Questão pré-candidatura a BD 2013

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
alguém
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 42
Registado: terça jul 30, 2013 10:03 pm
University/ Institute: Porto

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por alguém »

Boa noite,

Tenho muitas dúvidas em relação a este novo regulamento, mas este fórum realmente, pela entre-ajuda, esclarece e é uma mais valia para todos os estudantes.

Começo por fazer uma simples questão:

parece-me que sempre se conseguiu candidatar sem "certificado" de mestrado, mas não encontro a regulamentação de anos anteriores que comprovem esse facto, pois sem nota de mestrado, pergunto-me, como faziam eles (a FCT) a escolha entre 2 similares candidatos. Em todo o caso gostaria de perceber se existem mesmo provas que autorizavam esse "acontecimento" em épocas passadas.

Então, este ano os candidatos que acabaram a licenciatura e mestrado, mas que não irão defender antes de dia 19 de Setembro terão um ano de férias, ou candidatam-se sofrendo penalizações é isso? Se for, não percebo como é que este "regulamento" não está já na TVI ou nos canais de informação, para que o "barulho" comece, para tentar salvar essa injustiça que estão a tentar fazer. Na minha opinião poderiam começar por fazer já outro abaixo assinado e começar a pedir assinaturas.

Colocarei só mais uma dúvida: No guião de abertura apenas se refere um necessário "Sumário de 150 caracteres" . Sou eu que estou doido ou existe um erro de impressão na página da FCT. 150 letras?! para explicar detalhadamente o nosso projecto?!

Então já não é necessário, como em anos anteriores, um "estado da arte" uma "apresentação", ect?

O melhor seria mesmo disponibilizarem regulamentos de anos anteriores ao de 2012, pois não consigo realmente perceber o que se pretende no "projecto de trabalho" ou sumário de 150 caracteres.

Desculpem a extensão. Prometo que em diante não falarei tanto

Duarte Gonçalves
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 27
Registado: sexta fev 24, 2012 1:08 am
University/ Institute: FCSH/NOVA || ISCTE-IUL

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por Duarte Gonçalves »

@"alguém" (sempre desgostei da capa do anonimato cibernético, mas enfim, adiante),
Para o ajudar relativamente ao programa de trabalhos, tirei a seguinte informação da plataforma de candidatura (sendo consistentes com os dos anteriores anos, aliás, tirando que se incluiu o elemento designado cronograma):
Programa de trabalhos
Título
Sumário (max: 150 palavras)
Estado da Arte e originalidade do projeto (max: 500 palavras)
Objectivos (max: 300 palavras)
Descrição Detalhada (max: 1000 palavras)
Cronograma/Anexos:
Inclua um gráfico com a calendarização das tarefas, e com a indicação das datas das milestones. Para o gerar pode usar ferramentas de software apropriadas para este fim ou um ficheiro Excel gere um ficheiro em formato pdf com nome timeline.pdf e faça upload. Se necessário, pode também inserir neste campo documentos do tipo: fórmulas, esquemas, diagramas, gráficos ou imagens. Nesta secção não serão considerados outros documentos para além do tipo mencionado. O espaço máximo reservado por candidatura é de 10MB (5 documentos de 2MB). Os formatos autorizados são:
- JPEG (Joint Photographic Experts Group)
- PDF (Portable Document Format - formato Adobe Acrobat)
- PNG (Portable Network Graphics)
Referências bibliográficas (max: 20)

Quanto às confusões geradas pela FCT: não são originais, mas desde há dois anos estão a adquirir um requinte fantástico.

Quanto às penalizações: a data é aquela, as condições são estas. É uma porcaria, sim. Até há países que têm licenciaturas grátis e que investem (isto não é investir, mas arruinar) na investigação, sim. Mas isso de fazer "barulho" é um pouco estranho, se se tratar apenas de um critério que prejudica alguns (eu, por exemplo), mas não passa de um critério, legítimo. O que deveria ser alvo de protesto é a redução abissal no número de bolsas individuais atribuídas (metade das bolsas do ano anterior serão atribuídas e, dessa metade, 30% será para os programas, resultando num corte anual de 65% de bolsas individuais, quando já o ano passado se atribuíram menos bolsas do que no anterior e, julgo, também no anterior).

