Resultados Bolsa Doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Rotiv
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 141
Registado: quarta mar 30, 2011 10:26 pm
University/ Institute: Paris

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por Rotiv »

Com o aumento, este ano, de 40 % no número de candidatos a bolsa de pós-doutoramento, cada vez me convenço mais de que não vou ter bolsa. Mesmo que tenha apresentado um bom projecto de investigação, não se pode dar bolsa a todos, e um aumento de 40% de pessoas a querer, é muito !
Resta esperar para ver, mas o melhor é não alimentar ilusões...

cmrp
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 06, 2012 8:11 pm
University/ Institute: Porto

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por cmrp »

Rotiv Escreveu:Com o aumento, este ano, de 40 % no número de candidatos a bolsa de pós-doutoramento, cada vez me convenço mais de que não vou ter bolsa. Mesmo que tenha apresentado um bom projecto de investigação, não se pode dar bolsa a todos, e um aumento de 40% de pessoas a querer, é muito !
Resta esperar para ver, mas o melhor é não alimentar ilusões...
Só esperava utopicamente que houvesse justiça na avaliação de todos os candidatos, seja a BD ou a BPD, que é coisa que segundo consta por aí, tem havido pouco...

Bitter Sweet Girl
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 447
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

Sofia_Ferreira Escreveu:este aumento do nº de candidatos a pos-doc era de esperar devido ao fim de muitos contratos de investigador Ciência. Contudo a luta no pos-doc para mim tem sido o elevado nº de bolsas atribuidas a estrangeiros (perto do 50% em Quimica). Eu não me importava se eu visse que estes eram bons mas os exemplos que tenho observado são que muitos destes são piores que muitos alunos de doutoramento, além de haver casos em que as bolsas sao atribuidas, essas pessoas trabalham 1 ou 2 meses e depois desaparecem e continuam a receber bolsa da FCT. Digam-me lá onde existe o aumento de qualidade científica que é a razão dada pela FCT para não se poder limitar o nº de bolsas a estrangeiros?????!!!!
Exactamente. Não podia estar mais de acordo com a tua observação, também me baseando nos casos que conheço.
Além do mais, a FCT deve ser das únicas, se não a única, instituição estatal a dar bolsas deste genero a estrangeiros, nos outros países não funciona bem assim, porque nem sequer podes concorrer se não estiveres a viver lá já ha varios anos... Na minha opinião, devia ser assim no caso da FCT, ou dar bolsas a portugueses apenas ou a dar àqueles que ja cá estão há varios anos e não a quem vive cá há 6 meses ou que vem de fora no mes anterior à abertura do concurso... No ano passado para BPD em Física 2/3 das bolsas atribuídas foram a estrangeiros. Não me vão dizer que isso significa que os portugueses são assim tão piores que outros, pois não? Não o são a nível de capacidade de trabalho e conhecimento, certamente.

Rotiv
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 141
Registado: quarta mar 30, 2011 10:26 pm
University/ Institute: Paris

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por Rotiv »

Bitter Sweet Girl Escreveu:
Sofia_Ferreira Escreveu:este aumento do nº de candidatos a pos-doc era de esperar devido ao fim de muitos contratos de investigador Ciência. Contudo a luta no pos-doc para mim tem sido o elevado nº de bolsas atribuidas a estrangeiros (perto do 50% em Quimica). Eu não me importava se eu visse que estes eram bons mas os exemplos que tenho observado são que muitos destes são piores que muitos alunos de doutoramento, além de haver casos em que as bolsas sao atribuidas, essas pessoas trabalham 1 ou 2 meses e depois desaparecem e continuam a receber bolsa da FCT. Digam-me lá onde existe o aumento de qualidade científica que é a razão dada pela FCT para não se poder limitar o nº de bolsas a estrangeiros?????!!!!
Exactamente. Não podia estar mais de acordo com a tua observação, também me baseando nos casos que conheço.
Além do mais, a FCT deve ser das únicas, se não a única, instituição estatal a dar bolsas deste genero a estrangeiros, nos outros países não funciona bem assim, porque nem sequer podes concorrer se não estiveres a viver lá já ha varios anos... Na minha opinião, devia ser assim no caso da FCT, ou dar bolsas a portugueses apenas ou a dar àqueles que ja cá estão há varios anos e não a quem vive cá há 6 meses ou que vem de fora no mes anterior à abertura do concurso... No ano passado para BPD em Física 2/3 das bolsas atribuídas foram a estrangeiros. Não me vão dizer que isso significa que os portugueses são assim tão piores que outros, pois não? Não o são a nível de capacidade de trabalho e conhecimento, certamente.
SENDO ASSIM, É CASO PARA DIZER QUE OS ESTRANGEIROS NOS ESTÃO A TIRAR AS VAGAS A NÓS. EU ACHO BEM QUE VENHAM PARA CÁ ESTRANGEIROS, ASSIM COMO ACHO BEM QUE NÓS POSSAMOS ÍR PARA O ESTRANGEIRO, MAS ACHO QUE EM PRIMEIRO LUGAR DEVIAM ESTAR OS CANDIDATOS DO PAÍS QUE ATRIBUI AS BOLSAS.

