Questão pré-candidatura a BD 2013

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por spca »

Pessoal, creio que é óbvio que quando as candidaturas abrirem hão de dar um tempo razoável para concorrer. Não vale a pena entrarem em desespero (bem sei que é fácil falar, mas é mesmo assim).
Infelizmente há já alguns anos que está visto que a FCT não depende apenas de si própria. Provavelmente estão a aguardar autorizações do Min Finanças para poderem abrir os concursos, como tem acontecido nos últimos anos.

Boa sorte para uma rápida abertura do concurso.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por spca »

RTTR Escreveu:(...)
Outra questão, as limitações de orientandos e as respetivas avaliações baixas para orientadores com + de 5 orientandos já entraram em funcionamento noutros anos ou apenas neste? É que eu, para juntar à festa, nem sequer estou a conseguir orientador, supostamente por causa deste problema... Pelo 2º ano consecutivo!!! No ano passado, assinaram a minha candidatura 1hora antes do fecho do concurso, só para não ficar impossibilitada de apresentar candidatura. Mas volto a ter o mm problema este ano, não aceitam orientar a minha tese pq já todos os professores que me interessam têm imensos orientandos... Mais uma vez, fico sem apoio para a realização da candidatura. Acho q apesar de compreender esta norma das limitações, na prática nem sempre beneficia os orientandos.
Cumprimentos
Olá.

Esta regra da limitação de orientandos apenas entrou em vigor no concurso de 2012. Só quando sair o Guião de Avaliação deste ano se saberá se também se aplicará em 2013.

Boa sorte.

RTTR
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: segunda nov 12, 2012 2:44 pm
University/ Institute: U. Coimbra

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por RTTR »

Obrigada!

emekapa
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 87
Registado: sexta set 16, 2011 10:20 am
University/ Institute: INESC UTAD

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por emekapa »

Boa Tarde gente,

Venho aqui postar o que foi divulgado no site da ABIC para o caso do pessoal vir diretamente ao forum e nao ver o site:

-O número de bolsas individuais de doutoramento e pós doutoramento, com calendário de abertura previsto para o mês de junho e prometido já para a próxima semana, será reduzido a menos de 50% em relação ao ano passado. Destas, cerca de 30% serão atribuídas e seleccionadas pelos programas doutorais aceites para financiamento, calendarizados para Novembro de 2013

D_Little_B
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 189
Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
University/ Institute: FCUL
Localização: Lisboa

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por D_Little_B »

J

D_Little_B
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 189
Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
University/ Institute: FCUL
Localização: Lisboa

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por D_Little_B »

Nota prévia da reunião da ABIC com a presidência da FCT:

http://www.abic-online.org/index.php/co ... cia-da-fct
O número de bolsas individuais de doutoramento e pós doutoramento, com calendário de abertura previsto para o mês de junho e prometido já para a próxima semana, será reduzido a menos de 50% em relação ao ano passado. Destas, cerca de 30% serão atribuídas e seleccionadas pelos programas doutorais aceites para financiamento, calendarizados para Novembro de 2013.
J

cmf1
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 30
Registado: quarta mar 13, 2013 1:52 pm
University/ Institute: ICS

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por cmf1 »

Bom, acho melhor esquecer doutoramentos em Portugal a médio prazo, pelo menos em ciências sociais. De facto, os bolseiros vão tendencialmente deixar de existir, não porque este estatuto injusto seja alterado, mas porque as bolsas vão praticamente deixar de serem atribuídas. Um dia alguém contará a nossa história.

DuarteAlbuquerque
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 143
Registado: terça mar 24, 2009 1:32 pm
University/ Institute: IST

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por DuarteAlbuquerque »

Saudações a todos os futuros e actuais bolseiros,

Tenho uma dúvida o que quer dizer estes 30% que são atribuídos pelos programas doutorais? É um concurso a parte para estes bolseiros?

"Destas, cerca de 30% serão atribuídas e seleccionadas pelos programas doutorais aceites para financiamento, calendarizados para Novembro de 2013."

Cumprimentos,

Duarte Albuquerque
Última edição por DuarteAlbuquerque em quinta jun 27, 2013 12:42 am, editado 1 vez no total.

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 203
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por mikex »

Quer dizer que tu em vez de fazeres uma candidatura para um doutoramento individual (arranjar orientador, fazer programa de trabalhos, etc.), candidatas-te a um programa de doutoramento e depois esse programa tem verbas para um X número de bolsas.

