Renovação de bolsa

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Tânia Oliveira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sexta dez 28, 2012 11:18 am
University/ Institute: Porto

Renovação de bolsa

Mensagem por Tânia Oliveira »

Olá,

Alguém me poderá ajudar nesta grande dúvida?
A minha bolsa de doutoramento iniciou dia 9 de Janeiro de 2012, apesar de só ter começado a receber Abril/Maio. Como este ano foi a primeira vez que fiz a renovação não sabia com quanto tempo de antecedência devia ser mandado. No site diz "o bolseiro deve mandar até 60 dia antes do novo período da bolsa", contudo na minha leitura isto fica um bocado dúbio. Será que temos 60 dia até o fim da bolsa? ou no mínimo 60 dias antes? Dá para entender das duas formas. Bem o meu problema é o seguinte, apenas mandei os papeis por email dia 14 de Dezembro e ainda não obtive resposta. Estou muito preocupada pois utilizei um email que uma colega me mandou (e não tinha a referência da bolsa no assunto, e o endereço foi o seguinte: id.bolsas@fct.mctes.pt). Não recebi nenhuma notificação a dizer qe o email estava errado, mas também não obtive resposta da FCT. Estou ansiosa porque não atendem o telefone, nem sei se mandei para o local correto com o "assunto correto". Ninguém me consegue ajudar e estou aqui para ver se alguém me dá uma luz.
Muito muito obrigada.

D_Little_B
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 189
Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
University/ Institute: FCUL
Localização: Lisboa

Re: Renovação de bolsa

Mensagem por D_Little_B »

Tânia Oliveira Escreveu:Olá,

Alguém me poderá ajudar nesta grande dúvida?
A minha bolsa de doutoramento iniciou dia 9 de Janeiro de 2012, apesar de só ter começado a receber Abril/Maio. Como este ano foi a primeira vez que fiz a renovação não sabia com quanto tempo de antecedência devia ser mandado. No site diz "o bolseiro deve mandar até 60 dia antes do novo período da bolsa", contudo na minha leitura isto fica um bocado dúbio. Será que temos 60 dia até o fim da bolsa? ou no mínimo 60 dias antes? Dá para entender das duas formas. Bem o meu problema é o seguinte, apenas mandei os papeis por email dia 14 de Dezembro e ainda não obtive resposta. Estou muito preocupada pois utilizei um email que uma colega me mandou (e não tinha a referência da bolsa no assunto, e o endereço foi o seguinte: id.bolsas@fct.mctes.pt). Não recebi nenhuma notificação a dizer qe o email estava errado, mas também não obtive resposta da FCT. Estou ansiosa porque não atendem o telefone, nem sei se mandei para o local correto com o "assunto correto". Ninguém me consegue ajudar e estou aqui para ver se alguém me dá uma luz.
Muito muito obrigada.
No mínimo 60 dias antes (acho que é preciso um grande exercício mental para perceber de outra forma, mas pronto...). Aconselho-te a reenviar a documentação com a referência de bolsa (no assunto, na assinatura, em todo o lado) para id.bolsas@fct.pt (ligeiramente diferente), pois creio que os endereços com o domínio do extinto MCTES não estão mais activos.
J

Bruno Aguiar
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: quarta ago 26, 2009 1:35 pm
University/ Institute: IBMC

Re: Renovação de bolsa

Mensagem por Bruno Aguiar »

Por acaso enviei a documentação para o id.bolsas@fct.mctes.pt e responderam-me deste, por isso o mail ainda funciona. Quanto à referência, eles aconselham a mandar sempre a referência no assunto, portanto até pode ter sido esse o problema, ou simplesmente ainda não processaram as coisas, mas se não puseste a referência é melhor reenviar mesmo o mail.

ssneves
Sócios
Sócios
Mensagens: 327
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Re: Renovação de bolsa

Mensagem por ssneves »

Olá Tânia,

No ponto 2 do Artigo 21º (Renovação de bolsas) do Regulamento de Bolsas da FCT é referido:
"O bolseiro deve apresentar à FCT, até 60 dias antes do início do novo período da bolsa, um pedido de renovação da mesma, acompanhado dos documentos que comprovem o cumprimento do disposto nos números seguintes."

Ver: http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... ento.phtml

O envio tardio do pedido de renovação, e da documentação necessária, resulta em atrasos no processo de renovação da bolsa.
Neste caso, e desde que os documentos (com pareceres positivos) sejam todos enviados, o único problema que surge é a suspensão dos pagamentos da bolsa até que a renovação seja processada pela FCT.

A FCT costuma demorar mais de 1 mês a processar o pedido de renovação, daí que o regulamento de bolsas refira a necessidade do envio bastante antecipado (pelo menos 60 dias) deste pedido e da documentação necessária.
Esclareço também que a FCT tem cerca de 10.000 bolsas individuais activas, e poucos funcionários a tratar de todos os pedidos, daí que a verificação da documentação seja demorada.

Relembro que o pedido de renovação de bolsa deve incluir 3 tipos de documentos:
1) Parecer do orientador
2) Parecer da instituição de acolhimento
3) Declaração sobre a situação profissional do bolseiro

Para mais informação sobre estes documentos, ler com atenção o Artigo 21º do regulamento:
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... ento.phtml

Tânia, como só enviaste o teu pedido de renovação a 14 de Dezembro, o que vai acontecer é que não vais receber o pagamento de bolsa em Janeiro - Os pagamento da bolsa só serão reiniciados depois do teu pedido de renovação ser processado pela FCT. Se não enviaste ainda todos os documentos, então convém que envies a documentação em falta assim que possível. De qualquer maneira, a FCT irá informar-te se existir documentação em falta. Quando começares a receber outra vez o pagamento da bolsa serão pagos também os meses que não foram pagos (Janeiro, e outros se for o caso).

A FCT não envia avisos de recepção de emails. Mas a ABIC foi informada que estão a ser preparadas alterações/melhorias no sistema informático de processamento dos pedidos relativos às bolsas e, portanto, talvez a situação mude num futuro próximo.

É preferível utilizar o email id.bolsas@fct.pt (como se explica nesta página: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/contactos), mas tanto quanto sabemos o email antigo id.bolsas@fct.mctes.pt ainda funciona (as mensagens são redireccionadas).

Com os melhores desejos,
Susana

------------------
Susana Neves
Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC

Associação dos Bolseiros de Investigação Científica
http://www.abic-online.org/

Tânia Oliveira Escreveu:Olá,

Alguém me poderá ajudar nesta grande dúvida?
A minha bolsa de doutoramento iniciou dia 9 de Janeiro de 2012, apesar de só ter começado a receber Abril/Maio. Como este ano foi a primeira vez que fiz a renovação não sabia com quanto tempo de antecedência devia ser mandado. No site diz "o bolseiro deve mandar até 60 dia antes do novo período da bolsa", contudo na minha leitura isto fica um bocado dúbio. Será que temos 60 dia até o fim da bolsa? ou no mínimo 60 dias antes? Dá para entender das duas formas. Bem o meu problema é o seguinte, apenas mandei os papeis por email dia 14 de Dezembro e ainda não obtive resposta. Estou muito preocupada pois utilizei um email que uma colega me mandou (e não tinha a referência da bolsa no assunto, e o endereço foi o seguinte: id.bolsas@fct.mctes.pt). Não recebi nenhuma notificação a dizer qe o email estava errado, mas também não obtive resposta da FCT. Estou ansiosa porque não atendem o telefone, nem sei se mandei para o local correto com o "assunto correto". Ninguém me consegue ajudar e estou aqui para ver se alguém me dá uma luz.
Muito muito obrigada.

Responder