Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Tomás Cabral
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta ago 01, 2019 9:35 am
University/ Institute: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Re: Seguro Social Voluntário (SSV) - informação

Mensagem por Tomás Cabral » quinta ago 01, 2019 9:41 am

Bom dia,

Aproveito só para acrescentar que a declaração da instituição com a qual assinei contrato de bolsa não foi suficiente, tendo-me também sido pedido fotocópia do contrato.

Cumprimentos,
Tomás

joana1234
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo jan 15, 2017 3:35 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por joana1234 » domingo out 13, 2019 2:28 pm

spca Escreveu:
quinta mar 08, 2018 4:13 pm
mar_21 Escreveu:Existe algum problema ao pagar por multibanco? O talão que sai da caixa de multibanco é suficiente para enviar para a FCT? O talão tem de ter alguma informação especifica?
Obrigada!
Em princípio não haverá problemas com a FCT. A 5 de Março os talões multibanco mudaram reflectindo o email que transcrevi, e deixaram de ter o espaço para colocar nome, morada e NIF que antes tinham. Mas à partida o Multibanco sempre foi o comprovativo de pagamento "standard".
Se a tua bolsa é directamente da FCT em princípio podes também mandar comprovativos impressos a partir do banco online. Se não, aí informa-te junto do organismo que gere por ex. o projecto onde estás inserida sobre como deves fazer.
Boa sorte.
Boa tarde.
Alguém sabe se o documento tirado a partir do segurança social direta com o extrato de valores de conta corrente de contribuições serve de comprovativo?

Obrigada.

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 10:06 am

Mensagem por spca » terça out 15, 2019 5:39 pm

joana1234 Escreveu:
domingo out 13, 2019 2:28 pm
(...)
Boa tarde.
Alguém sabe se o documento tirado a partir do segurança social direta com o extrato de valores de conta corrente de contribuições serve de comprovativo?

Obrigada.
Olá.
Eu acredito que possivelmente até possam aceitar mas dependa da "boa vontade" de quem te analisar o processo. Assim penso que se for possível, o melhor é enviar cópia dos recibos ou do comprovativo de pagamento por banca online. Se não tens os recibos então tenta o extrato de valores da tua conta corrente, e/ou o teu extracto bancário se a informação for suficientemente explícita, para tentar comprovar o pagamento e pedir o reembolso.
Boa sorte.

SRODRIGUES
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta dez 06, 2013 5:31 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por SRODRIGUES » terça jan 28, 2020 9:46 am

Olá!
Enviei os meus comprovativos de pagamento do SSV para a FCT (Bolsa FCT). No entanto a resposta que recebi dizia que deveria enviar nova prova "uma vez que os comprovativos não mencionam o regime contributivo nem o mês correspondente das contribuições".

Faço o pagamento através do homebanking, na secção de pagamentos diretos à SS. De facto verifiquei que no comprovativo da operação não aparece nem o regime contributivo nem o mês da contribuição, tem 'apenas', p.ex: o valor do pagamento (128,98); o ano de ref. (2019); descrição do movimento (PAG SEG SOCIAL); e a data do movimento.
No site da SS Direta a única coisa que consigo encontrar é o extrato da conta corrente, sendo que lá também não tem as informações que me pedem como "prova". Portanto não sei se será prova suficiente (joana1234, enviaste/tiveste resposta?)

Gostava de saber se alguém já esteve, ou conhece alguém com esta 'situação', se/como resolveu? Ou alguma informação útil que me possa guiar nestes meandros que são as dúvidas da FCT :roll:

Obrigada!
Sara

angelagoncalves
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jan 28, 2020 12:28 pm
University/ Institute: Universidade da Beira Interior

Mensagem por angelagoncalves » terça jan 28, 2020 12:39 pm

Bom dia a todos,

Algum de vocês aqui teve bolsa com SSV iniciando depois outra bolsa e mantendo o SSV??

Explico o meu caso.
Iniciei bolsa (BI mestre) em junho de 2018 e esta terminou a 12 de Dezembro de 2019. Estive inscrita desde o ínicio no SSV. Dia 13 de Dezembro de 2019 comecei nova bolsa.
Liguei para a segurança social e disseram-me que bastaria enviar para a SS cópia do contrato de nova bolsa, e continuar a pagar como até então o SSV. Liguei num outro dia para falar com outra pessoa e confirmar - confirmou. Não contente e sabendo como a SS funciona, enviei um e-mail e esperei pela resposta - que confirmou que apenas necessitava de enviar cópia do contrato de bolsa e podia faze-lo na SSdireta (através dos documentos de prova). Foi o que fiz. passado cerca de 20 dias recebo e-mail da SS onde me dizem que tenho que fazer novo requerimento de SSV e que o que tenho agora tem que ser cessado.