Bitter Sweet Girl
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 447
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

pois, se ao menos limitassem o numero de bolsas atribuidas a estrangeiros, ja se tornava mais justo, mas aparentemente nem isso.

Bolseira2012
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 33
Registado: sexta ago 19, 2011 11:36 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por Bolseira2012 »

Não sejam assim. Deixem lá a FCT dar bolsas aos estrangeiros... Nunca se sabe se um dia não seremos nós a usufruir de uma bolsa desse género noutro país...

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 103
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por ricardo.figueiredo »

Sinceramente, novamente a guerra contra a atribuição de bolsas a estrangeiros?

Se a FCT, do universo de candidatos que tem às bolsas que disponibiliza, não selecionar os melhores candidatos, sou o primeiro a apontar que algo está errado e deve ser alterado.

Agora, limitar o número de bolsas atribuídas a estrangeiros para se promover a mediocridade nacional? Enfim, haja paciência. Se não são capazes de competir com os que estão dispostos a vir de fora, não devem ser selecionados. Parece-me óbvio que nas universidades devem estar os melhores, não os "da casa". Mais: o facto de as pessoas não tencionarem ficar em Portugal a longo prazo não afecta em nada o trabalho válido que possam vir a realizar ao longo do seu doutoramento ou postdoc no país.

Antes de me caírem todos em cima, sou estudante de doutoramento em Portugal, tive de competir contra muitos estrangeiros quando me candidatei no ano passado, e acredito que o concurso teria perdido riqueza intelectual substancial se esses colegas não tivessem sido considerados. Mais de 40% dos colegas que entraram no meu departamento como alunos de doutoramento a Janeiro de 2012 são estrangeiros. Conhecendo-os melhor agora do que há 9 meses, tenho a dizer: ainda bem que assim foi.

Saudações académicas.

Rotiv
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 141
Registado: quarta mar 30, 2011 10:26 pm
University/ Institute: Paris

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por Rotiv »

Pois sim, mas também é verdade de que em Portugal existe um bocado a ideia de que o que vem lá de fora é que é bom. Imagino a influência que um nome estrangeiro também tem na avaliação dos candidatos, só por ser estrangeiro...

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 103
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por ricardo.figueiredo »

Rotiv Escreveu:Pois sim, mas também é verdade de que em Portugal existe um bocado a ideia de que o que vem lá de fora é que é bom. Imagino a influência que um nome estrangeiro também tem na avaliação dos candidatos, só por ser estrangeiro...
De acordo com o que disse na minha mensagem anterior, nos casos em que comprovadamente acontece o que descreveste, acho que é de incentivar a denúncia (pública?) e respectiva investigação.

Mas olha que, a existirem, eu acho que esses casos não serão certamente mais do que aqueles em que, entre candidatos nacionais, é favorecido um que tem boas relações com algum membro do painel de avaliação, que em muitos casos tem até interesses não declarados na sua selecção. Os tão costumeiros "quintalinhos", que teimam em existir em Portugal e que muita gente aceita passivamente como "um mal necessário"...

Bitter Sweet Girl
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 447
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

ricardo.figueiredo Escreveu: Agora, limitar o número de bolsas atribuídas a estrangeiros para se promover a mediocridade nacional?
?! :shock:
eu ate ia responder de forma mais elaborada, mas acho que nao vale a pena :)

Cristiana
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: terça jul 25, 2006 12:12 pm

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por Cristiana »

Mudando de assunto. Os resultados já saíam era hoje! :smt026

Ainda não abriram as apostas como no ano passado? :smt003

joanademedeiros
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: domingo set 11, 2011 1:00 am
University/ Institute: FCUL

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por joanademedeiros »

Aposto hoje as 15:30 !!!!! :smt024 hihi

raquelr
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: sexta fev 10, 2012 3:41 pm
University/ Institute: igc

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por raquelr »

Quinta-feira, 11 de Outubro!! :smt023

Joana@UB
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 37
Registado: terça jul 12, 2011 4:12 pm
University/ Institute: Buffalo

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por Joana@UB »

joanademedeiros Escreveu:Aposto hoje as 15:30 !!!!! :smt024 hihi

Li depressa demais e achei que os resultados saiam hoje! LOL

Eu mantenho a minha "aposta" para dia 16

Bolseira2012
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 33
Registado: sexta ago 19, 2011 11:36 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por Bolseira2012 »

A minha aposta é que os resultados não vão sair...

A notícia será mais ou menos assim:

A atribuição de bolsas de Doutoramento e pós doutoramento está temporariamente suspensa.. Tal suspensão não afeta todos aqueles que estão já a receber bolsa!

