Classificação orientador BPD: + 5 orientandos?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
CristinaC
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 112
Registado: segunda set 15, 2008 10:00 am
University/ Institute: ***

Classificação orientador BPD: + 5 orientandos?

Mensagem por CristinaC »

Bom dia,

Contactei a FCT no sentido de perceber se o critério de mais de 5 orientandos também afecta as BPD. O meu e-mail dizia o seguinte:

"Boa tarde,

Após ler o guião de avaliação, subsiste a seguinte dúvida. Em relação ao ponto:

"No caso de orientadores que supervisionam mais do que 5 estudantes de doutoramento, o mérito global das condições de acolhimento terá a classificação de 2,5. Nos casos de supervisão de 10 ou mais estudantes de doutoramento o mérito global das condições de acolhimento é automaticamente classificado com 1."

Tal também é válido para BPD ou apenas para BD?"


Recebi a seguinte resposta:

"Exma. Senhora,
Como refere o guião de avaliação "orientadores que supervisionam mais do que 5 estudantes de doutoramento"

Com os melhores cumprimentos,
Joana Francisco"


Para mim, isto é uma não-resposta.

Voltei a insistir, pois do que leio no guião de avaliação, é apenas obrigatório que haja um orientador associado às BD. Daqui depreendo que não obrigatório um orientador associado às BPD.

Se alguém souber de mais pormenores, que partilhe sff...

Saudações académicas.

CristinaC
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 112
Registado: segunda set 15, 2008 10:00 am
University/ Institute: ***

Re: Classificação orientador BPD: + 5 orientandos?

Mensagem por CristinaC »

Resposta ao último e-mail:

"Exma. Senhora,
Para candidatura a BPD terá de ter o candidato a indicação e associação de um responsável pelo acompanhamento dos trabalhos e não um orientador.

Com os melhores cumprimentos,
Joana Francisco"


E meu e-mail seguinte:

"Bom dia Joana Francisco,

Então, o critério só é válido para o "orientador", e portando BD, e não para o "responsável" de uma BPD?

Obrigada desde já pelo esclarecimento, pois este critério irá condicionar a escolha do responsável."


Bem, pelo menos é de louvar o tempo de resposta aos e-mails. :)

CristinaC
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 112
Registado: segunda set 15, 2008 10:00 am
University/ Institute: ***

Re: Classificação orientador BPD: + 5 orientandos?

Mensagem por CristinaC »

A quem possa interessar, está esclarecido:

"Exma. Senhora,
Informamos que é apenas aplicável ás BD.

Com os melhores cumprimentos,
Joana Francisco"

João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 581
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Re: Classificação orientador BPD: + 5 orientandos?

Mensagem por João »

Obrigao pela informação Cristina. Apesar de tmbém achar que o critério relativamente aos orientadores só era válido para BD estava na dúvida. Assim fica esclarecido que não há influência para quem concorre a BPD.

Cumprimentos
João
PhD

João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 581
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Re: Classificação orientador BPD: + 5 orientandos?

Mensagem por João »

Alguém sabe se continua a haver penalização para candidatos que concorrem a BPD na mesma instituição e com o mesmo orientador da BD? No guião não vem qualquer referência a esta situação pelo que desconheço se haverá penalização ou não.

Cumprimentos,
João
PhD

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Classificação orientador BPD: + 5 orientandos?

Mensagem por spca »

Atenção que o guião é bastante omisso quanto à avaliação das BPD, e como tal, o que tem acontecido é que cada painel tem construído os seus próprios critérios, pelo que poderá haver painéis que tomem em conta coisas que outros não tomem.
No Guião não está completamente claro que a avaliação dos orientadores pelo número de estudantes de doutoramento não se aplique às BPD, por isso parece-me que poderá haver painéis que tomem esse critério, como é descrito para as BD ou de maneira diferente.
No caso de haver ou não desconto por continuação na mesma universidade, orientador ou projecto, não há nada no guião deste ano, mas mais uma vez, é possível que alguns painéis tomem esse critério na avaliação.

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 347
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Re: Classificação orientador BPD: + 5 orientandos?

Mensagem por DC »

Quanto à questão da regra dos +5 doutorandos, na Loja do Cientista também obtive a mesma informação: que era apenas aplicável aos estudantes de doutoramento. E se pensarmos bem, faz sentido... Agora se o painel considera o mesmo ou não, vamos ver...

