Publicar tese, preciso de autorizaçao?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
rip_heart
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: segunda mai 14, 2012 3:11 pm
University/ Institute: Coimbra

Publicar tese, preciso de autorizaçao?

Mensagem por rip_heart »

Olá a todos.

Gostaria de saber se para publicar a minha tese de mestrado (já defendida o ano passado) preciso de algum tipo de autorização do meu orientador. E também se preciso de colocar mais algum nome que não meu.

Obrigado

flyer21
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: sábado abr 14, 2012 11:06 pm
University/ Institute: Portugal

Re: Publicar tese, preciso de autorizaçao?

Mensagem por flyer21 »

rip_heart Escreveu:Olá a todos.

Gostaria de saber se para publicar a minha tese de mestrado (já defendida o ano passado) preciso de algum tipo de autorização do meu orientador. E também se preciso de colocar mais algum nome que não meu.

Obrigado
Caro(a) colega,

Porque é que o seu orientador haveria de ter algum direito sobre o trabalho que foi você que desenvolveu?

Não só não precisa de lhe pedir autorização, como não está de maneira nenhuma obrigado a colocar o nome do orientador na sua publicação.

Sei que há muitos abusos por aí nesta matéria, mas já é tempo de os alunos se defenderem contra atitudes abusivas por parte de uma certa classe de senhores que se julgam proprietários dos alunos e das universidades....

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Publicar tese, preciso de autorizaçao?

Mensagem por spca »

Eu penso que não terás de pedir ao orientador para publicar a tese, pois creio que o mais provável é que sejas o/a detentor dos direitos de autor.
Mas seja como for, creio que para estares mais seguro, deves consultar o regulamento das dissertações da tua universidade, para veres se há lá alguma menção a direitos de autor. Ou tentar contactar algum gabinete de apoio aos alunos pós-graduados que por lá exista.

Quanto à propriedade do trabalho, ele foi feito por ti, mas sob orientação do supervisor e na universidade onde te doutoraste. Portanto haverá essas três entidades envolvidas.
Parece-me que mesmo que não tenhas de colocar o nome do orientador como co-autor, ou da universidade, os deves mencionar de alguma forma, por exemplo nos agradecimentos ou na ficha técnica. Podes tentar ver outros livros que tenham sido baseados em teses para ver como fazem.

rip_heart
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: segunda mai 14, 2012 3:11 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Publicar tese, preciso de autorizaçao?

Mensagem por rip_heart »

Obrigado a todos pelas respostas-

Deixem-me explicar o caso melhor:

Para a minha tese usei dados de um estudo nacional (para o qual colaborei, na recolha e tratamento dos dados) que foi financiado pela FCT (eu não recebi nada deles, obvio).
Quando publiquei um poster antes da tese, tive de colocar não só o nome da orientadora, como de todos os colegas dela que "supostamente" pertencem ao projecto (nunca vi nenhum a trabalhar, mas pronto).
Depois, durante a minha defesa, um dos membros do juri era uma dessas pessoas e chamou-me a atenção de que deveria ter referido o nome do protejo, uma vez que este foi financiado pela FCT.
Durante o meu trabalho tinha ficado combinado que no final seria traduzido e submetido para publicação, mas entretanto as relações entre nós alteraram-se e agora ela diz que não está bom para ser publicado (não percebo, se fosse o caso acho que deveria ter chumbado, certo? :s)

Agora a minha dúvida é se posso publicar o artigo da tese ( esqueci de referir que a tese é feita no novo modelo que ja tem um artigo incorporado).
Daqui a nada outros alunos terminam as teses deles e vao publicar coisas com os dados que eu trabalhei para a minha tese!!

p.s. sou da FAculdade Ciencias da Universidade de Coimbra

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Publicar tese, preciso de autorizaçao?

Mensagem por spca »

Olá
Em primeiro lugar, note-se que eu sou de ciências exactas (química). Uma vez que se está a falar de publicar em forma de livro (ou assim entendi), provavelmente será uma área distante, já que não estou a ver nenhuma editora interessada em publicar teses de química...

Se estivermos a falar de fazer publicações científicas em revistas científicas ou comunicações em congressos ou livros científicos, à partida terão de aparecer como co-autores todos os envolvidos no trabalho, incluindo o orientador e todos os eventuais colaboradores que contribuíram com algum significado para o trabalho. Já que o trabalho não é considerado apenas teu, mas de todos os envolvidos (autores tu, orientador e todos os colaboradores, realizado nas universidades/centros de investigação dos co-autores, e devendo agradecer-se à FCT ou outros financiadores pelo apoio financeiro através das bolsas / projectos XXX). Creio que deverias ter pelo menos a autorização do teu orientador.
Se alguém publicar esse trabalho onde estiveste envolvido usando os teus dados, à partida deverias também ser referido como autor.

No caso de um LIVRO resultante da tese ou adaptado apenas por ti a partir da tua tese, em particular se for para o público em geral, aí já creio que só tu terás de aparecer como autor, ainda que creio que algures terá (ou deve) de ser referido que aquilo resultou da tese de mestrado /doutoramento na universidade X orientada por Y, já que creio que no caso de uma tese tu é que és considerado o autor e tens os respectivos direitos.
Mas seja como for, penso que era bom, para evitares surpresas, consultares o regulamento da universidade e algum gabinete mais ou menos jurídico ou secretaria de apoio a alunos pós-graduados para teres a certeza que não há nenhuma regra de direitos de autor que impeça de publicar em formato de livro só por tua iniciativa.
rip_heart Escreveu:Obrigado a todos pelas respostas-

Deixem-me explicar o caso melhor:

Para a minha tese usei dados de um estudo nacional (para o qual colaborei, na recolha e tratamento dos dados) que foi financiado pela FCT (eu não recebi nada deles, obvio).
Quando publiquei um poster antes da tese, tive de colocar não só o nome da orientadora, como de todos os colegas dela que "supostamente" pertencem ao projecto (nunca vi nenhum a trabalhar, mas pronto).
Depois, durante a minha defesa, um dos membros do juri era uma dessas pessoas e chamou-me a atenção de que deveria ter referido o nome do protejo, uma vez que este foi financiado pela FCT.
Durante o meu trabalho tinha ficado combinado que no final seria traduzido e submetido para publicação, mas entretanto as relações entre nós alteraram-se e agora ela diz que não está bom para ser publicado (não percebo, se fosse o caso acho que deveria ter chumbado, certo? :s)

Agora a minha dúvida é se posso publicar o artigo da tese ( esqueci de referir que a tese é feita no novo modelo que ja tem um artigo incorporado).
Daqui a nada outros alunos terminam as teses deles e vao publicar coisas com os dados que eu trabalhei para a minha tese!!

p.s. sou da FAculdade Ciencias da Universidade de Coimbra

Responder