Resultados Bolsa Doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Jucilene
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 146
Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
University/ Institute: ISA

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por Jucilene »

Pois eu ainda acho que sai em Setembro, precisamente 18 de Setembro.
Pode-se contar aqui sonhos? :lol:
Foi por que eu sonhei com esta data.

slimvitex
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: terça mai 03, 2011 12:18 pm
University/ Institute: ISCTE

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por slimvitex »

Eh eh, é uma previsão como qualquer outra.

Tendo em conta que nos últimos anos saiu na 1ª metade de setembro (2010 - algures pelo dia 8; 2011 - dia 16), acho que está mesmo para breve. Espero - mesmo - que apesar do financiamento ser concebido depois de Janeiro, e os dias úteis não sei quantas acabarem em Novembro, continuem a ter "respeito" por quem depende da decisão da FCT para se meter ou não no doutoramento. Ainda para mais como as coisas estão a nível financeiro, e falo pelo menos por mim, sem bolsa não há dinheiro para doutoramento, por isso, ou tenho bolsa, ou desisto das aulas.. e penso que deve haver muita gente assim. Se passa muito de Setembro, quer dizer, uma pessoa anda a frequentar uma coisa sem saber se vai poder continuar. É chato. Por isso, a minha esperança e previsão é que esteja quase, muito quase, ainda talvez durante esta semana.

cmrp
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 06, 2012 8:11 pm
University/ Institute: Porto

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por cmrp »

Eu tal como tantos outros estou dependente dos resultados, porque no meu caso inscrições em programas doutorais (e início dos mesmos) bem como outras bolsas estão em stand-by até se saber a resposta da FCT.

Também pensei durante muito tempo como tu, slimvitex... Mas o facto de por exemplo os Projectos (que sempre saíram em Agosto) ainda nem sequer terem sido avaliados deixa-me sem confiança, e começo a achar que os resultados das bolsas não vão sair entretanto... seja o Ministério das Finanças que não avance com a transferência do dinheiro ou seja qualquer outra coisa... o que é certo é que este ano tem sido uma constante nos atrasos.

Depois há outra questão: se a FCT passar do prazo que consta no regulamento (os tais 90 dias úteis - como decerto irá passar com a avaliação dos projectos), o que é que lhe acontece? Muito certamente nada...

Enfim, resta esperar para ver! :)

Sorte!

slimvitex
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: terça mai 03, 2011 12:18 pm
University/ Institute: ISCTE

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por slimvitex »

cmrp Escreveu:Eu tal como tantos outros estou dependente dos resultados, porque no meu caso inscrições em programas doutorais (e início dos mesmos) bem como outras bolsas estão em stand-by até se saber a resposta da FCT.

Também pensei durante muito tempo como tu, slimvitex... Mas o facto de por exemplo os Projectos (que sempre saíram em Agosto) ainda nem sequer terem sido avaliados deixa-me sem confiança, e começo a achar que os resultados das bolsas não vão sair entretanto... seja o Ministério das Finanças que não avance com a transferência do dinheiro ou seja qualquer outra coisa... o que é certo é que este ano tem sido uma constante nos atrasos.

Depois há outra questão: se a FCT passar do prazo que consta no regulamento (os tais 90 dias úteis - como decerto irá passar com a avaliação dos projectos), o que é que lhe acontece? Muito certamente nada...

Enfim, resta esperar para ver! :)

Sorte!
Pois, eu sei, o facto de não haver resultados dos projectos também me tem deixado apreensiva, pois normalmente até saem antes das bolsas... O que ando a pensar é que talvez saia tudo (bolsas & projectos) agora em Setembro, ao mesmo tempo ou com diferença de 1 semana ou assim...

Mas há quem diga que os projectos ainda não foram sequer avaliados? Isso não sei, tenho s minhas dúvidas, até porque os painéis de avaliação nem são os mesmos...

Isto com a FCT é sempre uma incógnita de qualquer forma, mas... continuo na "esperança" que tenham caridade da malta que precisa da FCT para saber o que faz à vida em Setembro. Uff!

cmrp
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 06, 2012 8:11 pm
University/ Institute: Porto

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por cmrp »

Pois, eu sei, o facto de não haver resultados dos projectos também me tem deixado apreensiva, pois normalmente até saem antes das bolsas... O que ando a pensar é que talvez saia tudo (bolsas & projectos) agora em Setembro, ao mesmo tempo ou com diferença de 1 semana ou assim...
Não foram mesmo... eu sei porque o chefe de uma colega minha foi convidado para ser avaliador, a começar no final de setembro... e já aqui algures neste fórum (logo das primeiras mensagens) foi falado disso...

Não adianta especular muito, porque sairão quando tiverem de sair, mas irrita... sinto-me como se tivesse concorrido outra vez ao ensino superior e que não sei para que universidade vou! :p

slimvitex
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: terça mai 03, 2011 12:18 pm
University/ Institute: ISCTE

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por slimvitex »

cmrp Escreveu:
Pois, eu sei, o facto de não haver resultados dos projectos também me tem deixado apreensiva, pois normalmente até saem antes das bolsas... O que ando a pensar é que talvez saia tudo (bolsas & projectos) agora em Setembro, ao mesmo tempo ou com diferença de 1 semana ou assim...
Não foram mesmo... eu sei porque o chefe de uma colega minha foi convidado para ser avaliador, a começar no final de setembro... e já aqui algures neste fórum (logo das primeiras mensagens) foi falado disso...