Era lindo... haha

flyer21
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: sábado abr 14, 2012 11:06 pm
University/ Institute: Portugal

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por flyer21 »

Na sequência da questão aqui levantada acerca do número de candidatos a bolsas de Pós-Doc este ano, fui consultar quanto candidatos houve no ano passado (2011). A minha área de candidatura foi Psicologia (BPD).

Infelizmente não gravei em PDF a primiera lista de resultados (2011) publicada pela FCT antes da audiência prévia. No entanto anotei que eram 39 candidatos nessa lista.

Qual foi o meu espanto quando verifiquei que na lista actualmente disponível (lista após audiência prévia e recurso), referente ao concurso de 2011, o número de candiatos subiu para 46!!!

Alguém daqui do forum gravou as duas listas, pré e pós audiência prévia?

Seria muito importante esclarecer se realmente houve ou não alterações nas listas...

marianacm
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: segunda jun 11, 2012 12:27 pm
University/ Institute: ~UP

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por marianacm »

bpfalcao Escreveu:Olá a todos,
numa apresentação que teve lugar esta semana na UA, o presidente da FCT Miguel Seabra informou que os resultados das BD e BPD estão "na iminência de serem divulgados". Adiantou ainda que este ano houve um aumento do número de candidatos de 14% e 40% às BD e BPD, respectivamente, e uma redução de 11% nas BD que serão atribuídas. O número de BPD para este (próximo) ano vai aumentar face ao aumento substancial do número de candidatos, mas já não me lembro do valor concreto.

(dados comparativos ao ano de 2011)
Há algum dado do aumento de candidatos a BD dentro de cada área ou uma área que tenha recebido um aumento muito significativo?
Com o aumento do desemprego até acho que ter aumentado 11% é pouco! Esperava MUITO mais.

bpfalcao
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: segunda out 08, 2012 1:08 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro & i3N

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por bpfalcao »

marianacm Escreveu:
bpfalcao Escreveu:Olá a todos,
numa apresentação que teve lugar esta semana na UA, o presidente da FCT Miguel Seabra informou que os resultados das BD e BPD estão "na iminência de serem divulgados". Adiantou ainda que este ano houve um aumento do número de candidatos de 14% e 40% às BD e BPD, respectivamente, e uma redução de 11% nas BD que serão atribuídas. O número de BPD para este (próximo) ano vai aumentar face ao aumento substancial do número de candidatos, mas já não me lembro do valor concreto.

(dados comparativos ao ano de 2011)
Há algum dado do aumento de candidatos a BD dentro de cada área ou uma área que tenha recebido um aumento muito significativo?
Com o aumento do desemprego até acho que ter aumentado 11% é pouco! Esperava MUITO mais.
Não, nem das BD nem das BPD. Aliás, nem foi divulgada nenhuma estratégia para a investigação em Portugal, o que continua a demonstrar a falta de criatividade dos governos no que respeita às metas e objectivos da ciência e tecnologia neste país. Mas isso é outra discussão...
Apesar disso, fiquei algo surpreendido ao ouvir que para o ano haverá um aumento na ordem dos 100M€ para projectos! Também vos posso adiantar que daqui para a frente a FCT vai procurar sustentar o co-financiamento em pelo menos 30%, uma medida que visa, e bem!, que deixe de ser o único mealheiro para a C&T.

simotulu
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 16
Registado: terça mai 29, 2012 11:22 pm
University/ Institute: Instituto de Ciencias Sociais, UL

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por simotulu »

(peço jà desculpa pelo meu infimo portugues escrito)

Ha ainda pessoas, até entre candidatos a bolsas de PD e BPD, que tem licenciatura, maestrado, PhD e relativa cultura, que pensa que outros Europeos sejam estrangeiros?
Sou Italiano, um dos paises que menos consigue atrair estrangeiros e, por isso, està num declive brutal pela sua investigaçao.
Deveria ser obrigatorio, para Europeus, tirar PhD o Pos-doc (atè licenciatura o maestrado) num outro pais, pois nao ha forma melhor para instruir-se que confrontar-se com outros metodos de investigaçao nem forma melhor de construir a UE. E, no mesmo tempo, os paises mais ricos sao os que consiguem atrair os melhores estrangeiros (e normalmente os piores nem tentam sorte no estrangeiro), como UK, USA, Australia e, agora, China, Brazil, India.
Uma bolsa para um bom investigador è um investimento, para um mau investigador nao passa de ser um estipendio.

phdwannabe
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 82
Registado: segunda fev 13, 2012 3:13 pm
University/ Institute: Warwick

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por phdwannabe »

simotulu Escreveu:(peço jà desculpa pelo meu infimo portugues escrito)
Estás perdoado, o conteúdo da mensagem é o mais importante e, não sendo tu português, ninguém te exige certamente proficiência escrita num fórum de discussão. ;)

Quanto ao que disseste, que está em linha com o que o colega Ricardo apontou antes, não podia estar mais de acordo.

Responder