Infelizmente, vendo que há tanta gente a perguntar se se pode desistir da bolsa, compreendo que haja alguma contestação contra pessoas que o fazem (@isamestre, @precario), dado que isso faz parecer que afinal o governo até atribui bolsas a quem não precisa delas.

@Pedro Silveira: amanhã vou à D. Carlos e depois digo-te.

Boa sorte a todos

alguém
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 42
Registado: terça jul 30, 2013 10:03 pm
University/ Institute: Porto

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por alguém »

Boas senhor utente anterior. Concordo com a sua opinião relativa ao anonimato, mas eu sou apenas familiar de alguém que está nessa situação e que por sinal está com bastante medo do que irá acontecer. Perder um ano quando se é, modéstia à parte, bom naquilo que faz e fez, torna-se desesperante.

Obrigado pelo restante esclarecimento.

Claro que a redução do número de bolsas é um dos pontos cruciais, mas penso que consegue deduzir facilmente que esta estranha regulamentação irá fazer com que talvez o dobro de pessoas se candidate para o ano e menos bolsas, provavelmente, existirão para atribuir.

O número de bolsas tem relação com dinheiro ( mal gerido, corrupção no governo, fundos europeus castigando-nos, imensas alternativas de explicação), mas "cortar as asas" a quem está a acabar o mestrado neste ano é puro desrespeito pelos nossos "melhores" estudantes. Tem uma componente moral, que na minha visão é muito mais importante. Esta minha opinião apenas acontece dado que a dada de saída do novo regulamento impede muita margem de manobra de quem se quer candidatar com o mestrado, como é óbvio. Não estou contra a invenção de novas leis por parte da FCT, mas que "nos" dessem tempo.

Espero que compreenda a diferença (aqui) entre material e moral. Pois nem eu sei muito bem.

Boa sorte para si também, que disse estar na mesma situação.

Pedro_Silveira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: terça jul 30, 2013 2:57 pm
University/ Institute: FCSH-UNL/CESNOVA

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por Pedro_Silveira »

fefo Escreveu:
... fico com algumas dúvidas, pois o primeiro critério é bem explícito quanto a isso, ou licenciatura pré-bolonha ou mestrado pós-bolonha. Quanto ao 2º critério (média igual ou superior a 14) é que não é especificado o tipo de licenciatura. Teremos mesmo de esclarecer bem este ponto, pois está a gerar grande controvérsia!

Acabei de ligar (outra vez) para a FCT e agora disseram-me o contrário: os critérios são cumulativos, logo sem Mestrado pos-bolonha ou licenciatura pre-bolonha (com 14 ou +) só com artigo. Estou farto de tanta incompetência.

Plancus
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: sexta fev 24, 2012 5:02 pm
University/ Institute: Universidade do Minho
Localização: Braga

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por Plancus »

Bom dia a todos,

Vou concorrer a BD da FCT este ano e estive a ler o Regulamento com as alterações introduzidas para este ano. Depois de ver o formulário de candidatura na plataforma online, constatei que nada mudou em relação ao ano anterior. No entanto, com as alterações ao Regulamento este ano são incluídos dois documentos a submeter já que no ano passado apenas eram pedidos aquando da concessão da bolsa, a saber: o parecer do orientador e o documento de aceitação da instituição onde decorrem os trabahos.
A minha questão é a seguinte: se na plataforma online não pedem esses documentos, porquê a alteração ao Regulamento afirmando-os como de submissão electrónica quando da candidatura? Estou intrigado e tenho esperança que alguem do fórum me possa esclarecer.
Desde já muito obrigado e parabéns ao fórum e à ABIC pelo brilhante trabalho que tem desenvolvido.