É assim que funcionam as bolsas para os programas doutorais do MIT Portugal, p.e. - embora neste caso quem não tenha bolsa depois possa concorrer a uma bolsa individual na mesma.

eze83
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 87
Registado: quinta mai 02, 2013 5:30 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por eze83 »

Boas,

Alguém conseguiu falar com a FCT sobre a abertura do concurso de bolsas individuais de doutoramento e pós-doutoramento que deveria ocorrido durante o mês de Junho?
Tento ligar para a Loja do Cientista mas não atendem.

Isto é lamentável...nem uma data conseguem acertar.


Obrigado,

Ezequiel

hjssp
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 65
Registado: quarta jun 06, 2012 3:22 pm
University/ Institute: Nenhum

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por hjssp »

eze83 Escreveu:Boas,

Alguém conseguiu falar com a FCT sobre a abertura do concurso de bolsas individuais de doutoramento e pós-doutoramento que deveria ocorrido durante o mês de Junho?
Tento ligar para a Loja do Cientista mas não atendem.

Isto é lamentável...nem uma data conseguem acertar.


Obrigado,

Ezequiel
Mas tu queres uma data para quê? A FCT já tinha dito a muitos bolseiros que os resultados do recurso e o novo concurso sairiam em Junho. À ABIC disse a mesma coisa: recurso e novo concurso em Junho. E depois foi a pouca vergonha que se viu. Estamos em Julho e nada. Mesmo que consigas ligação à Loja do Cientista, eles vão dar-te uma data qualquer à sorte para te calar, mas depois essa data chega e nem concurso nem recurso. A única solução é esperar: esperar por novidades e esperar que a FCT ganhe vergonha na cara. Depois há também que ter em conta que mais cortes serão feitos na investigação e - como toda a gente sabe - quanto mais cortes se fizerem, mais a cunha se impõe como critério de selecção.

Santos135
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quarta jul 03, 2013 12:27 pm
University/ Institute: UTL

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por Santos135 »

Dear Ezequiel,


I have spoken to FCT on the phone a few days ago, as I am also awaiting results from the 'appeal' phase from last year, I also enquired about this. However, and even though I myself am annoyed with the situation, the people answering the phones genuinely do not know anything and are very sympathetic to our 'situation'. Last year I did not get the green card for the scholarship by 0.1 in the overall score, so I await these results anxiously.

Furthermore, it is worth noting, and through a speculative perspective only, that I am fairly certain that the events in the Portuguese Government is affecting the decisions and dissemination of the results. Although it is important to have an overall positive outlook on things, I think that we should start investing in other opportunities as things are becoming continually more difficult here in Portugal.

Good luck to all,

Santos

eze83
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 87
Registado: quinta mai 02, 2013 5:30 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por eze83 »

Santos, certamente os acontecimentos de ontem vieram prejudicar a situação. O meu (possível) orientador já tinha dito anteriormente que acreditava que a FCT estava presa por falta de autorização do Ministério das Finanças.
O Brasil tem bolsas que são relativamente fáceis de conseguir (CAPES - R$2200) havendo acordo com um orientador de uma instituição brasileira. Certamente não é um valor muito alto e implica uma mudança de continente, mas pode ser uma hipótese interessante.

hjssp, queria uma data. Acho que não é pedir muito. Ou então que declarem que efectivamente fecham a porta e apagam as luzes.
"(...)quanto mais cortes se fizerem, mais a cunha se impõe como critério de selecção." - Sad but true...

Cpts

Duarte Gonçalves
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 27
Registado: sexta fev 24, 2012 1:08 am
University/ Institute: FCSH/NOVA || ISCTE-IUL

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por Duarte Gonçalves »

Numa resposta enviada hoje à Lusa, a FCT prevê, agora, que o concurso de 2013 "seja lançado durante o mês de julho", sem precisar uma data.
http://www.noticiasaominuto.com/pais/87 ... dbANPnvuSo

Cumprimentos a todos

JCH0041
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: quinta jul 11, 2013 5:35 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por JCH0041 »

já coloquei esta questão no tópico http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 589#p31589 mas penso que aqui será mais indicado, peço desculpa pela redundância.

Olá a todos!
Também estou impacientemente à espera que do resultado dos recursos, mas já preparar a nova candidatura :? não estou à espera de resulte...
E para isso tenho uma dúvida:
Poderiam-me dizer qual a importância dada a planos de BD que se insiram em projectos da FCT aprovados?
O grupo onde estou tem agora um projecto aprovado muito semelhante ao meu plano de BD e estou na dúvida se isso será uma mais valia ou não... gostaria da vossa opinião!
Obrigada!