Não adianta especular muito, porque sairão quando tiverem de sair, mas irrita... sinto-me como se tivesse concorrido outra vez ao ensino superior e que não sei para que universidade vou! :p
Ui, então se for mesmo assim as coisas estão bem encaminhadas, estão!! As bolsas segundo me disseram pelo menos avaliadas já estão há muito tempo. Vamos ver :\

mvelosomartins
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 27
Registado: quarta set 24, 2008 2:24 pm
University/ Institute: FPCEUP/ ICPFD

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por mvelosomartins »

Acabo de falar ao telefone com a FCT.
"Em princípio só lá para Outubro."

Jucilene
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 146
Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
University/ Institute: ISA

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por Jucilene »

Lá se vai minha previsão que era em Setembro.
E se a frase foi mesmo esta: " em principio somente lá para Outubro"
então isto vai para Novembro, passando os dias legais.

cmrp
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 06, 2012 8:11 pm
University/ Institute: Porto

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por cmrp »

Que lástima ouvir isso...

Para além de não fazer sentido nenhum: quem fica em PT, tem a sorte de as matrículas nos programas doutorais serem "flexíveis" às manias da FCT; quem (como eu) que se candidata a bolsas no estrangeiro é mais complicado. Segundo sei, na maioria dos países o ano lectivo começa em set/out. Pagar propina sem saber se vou ter bolsa chateia-me, mas parece que é o que vai ter de ser...

Enviei um mail à FCT em relação a outro tópico mas acabei por perguntar (muito dissimuladamente) se haveria alguma previsão para a saída ainda este mês. Se me responderem, posto aqui no fórum.

cumps!

Jucilene
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 146
Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
University/ Institute: ISA

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por Jucilene »

cmrp Escreveu:Que lástima ouvir isso...

Para além de não fazer sentido nenhum: quem fica em PT, tem a sorte de as matrículas nos programas doutorais serem "flexíveis" às manias da FCT; quem (como eu) que se candidata a bolsas no estrangeiro é mais complicado. Segundo sei, na maioria dos países o ano lectivo começa em set/out. Pagar propina sem saber se vou ter bolsa chateia-me, mas parece que é o que vai ter de ser...

Enviei um mail à FCT em relação a outro tópico mas acabei por perguntar (muito dissimuladamente) se haveria alguma previsão para a saída ainda este mês. Se me responderem, posto aqui no fórum.

cumps!
Tenha fé que vai conseguir, mas não custa tentar falar com a universidade estrangeira se eles dão um prazo a carácter especial, visto que todo mundo sabe da situação de Portugal. Lembre-se que é pedir prorrogação da matricula por mais uns 2 meses.

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 103
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por ricardo.figueiredo »

Metem expectativas como esta na cabeça:
Jucilene Escreveu:Lá se vai minha previsão que era em Setembro.
E depois concluem:
Jucilene Escreveu:E se a frase foi mesmo esta: " em principio somente lá para Outubro"
então isto vai para Novembro, passando os dias legais.
Recordo que o prazo legal é de 90 dias úteis. Como já vem sendo repetido desde há meses, tendo em conta a situação do país, é perfeitamente natural que os resultados saiam apenas em Outubro ou Novembro.

Jucilene
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 146
Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
University/ Institute: ISA

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por Jucilene »

ricardo.figueiredo Escreveu:Metem expectativas como esta na cabeça:

Eu não meti expectativa nenhuma. Quando é que um sonho de alguém cria expectativa para outro alguem.
Jucilene Escreveu:Lá se vai minha previsão que era em Setembro.
E depois concluem:
Jucilene Escreveu:E se a frase foi mesmo esta: " em principio somente lá para Outubro"
então isto vai para Novembro, passando os dias legais.
Recordo que o prazo legal é de 90 dias úteis. Como já vem sendo repetido desde há meses, tendo em conta a situação do país, é perfeitamente natural que os resultados saiam apenas em Outubro ou Novembro.
Quem foi que falou ao contrário?
Francamente , qual é o seu problema?

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 103
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por ricardo.figueiredo »

Jucilene Escreveu:Francamente , qual é o seu problema?
O problema é que tenha dito que a comunicação de resultados em Novembro configuraria uma violação do prazo estabelecido pela FCT. Só isso.

De resto, quem sou eu para me imiscuir nas fantasias de terceiros? Esteja(m) à vontade.

Jucilene
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 146
Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
University/ Institute: ISA

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por Jucilene »

Olá Pessoal,
quando escrevi: então isto vai para Novembro, passando os dias legais. quis dizer após o dia 5 de Novembro. Pois os 90 dias úteis chegam ao fim em 5 de Novembro, se não errei em algum feriado.
Portanto, após 5 de Novembro passam os dias legais. O que nada impede da FCT ultrapassar isto visto que a própria abertura do concurso teve seus atrasos.

