Declaração de rendimentos FCT

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
schutz
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: quarta set 01, 2010 4:22 pm
University/ Institute: ___

Declaração de rendimentos FCT

Mensagem por schutz »

Vou precisar de comprovar que tenho rendimentos ao banco para um pedido de cartão de crédito (que provavelmente não me vão conceder mas quero tentar à mesma).
O papel da fundação quando concederam bolsa (que discrimina as verbas que vou receber, indica que a bolsa é de 1 ano e renovável até 4 anos) e os mails das renovações da bolsa servem para este efeito ou tenho de pedir algo mais concreto à FCT?
Se sim, sabem se leva muito tempo? Tenho ideia que pelo menos 1 mês ainda deve demorar.

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Mensagens: 664
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho
Localização: Universidade do Minho

Re: Declaração de rendimentos FCT

Mensagem por Tiago H. Silva »

A noção que tenho é que depende do banco e até do balcão em questão. Alguns aceitam a bolsa como rendimento (é o que diz o EBI - que a bolsa deve ser considerada em situações em que seja necessário comprovar rendimentos, como pedidos de empréstimo), a partir da carta da FCT e dos mails de renovação e outros não aceitam nada.
Eu iria ao banco com esses papeis e até com extratos da conta (mas eles têm lá ainformação, claro), mostrando que recebes um dado valor todos os meses, que por questões legais não é transferido com o código de vencimento/ordenado, mas que é um rendimento definido mensal durante um período bem estabelecido.

Tiago

schutz
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: quarta set 01, 2010 4:22 pm
University/ Institute: ___

Re: Declaração de rendimentos FCT

Mensagem por schutz »

Pois mas é com um banco aonde vou agora abrir conta (daqueles online, ainda está a decorrer o processo de abertura de conta) portanto não têm historial meu. Mas posso adicionnalmente levar alguns extractos mais recentes para comprovar que recebo a bolsa todos os meses .

Não sei até que ponto o EBI serve para alguma coisa se lhes mostrar esse ponto, dependendo da resposta que me dêem logo vejo se apresente uma reclamação baseada nesse ponto.

Portanto em princípio a carta, renovações e possivelmente extractos são suficientes para comprovar rendimentos?

Responder