And may the odds be in our favor! (sorry, cada vez mais vejo os concursos FCT como uma versão do Hunger Games - milhares de candidatos entram na arena, apenas uns poucos escolhidos conseguem continuar a viver da investigação...)

mafonso
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: terça abr 09, 2013 9:38 pm
University/ Institute: UP/USC

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por mafonso »

A propósito das dúvidas dos utilizadores apresentadas neste tópico:

A ABIC tem lutado pela abertura atempada dos concursos de bolsas. Depois de uma reunião com a FCT em que foi prometida a abertura célere das candidaturas, não houve nenhuma ação concreta nesse sentido.
Ver comunicado da ABIC: http://www.abic-online.org/index.php/co ... mento-2013

Perante esta situação, a ABIC lançou um abaixo-assinado, que já conta com mais de 2500 assinaturas ao segundo dia.
Vamos lutar para conseguir as 4000 assinaturas necessárias para que esta nossa luta possa ser levada e discutida na Assembleia da República.

A ABIC apela a todos aqueles que direta ou indiretamente estejam a ser prejudicados por esta situação, que assinem e divulguem a petição disponível em: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi ... E-CONCURSO
Marta Afonso
(Associação dos Bolseiros de Investigação Científica)

precario
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: segunda jul 15, 2013 5:02 pm
University/ Institute: ULisboa

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por precario »

mafonso Escreveu:A propósito das dúvidas dos utilizadores apresentadas neste tópico:

A ABIC tem lutado pela abertura atempada dos concursos de bolsas. Depois de uma reunião com a FCT em que foi prometida a abertura célere das candidaturas, não houve nenhuma ação concreta nesse sentido.
Ver comunicado da ABIC: http://www.abic-online.org/index.php/co ... mento-2013

Perante esta situação, a ABIC lançou um abaixo-assinado, que já conta com mais de 2500 assinaturas ao segundo dia.
Vamos lutar para conseguir as 4000 assinaturas necessárias para que esta nossa luta possa ser levada e discutida na Assembleia da República.

A ABIC apela a todos aqueles que direta ou indiretamente estejam a ser prejudicados por esta situação, que assinem e divulguem a petição disponível em: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi ... E-CONCURSO
Desculpem para ser a pouca vergonha que foi neste último concurso de 2012, falo de pós-doutoramentos, em que houve várias candidaturas de investigadores Ciência que depois desistiram, e cujas bolsas desistentes não foram atribuídas a mais ninguém, vale mais nem abrirem este ano. A selva instalou-se e se não houverem regras bem fixas e regulamentadas, sinceramente nem sequer vale a pena os concursos abrirem. É uma falta de respeito gigante.

isamestre
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quarta jul 24, 2013 5:56 pm
University/ Institute: Universidade do Algarve

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por isamestre »

Boa tarde,

Gostaria de saber se após candidatura e seleção para bolsa de doutoramento há algum período em que possamos decidir se aceitamos ou rejeitamos a bolsa ou se o processo é automático. Sei que existe um período posterior para envio de documentos, a dúvida é se nesse período pode haver lugar a desistências ou não.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por spca »

isamestre Escreveu:Boa tarde,

Gostaria de saber se após candidatura e seleção para bolsa de doutoramento há algum período em que possamos decidir se aceitamos ou rejeitamos a bolsa ou se o processo é automático. Sei que existe um período posterior para envio de documentos, a dúvida é se nesse período pode haver lugar a desistências ou não.
Olá.
Tem havido o período para envio de documentos que referes, de 6 meses após serem conhecidos os resultados. Caso não envies os documentos, é considerado que não aceitaste a bolsa, o que não tem trazido qualquer penalização (passa apenas a haver uma bolsa de que ninguém vai beneficiar, uma vez que não vão atribuir essa bolsa a outra pessoa).

Boa sorte.

bela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 47
Registado: quinta nov 27, 2008 2:07 pm
University/ Institute: Aveiro

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por bela »

O concurso para bolsas BD e BPD 2013 ainda não abriu como era previsto. Mas se possível, esclareçam-me por favor, há possibilidade desse concurso abrir em Agosto? É que esse mês é o habitual mês de férias, algumas universidades até fecham. Há possibilidade da FCT abrir concursos nesse mês ou, não tendo aberto concurso em Julho, possa abrir concurso só em Setembro? Isto, contando eu, que ainda vai abrir concurso para bolsas em 2013... Obrigada.

Bloqueado