Mas volto a dizer se esta demora é para que sejam concedidas mais bolsas, então é bem vinda.

rjtgeo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: quinta ago 02, 2012 10:19 pm
University/ Institute: ...

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por rjtgeo »

Não sei se vou dizer um disparate (não sou um expert nestas burocracias da FCT), mas há uns tempos falei com um senhor da FCT, que me disse que os resultados deveriam sair em finais de Agosto ou inícios de Setembro (apenas pela lógica do que enunciarei a seguir!), em virtude dos candidatos terem 60 dias úteis para tratar (ou enviar?) uma série de documentação antes da data de início da bolsa, para evitar os problemas que aconteceram no anterior concurso (creio que aqueles que condicionaram os pagamentos).
Se atendermos este aspecto - e tendo como premissa que haverá bolsas a começar a 1 de Janeiro - os resultados sairão, no limite, no início de Outubro. Contudo, sou dos que acha que sairão ainda este mês (ainda que nos estado em que está este país tenha reservas sobre tudo e mais alguma coisa!)…

[OFF-TOPIC] Por acaso sempre pensei que não ia sofrer muito com a espera dos resultados, até porque sou um tipo com alguma sorte (mas com mérito e trabalho) e uma vida empresarial estável… Todavia, esta espera é um bocado desesperante! :oops:

Bolseira2012
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 33
Registado: sexta ago 19, 2011 11:36 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por Bolseira2012 »

Olá a todos! Por acaso, por muito estranho que pareça, não estou minimamente ansiosa com os resultados da bolsa da FCT (e este ano é a primeira vez que me candidato). Estou à espera que os resultados saiam no último dia (5 de Novembro)!

Pelo que me apercebo neste forum as coisas estão muito melhores do que estavam o ano passado.. o que demonstra que todos os candidatos deste ano merecem a bolsa pois somos muito mais inteligentes que os do ano passado (hahaha)!!! :) Não liguem aos "engraçadinhos" que vêm para aqui falar de fontes seguras apenas para chatear o pessoal.. :P Quando os resultados saírem todos nós vamos ser notificados... e pensem assim... se não tivermos a bolsa é porque o destino assim não quis... outras GRANDES oportunidades poderão estar à nossa espera!! :)

Boa sorte para todos!

santosusana
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 31
Registado: segunda set 12, 2011 4:39 pm
University/ Institute: RWTH

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por santosusana »

spca Escreveu:Já agora... Não esqueçam que pouco depois (1 hora ou 2) de saírem os resultados, vocês receberão um mail de notificação. Por isso não vos adiantará de muito estar constantemente em stress a ver se já têm alguma coisa na vossa área. Também assim que sair alguma coisa, com certeza alguém coloca algum post aqui no fórum.

Desculpa ter que contradizer-te, mas essa informacao está errada :)

Eu concorri no ano passado. Os resultados sairam dia 16 de Setembro (sexta-feira) ao inicio da tarde, e eu recebi o email apenas dia 19 (segunda-feira) às 16h.
Por isso digo, vale sempre apena confirmar, às 6as feiras =D

Bolseira2012
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 33
Registado: sexta ago 19, 2011 11:36 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por Bolseira2012 »

Ok! Não iremos morrer por viver 3 dias na ignorância (para o bem e para o mal)... de dia 16 para dia 19.. :P
E como está a situação económica do pais mais vale pensar sempre que não iremos ter bolsa... e dp se vier é uma boa surpresa! :)

Good luck*

santosusana
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 31
Registado: segunda set 12, 2011 4:39 pm
University/ Institute: RWTH

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por santosusana »

Bem, para acalmar os desesperados, ou desesperar os calminhos..... :)

Eu concorri no ano passado à bolsa, e por tanto andei sempre neste forum desesperada tambem :)

Apesar dos 90 dias úteis de prazo que eles dao, tanto no ano passado como à 2 anos, os resultados demoraram 88/89 dias normais (7dias/semana) a sair.

Eu sei que a tróica ainda anda por ca, e que o orcamento de estado ainda nao esta definido, mas também nao estava no ano passado, e a crise já por cá andava!

Como este ano, relativamente ao ano passado, os concursos foram 6 dias mais tarde, eu diria que os resultados deverao sair dia 21 (sexta-feira) na proxima semana (no ano passado saiu a 16). :)
É apenas o que eu penso, mas nao desesperam, os resultados estao quase a sair :)

Boa sorte a todos :)

santosusana
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 31
Registado: segunda set 12, 2011 4:39 pm
University/ Institute: RWTH

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por santosusana »

Bolseira2012 Escreveu:Ok! Não iremos morrer por viver 3 dias na ignorância (para o bem e para o mal)... de dia 16 para dia 19.. :P
E como está a situação económica do pais mais vale pensar sempre que não iremos ter bolsa... e dp se vier é uma boa surpresa! :)

Good luck*

sim sim, pois pois.... pergunta isso ao resto do pessoal do forum, e vais ver o que te dizem aos 3 dias :P

Responder