João Pedro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quarta jul 31, 2013 1:24 pm
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por João Pedro »

Plancus Escreveu:Bom dia a todos,

Vou concorrer a BD da FCT este ano e estive a ler o Regulamento com as alterações introduzidas para este ano. Depois de ver o formulário de candidatura na plataforma online, constatei que nada mudou em relação ao ano anterior. No entanto, com as alterações ao Regulamento este ano são incluídos dois documentos a submeter já que no ano passado apenas eram pedidos aquando da concessão da bolsa, a saber: o parecer do orientador e o documento de aceitação da instituição onde decorrem os trabahos.
A minha questão é a seguinte: se na plataforma online não pedem esses documentos, porquê a alteração ao Regulamento afirmando-os como de submissão electrónica quando da candidatura? Estou intrigado e tenho esperança que alguem do fórum me possa esclarecer.
Desde já muito obrigado e parabéns ao fórum e à ABIC pelo brilhante trabalho que tem desenvolvido.
Deparei-me com a mesma questão e enviei e-mail para o help desk:

"Exmos. senhores,

Não consigo localizar no formulário de candidatura o espaço para anexar o "documento comprovativo de aceitação do candidato por parte da instituição onde decorrerão os trabalhos de investigação ou as atividades de formação, garantindo as condições necessárias ao bom desenvolvimento do trabalho" [artigo 16.º, n.º 3, al. g), do Regulamento].

No entanto, de acordo com a nova redação do Regulamento, parece que este documento deverá constar do processo de candidatura electrónico. É assim ou mantém-se a regra de que só é necessário entregar este documento se a bolsa for atribuída.

Muito obrigado pelo esclarecimento."

Obtive a seguinte resposta por escrito:

"Exmo Senhor,

Informamos que esse documento so sera solicitado caso a bolsa seja concedida.

Cumprimentos"

Espero que possa ajudar!! Se bem que, para ser assim, não vejo porque razão alteraram o Regulamento nesta parte...

Plancus
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: sexta fev 24, 2012 5:02 pm
University/ Institute: Universidade do Minho
Localização: Braga

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por Plancus »

De facto, se é para sibmeter esses documentos apenas em caso de concessão de bolsa, mal se compreende a alteração desse artigo nos Regulamentos.
Muito obrigado pela informação.

fefo
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 52
Registado: segunda jul 06, 2009 10:22 pm
University/ Institute: CEB-UM

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por fefo »

Pedro_Silveira Escreveu:Acabei de ligar (outra vez) para a FCT e agora disseram-me o contrário: os critérios são cumulativos, logo sem Mestrado pos-bolonha ou licenciatura pre-bolonha (com 14 ou +) só com artigo. Estou farto de tanta incompetência.
Pois, de facto ao ler os critérios fiquei precisamente com essa ideia. De qualquer forma, esta incompetência da FCT, com informações incorrectas ou contraditórias é inadmissível. Nem eles sabem interpretar os próprios critérios?

zugash
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quinta ago 01, 2013 11:13 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por zugash »

Dears,
I have a questione and I hope that someone here could help me..
I am an italian student and I hold a pos-bologna degree (180 ects) and a 1st level master (60 ects).
In both cases my average grades are 30/30 (that should be equal to 20/20 in the portuguese system)
I cant understand if I could apply for the BD according to the Critérios específicos de candidatura para Bolsas de Doutoramento e Bolsas de Doutoramento em Empresas:
- Ser detentor de licenciatura pré-Bolonha ou equivalente ou mestrado pós-Bolonha ou equivalente à data de encerramento do concurso;
- Ter média de licenciatura igual ou superior a 14. Como exceção ser primeiro autor de um trabalho original, com arbitragem por pares, já publicado ou aceite para publicação à data de termo das candidaturas do presente concurso, ou indicador de realização equivalente desde que amplamente aceite pelas comunidades científicas nacional e internacional da área científica em que se candidata;

A portuguese university yet accepted my application and i've been admitted to the phd. I also read in that the last year's regulation was allowing to people with my background to participate... i can't really understand if the new restrictions introduced with the last call are actually excluding people with a 3years degree and a 1 year master.