Muni-me das informações dadas por e-mail, e referi também pontos do guia do SSV, em como não tenho que cessar SSV.
O guia prático deles diz o seguinte:
"Cessação do enquadramento
O enquadramento cessa:
▪ A pedido do interessado através de requerimento;
▪ Quando passar a estar abrangido por um regime obrigatório de proteção social;
▪ Quando não pagar as contribuições durante mais de um ano"

Logo, analisando isto, não tenho que cessar o SSV e passar novamente pelo processo burocrático... Pelo menos é o que me parece..
Mais alguém nesta situação?
Porque é que os funcionários da SS dão sempre informações contraditórias?

spca

Mensagem por spca » terça jan 28, 2020 12:41 pm

SRODRIGUES Escreveu:
terça jan 28, 2020 9:46 am
Olá!
Enviei os meus comprovativos de pagamento do SSV para a FCT (Bolsa FCT). No entanto a resposta que recebi dizia que deveria enviar nova prova "uma vez que os comprovativos não mencionam o regime contributivo nem o mês correspondente das contribuições".

Faço o pagamento através do homebanking, na secção de pagamentos diretos à SS. De facto verifiquei que no comprovativo da operação não aparece nem o regime contributivo nem o mês da contribuição, tem 'apenas', p.ex: o valor do pagamento (128,98); o ano de ref. (2019); descrição do movimento (PAG SEG SOCIAL); e a data do movimento.
No site da SS Direta a única coisa que consigo encontrar é o extrato da conta corrente, sendo que lá também não tem as informações que me pedem como "prova". Portanto não sei se será prova suficiente (joana1234, enviaste/tiveste resposta?)

Gostava de saber se alguém já esteve, ou conhece alguém com esta 'situação', se/como resolveu? Ou alguma informação útil que me possa guiar nestes meandros que são as dúvidas da FCT :roll:

Obrigada!
Sara
Olá.
Tentaste submeter a tua conta corrente da Segurança Social à FCT como comprovativo de que esses meses estão pagos? Para além desses recibos?
Uma vez que tens a data do pagamento nesses recibos não sei se será possível cruzares essas datas com entradas de pagamentos na tua conta corrente da Seg Social? E depois que esses meses estão dados como pagos? E dizeres isso, tintim por tintim, numa mensagem à FCT? Por ex. no dia X foi feito o pagamento Y conforme o comprovativo, e pode verificar na Conta Corrente que deu entrada esse valor?
E uns dias depois deve aparecer na conta corrente que esse mês está pago?

E daqui para a frente, se esse recibo bancário é tão impreciso, se calhar mais vale pagares por Multibanco?

Boa sorte.

angelagoncalves
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jan 28, 2020 12:28 pm
University/ Institute: Universidade da Beira Interior

Mensagem por angelagoncalves » terça jan 28, 2020 1:46 pm

spca Escreveu:
terça jan 28, 2020 12:41 pm
SRODRIGUES Escreveu:
terça jan 28, 2020 9:46 am
Olá!

Obrigada!
Sara
Olá.
Tentaste submeter a tua conta corrente da Segurança Social à FCT como comprovativo de que esses meses estão pagos? Para além desses recibos?
Uma vez que tens a data do pagamento nesses recibos não sei se será possível cruzares essas datas com entradas de pagamentos na tua conta corrente da Seg Social? E depois que esses meses estão dados como pagos? E dizeres isso, tintim por tintim, numa mensagem à FCT? Por ex. no dia X foi feito o pagamento Y conforme o comprovativo, e pode verificar na Conta Corrente que deu entrada esse valor?
E uns dias depois deve aparecer na conta corrente que esse mês está pago?

E daqui para a frente, se esse recibo bancário é tão impreciso, se calhar mais vale pagares por Multibanco?

Boa sorte.