Quanto à regra de se ser penalizado por ter o "mesmo responsável de trabalhos, instituição" que no doutoramento, parece-me estranho que o painel aplique uma regra que já não existe no regulamento, mas em Portugal tudo pode acontecer...

CristinaC
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 112
Registado: segunda set 15, 2008 10:00 am
University/ Institute: ***

Re: Classificação orientador BPD: + 5 orientandos?

Mensagem por CristinaC »

E o guião de avaliação de cada painel (assim como a composição do mesmo) vai ser pública?

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Classificação orientador BPD: + 5 orientandos?

Mensagem por spca »

CristinaC Escreveu:E o guião de avaliação de cada painel (assim como a composição do mesmo) vai ser pública?
O Guião de Avaliação é o que já se conhece, e que é omisso para as BPD. Não há "guião de avaliação para painéis". Não sei se cada painel tem de colocar os seus critérios em acta (para além das avaliações dos candidatos em si), mas seja como for, mesmo que seja, essa informação não é conhecida antecipadamente.
A composição do painel de avaliação de cada área creio que há de vir a ser conhecida, como nos anos anteriores.
Cada pessoa terá acesso à sua ficha de avaliação, onde em princípio será justificada a avaliação.
Em caso de recurso, creio que poderão ter acesso à acta de avaliação e ver as vossas avaliações e as das outras pessoas da vossa área.

Podem sempre tentar perguntar aos vossos colegas que já tenham BPD quais os critérios indicados nas fichas de avaliação dos anos anteriores, e esperar que grosso-modo se mantenham.

CristinaC
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 112
Registado: segunda set 15, 2008 10:00 am
University/ Institute: ***

Re: Classificação orientador BPD: + 5 orientandos?

Mensagem por CristinaC »

spca Escreveu:
CristinaC Escreveu:E o guião de avaliação de cada painel (assim como a composição do mesmo) vai ser pública?
O Guião de Avaliação é o que já se conhece, e que é omisso para as BPD. Não há "guião de avaliação para painéis". Não sei se cada painel tem de colocar os seus critérios em acta (para além das avaliações dos candidatos em si), mas seja como for, mesmo que seja, essa informação não é conhecida antecipadamente.
A composição do painel de avaliação de cada área creio que há de vir a ser conhecida, como nos anos anteriores.
Cada pessoa terá acesso à sua ficha de avaliação, onde em princípio será justificada a avaliação.
Em caso de recurso, creio que poderão ter acesso à acta de avaliação e ver as vossas avaliações e as das outras pessoas da vossa área.

Podem sempre tentar perguntar aos vossos colegas que já tenham BPD quais os critérios indicados nas fichas de avaliação dos anos anteriores, e esperar que grosso-modo se mantenham.
Obrigada, spca. Infelizmente, não conheço ninguém com BPD na minha área. Já coloquei um post no fórum para tentar saber a linha de corte em anos anteriores, mas nem isso.

Quando me referia ao guião de avaliação de cada painel, falava desses critérios que referes, que vejo mencionados em vários posts no fórum. Como nunca vi nenhum desses critérios em concreto, daí a minha questão.

Pessoalmente, estou tranquila se aplicarem os mesmos critérios das BD às BPD. Sobretudo, seria importante haver transparência desde o início, de forma a sabermos com o que contar. Estarei a pedir demais? ;-)

Quando concorri à BD, os critérios eram conhecidos mas, mesmo assim, o júri prejudicou largamente os candidatos do meu departamento com um critério que tampouco era verdadeiro. No meu caso, não precisei de recorrer, mas pareceu-me profundamente injusto para quem teve que o fazer.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Classificação orientador BPD: + 5 orientandos?

Mensagem por spca »

CristinaC Escreveu:(...)
Quando concorri à BD, os critérios eram conhecidos mas, mesmo assim, o júri prejudicou largamente os candidatos do meu departamento com um critério que tampouco era verdadeiro. No meu caso, não precisei de recorrer, mas pareceu-me profundamente injusto para quem teve que o fazer.
Os painéis não têm sido obrigados a seguir o Guião de Avaliação, têm podido seguir outros critérios que achem mais apropriados (de forma consistente para todos os seus candidatos). O Guião tem sido apenas um guia, não uma norma.
Por isso, se nas BD, em que o Guião dá muito mais indicações, estas nem sempre são seguidas, e cada painel de cada área tem feito em grande medida "à sua maneira", então o que falar nas BPD onde quase não são indicados critérios nenhuns?

Responder