It would be great if someone here could help me with this doubt.
thank you very much

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por spca »

zugash Escreveu:Dears,
I have a questione and I hope that someone here could help me..
I am an italian student and I hold a pos-bologna degree (180 ects) and a 1st level master (60 ects).
In both cases my average grades are 30/30 (that should be equal to 20/20 in the portuguese system)
I cant understand if I could apply for the BD according to the Critérios específicos de candidatura para Bolsas de Doutoramento e Bolsas de Doutoramento em Empresas:
- Ser detentor de licenciatura pré-Bolonha ou equivalente ou mestrado pós-Bolonha ou equivalente à data de encerramento do concurso;
- Ter média de licenciatura igual ou superior a 14. Como exceção ser primeiro autor de um trabalho original, com arbitragem por pares, já publicado ou aceite para publicação à data de termo das candidaturas do presente concurso, ou indicador de realização equivalente desde que amplamente aceite pelas comunidades científicas nacional e internacional da área científica em que se candidata;

A portuguese university yet accepted my application and i've been admitted to the phd. I also read in that the last year's regulation was allowing to people with my background to participate... i can't really understand if the new restrictions introduced with the last call are actually excluding people with a 3years degree and a 1 year master.

It would be great if someone here could help me with this doubt.
thank you very much
Hello.
Perhaps it's better that you check the FCT page in English
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 3.phtml.en
In general you can switch to English pressing the "En" in the top right corner of the page (unfortunately not everything is available in English)

About your questions, if you have a complete masters degree or with a graduation with over 14 out of 20 (perhaps 21 out of 30 in your case) you can apply. The evaluation criteria still have not been published, but it seems to me that from what you describe (30 out of 30 classifications both in graduation and masters) you should have a good Candidate classification (though perhaps not the highest possible since it's a 1-year master degree and as far as I understood you don't seem to have scientific papers), which counts as 40% of the final classification. The other criteria are the Project (40%) and conditions of accomodation, both your supervisor and university (20%).

Good luck.

mariap
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 114
Registado: terça jul 30, 2013 3:00 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por mariap »

Pedia que alguém me esclarecesse o seguinte:

Logo no início do formulário, temos de declarar que preenchemos as condições necessárias à admissão no concurso. Uma delas passa por indicar um trabalho publicado com arbitragem científica. Além da referência bibliográfica, pede-se também um "link" para a publicação em causa e o respetivo DOI.
No meu caso, o trabalho que vou indicar é um artigo publicado numa revista em papel. Assim sendo, o que devo pôr no sítio do link? Bastará fazer uma digitalização do artigo e alojar o ficheiro num serviço tipo googledrive?
E o DOI... aplica-se a publicaçõe em papel?
Muito obrigada.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por spca »

mariap Escreveu:Pedia que alguém me esclarecesse o seguinte:

Logo no início do formulário, temos de declarar que preenchemos as condições necessárias à admissão no concurso. Uma delas passa por indicar um trabalho publicado com arbitragem científica. Além da referência bibliográfica, pede-se também um "link" para a publicação em causa e o respetivo DOI.
No meu caso, o trabalho que vou indicar é um artigo publicado numa revista em papel. Assim sendo, o que devo pôr no sítio do link? Bastará fazer uma digitalização do artigo e alojar o ficheiro num serviço tipo googledrive?
E o DOI... aplica-se a publicaçõe em papel?
Muito obrigada.
Olá.
Estás a falar de uma publicação científica recente? É muito estranho que não possua DOI, mas creio que podes sempre tentar fazer como dizes (ainda que me pareça que a possibilidade de não ser aceite seja elevada).
Se quiseres envia-me a referência bibliográfica por Private Message e eu tento perceber se de facto não tem DOI.