Eu não sou bolseira FCT. Sou bolseira de projeto da UBI. O que eu faço é enviar mensalmente tanto o comprovativo do homebanking como o documento gerado na SSdireta. Em vez de fazer pagamentos ao estado faço o pagamento por entidade ref e montante. Envio esses 2 documentos e nunca tive qualquer problema.

spca

Mensagem por spca » terça jan 28, 2020 2:03 pm

angelagoncalves Escreveu:
terça jan 28, 2020 1:46 pm
(...)
Eu não sou bolseira FCT. Sou bolseira de projeto da UBI. O que eu faço é enviar mensalmente tanto o comprovativo do homebanking como o documento gerado na SSdireta. Em vez de fazer pagamentos ao estado faço o pagamento por entidade ref e montante. Envio esses 2 documentos e nunca tive qualquer problema.
Se calhar pode ser uma questão de excesso de zelo do funcionário que te "calhou" a ver os papéis nesse mês. Por exemplo por inexperiência ou de facto por excesso de rigidez dessa pessoa... Se calhar se enviares de novo com um comentário / justificação "calha-te" um funcionário diferente e apenas por essa razão a coisa fica desbloqueada.
Não sei se podes ir à secção onde fazem a gestão dos projectos e por exemplo, perguntar o que está em falta, pode ser que baste para desbloquear, ou se eles mudaram alguma política ficas a perceber melhor o que precisas mudar?
Quando fui bolseiro de projecto a minha instituição pedia que enviássemos recibos de multibanco creio que precisamente por causa dessas imprecisões de alguns recibos de homebanking. Já a FCT nunca me levantou problemas com os recibos de homebanking (o meu banco é CGD).
Boa sorte para a rápida resolução da questão.

SRODRIGUES
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por SRODRIGUES » quinta jan 30, 2020 11:59 am

Olá!
Obrigada pelas vossas respostas.
Já enviei o extrato de conta corrente da SS, estou a aguardar resposta para ver se é o suficiente.

Por curiosidade, nos talões de pagamento por multibanco consta a clara informação do regime contributivo e do mês a que se refere a contribuição? Já agora, quem tem o debito direto ativo, os comprovativos são os do homebanking ou têm outros?

Sara

spca

Mensagem por spca » quinta jan 30, 2020 1:05 pm

SRODRIGUES Escreveu:
quinta jan 30, 2020 11:59 am
Olá!
Já enviei o extrato de conta corrente da SS, estou a aguardar resposta para ver se é o suficiente.

Por curiosidade, nos talões de pagamento por multibanco consta a clara informação do regime contributivo e do mês a que se refere a contribuição? Já agora, quem tem o debito direto ativo, os comprovativos são os do homebanking ou têm outros?

Sara
Olá.
Do meu último recibo de multibanco do SSV, pago em Julho de 2018 (não sei se pode entretanto ter mudado), consta, para além de outros dados do estilo número de conta, NIF do banco, etc:
Recibo [nº]
Pagamento à segurança social
Seguro Social Voluntário
NISS:
NISS da entidade empregadora: [que no meu caso vinha 000 000 000 00, não sei se é sempre assim ou muda conforma a instituição de acolhimento]
Ano/mês de referência:
Nº de dias [normalmente 30]
Contribuição paga:
Juros [de mora] pagos:
Total pago

SRODRIGUES
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por SRODRIGUES » quinta jan 30, 2020 1:43 pm

spca Escreveu:
quinta jan 30, 2020 1:05 pm
SRODRIGUES Escreveu:
quinta jan 30, 2020 11:59 am
Olá!

Sara
Olá.
Do meu último recibo de multibanco do SSV, pago em Julho de 2018 (não sei se pode entretanto ter mudado), consta, para além de outros dados do estilo número de conta, NIF do banco, etc:
Recibo [nº]
Pagamento à segurança social
Seguro Social Voluntário
NISS:
NISS da entidade empregadora: [que no meu caso vinha 000 000 000 00, não sei se é sempre assim ou muda conforma a instituição de acolhimento]
Ano/mês de referência:
Nº de dias [normalmente 30]
Contribuição paga:
Juros [de mora] pagos:
Total pago
Olá spca.
Obrigada pela resposta. Realmente a informaçao é bem mais completa que a que o homebanking apresenta.

manuelpereira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça fev 04, 2020 9:01 pm
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Mensagem por manuelpereira » terça fev 04, 2020 9:08 pm

Boa tarde

Esta semana recebi email da FCT a pedir os documentos para renovação da bolsa, sendo um deles o pedidod da contribuições para o SSV. Decidi ir a minha conta da SS para ver o estado do SSV (o qual pensava não ter ativado e nem me lembro de receber alguma carta por parte da SS) e vi que tenho em dívida cerca de 1500 EUR correspondentes a um ano de bolsa. Vi no site da segurança social que posso pagar a divida em prestações e irei dirigir-me o mais rápido possível a SS para tratar disto. Gostaria de saber se a falta deste pagamento pode limitar a renovação da minha bolsa, ou se acham que indicando isto não haverá problema (já agora sabem indicar quem posso contactar da parte da FCT para saber o melhor procedimento a seguir?).

Muito obrigado,
Manuel

Responder