igual ou superior a seis meses, o enquadramento no regime do seguro social voluntário reporta-se à data de início da bolsa, desde que o requerimento seja efetuado no período mínimo de duração da mesma. "
Será que isto significa que já não temos juros de mora devido aos atrasos dos pagamentos da FCT ou o que querem dizer com isto? :? Acho ridículo não termos proteção social digna como acontece com outros doutorandos em todo o mundo e se ainda por cima temos de pagar juros de mora que são devidos aos atrasos da própria instituição financiadora é surreal.

Boa semana para todos!
Olá.
Eu acho que não dizem nada relativamente a isto (regras de pagamento de juros de mora ou a sua mudança), só que o sistema os irá cobrar caso existam.
Uma vez que normalmente só tens o processo terminado após vários meses depois do início da bolsa, antes se pagasses tudo por multibanco ou banca online logo que recebesses a carta da Segurança Social a comunicar o início do SSV, não tinhas normalmente de pagar juros. Agora, como o sistema calcula automaticamente os juros, creio, já não sei como virá a ser.
Boa sorte.

mar_21
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: sábado nov 11, 2017 12:49 am
University/ Institute: Univ. Coimbra

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por mar_21 »

Existe algum problema ao pagar por multibanco? O talão que sai da caixa de multibanco é suficiente para enviar para a FCT? O talão tem de ter alguma informação especifica?
Obrigada!

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca »

mar_21 Escreveu:Existe algum problema ao pagar por multibanco? O talão que sai da caixa de multibanco é suficiente para enviar para a FCT? O talão tem de ter alguma informação especifica?
Obrigada!
Em princípio não haverá problemas com a FCT. A 5 de Março os talões multibanco mudaram reflectindo o email que transcrevi, e deixaram de ter o espaço para colocar nome, morada e NIF que antes tinham. Mas à partida o Multibanco sempre foi o comprovativo de pagamento "standard".
Se a tua bolsa é directamente da FCT em princípio podes também mandar comprovativos impressos a partir do banco online. Se não, aí informa-te junto do organismo que gere por ex. o projecto onde estás inserida sobre como deves fazer.
Boa sorte.

PaolaZambrano
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quarta mar 21, 2018 8:19 am
University/ Institute: UOC

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por PaolaZambrano »

Navegando pela Internet, encontrei o novo site da Jdimmigration no Brasil, eles são advogados especializados em imigração, vistos e autorizações de trabalho, tudo o que você quer saber sobre questões legais relacionadas aos diferentes tipos de permissões que você pode pedir e eles irão atendê-lo de uma maneira muito amigável e profissional

mar_21
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: sábado nov 11, 2017 12:49 am
University/ Institute: Univ. Coimbra

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por mar_21 »

A minha inscrição no SSV correu toda bem, muito graças às dicas que encontrei e que me foram dando aqui no forúm. Muito obrigada! :wink:

Isa_Teixeira
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça jan 31, 2017 11:17 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por Isa_Teixeira »

Boa tarde,

Sou bolseira de doutoramento da FCT e inicio em Fevereiro de 2019 o 3º ano de bolsa. Nos 2 anos anteriores não aderi a esse regime. Sendo um regime voluntário, posso fazer a inscrição no SSV só a partir do 3º ano, pagando apenas as prestações relativas a esse ano, certo? Para evitar juros de mora devo, por exemplo, inscrever na Segurança Social em Dezembro e pedir o enquadramento da bolsa para Fevereiro?

Obrigada!

rpcruz
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: segunda mar 05, 2018 1:52 pm
University/ Institute: INESC TEC

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por rpcruz »

Olá Isa,
Sim, podes escolher o mês pelo qual começas.
Marca consulta na segurança social. Leva o contrato, o formulário e cópia do BI. É simples. Depois eles explicam o resto.

nunomdmarques
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sexta jun 21, 2019 3:35 pm
University/ Institute: Uminho

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por nunomdmarques »

rpcruz Escreveu:Olá Isa,
Sim, podes escolher o mês pelo qual começas.
Marca consulta na segurança social. Leva o contrato, o formulário e cópia do BI. É simples. Depois eles explicam o resto.
Bom dia, encontro-me numa situação parecida. Este ano vou ficar sem acesso à ADSE e isso ocorre no fim do mês de Agosto. Estando no 3º ano de doutoramento com bolsa de FCT, posso pedir para começar o SSV neste ano em Setembro, ou só posso iniciar quando há um novo contrato e pedir o comprovativo para SSV nessa altura??

Obrigado.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por spca »

nunomdmarques Escreveu:Bom dia, encontro-me numa situação parecida. Este ano vou ficar sem acesso à ADSE e isso ocorre no fim do mês de Agosto. Estando no 3º ano de doutoramento com bolsa de FCT, posso pedir para começar o SSV neste ano em Setembro, ou só posso iniciar quando há um novo contrato e pedir o comprovativo para SSV nessa altura??

Obrigado.
Olá.
Penso que podes pedir em qualquer altura, desde que não estejas abrangido por outro sistema de segurança social.
Se calhar vale a pena pedires um agendamento à Segurança Social e ires tratando das coisas, ex. atestado médico.
Boa sorte.

Tomás Cabral
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quinta ago 01, 2019 10:35 am
University/ Institute: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por Tomás Cabral »

Bom dia,

Aproveito só para acrescentar que a declaração da instituição com a qual assinei contrato de bolsa não foi suficiente, tendo-me também sido pedido fotocópia do contrato.

Cumprimentos,
Tomás

Responder