Boa sorte.
Boa

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 223
Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
University/ Institute: Lisboa

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por mc86 »

uma questão...esse artigo é só para quem não tem os dois requesitos mencionados anteriormente certo? se eu tiver aquela média de 14 como solicitado não é necessário artigo certo?

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por spca »

mc86 Escreveu:uma questão...esse artigo é só para quem não tem os dois requesitos mencionados anteriormente certo? se eu tiver aquela média de 14 como solicitado não é necessário artigo certo?
Creio que não, só se tivesses média de lic. inferior a 14 é que admitiriam excepcionalmente que concorresses com o tal artigo.
Podes ver neste tópico mais acima (ex. do Pedro_Silveira) outras intervenções à volta disto.

Boa sorte.

mariap
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 114
Registado: terça jul 30, 2013 3:00 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por mariap »

Obrigada, spca!
Pensava que o artigo também estava a ser pedido aos candidatos a pós-doc com doutoramento concluído... facultativamente. Não é assim?

alguém
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 42
Registado: terça jul 30, 2013 10:03 pm
University/ Institute: Porto

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por alguém »

só uma questão em volta do que disses-te à pouco spca:

"conditions of accomodation, both your supervisor and university"

então as condições de acolhimento não são o centro ao qual estará o candidato ligado?

Ou as condições de acolhimento é tudo, orientador, coorientador, instituição (universidade) e centro?

fefo
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 52
Registado: segunda jul 06, 2009 10:22 pm
University/ Institute: CEB-UM

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por fefo »

Já está disponível o guião de avaliação:

http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 013_PT.pdf

sofirib
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: terça set 13, 2011 4:50 pm
University/ Institute: Universitat of Bielefeld

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por sofirib »

Bom dia!

Estive a ler o guião da candidatura e não encontrei referencia à necessidade do orientador se inscrever no site da FCT e se associar à candidatura, como me disseram ser necessário nos anos anteriores. Para mim parece-me lógico não haver necessidade, uma vez que já pedem um parecer do orientador, da entidade de acolhimento e etc. Em todo o caso, gostava de saber se essa associação é necessária, e se sim, como se processa, visto que tenho que explicar ao meu orientador o que tem de fazer (ele é alemão).

Obrigada!

sofirib
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: terça set 13, 2011 4:50 pm
University/ Institute: Universitat of Bielefeld

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por sofirib »

Bom dia!

Estive a ler o guião da candidatura e não encontrei referencia à necessidade do orientador se inscrever no site da FCT e se associar à candidatura, como me disseram ser necessário nos anos anteriores. Para mim parece-me lógico não haver necessidade, uma vez que já pedem um parecer do orientador, da entidade de acolhimento e etc. Em todo o caso, gostava de saber se essa associação é necessária, e se sim, como se processa, visto que tenho que explicar ao meu orientador o que tem de fazer (ele é alemão).

Obrigada!

mariap
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 114
Registado: terça jul 30, 2013 3:00 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por mariap »

@sofirib - Sim, o Orientador tem de se associar o obrigatoriamente. Deves indicar-lhe a chave de associação que aparece logo na abertura da tua página pessoal, quando fazes o login. Aparecem lá as orientações detalhadas (em português e inglês), que deves dar ao Orientador.



Ainda relativamente ao Guião de Avaliação (onde se diz que só serão admitidos no CV publicações que estejam no prelo, se se indicar o respetivo DOI)... Alguma alma caridosa me pode explicar onde e como vê o DOI de uma publicação? Isso existe, no caso das publicações em papel?
O mesmo se aplica ao tal artigo que é pedido no ponto 1 da candidatura como "Indicador"... queria indicar um artigo numa revista em papel, mas só tem ISSN / ISBN. Não é nada disso, pois não?

Muito obrigada!

Bloqueado