Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
rdsilva
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: terça jun 19, 2012 2:16 pm
University/ Institute: UMinho

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por rdsilva »

spca Escreveu:
tmaria Escreveu:(...)
Eu pessoalmente não entendo que seja preciso escrever e anexar tal declaração. No meu entendimento basta responder "não" no ponto 8 do formulário (em qq dos casos, qdo submetemos a candidatura, estamos a afirmar, sobre compromisso de honra, que todas as informações constantes da mesma são verdadeiras). Mas aguém tem experiência com o processo?

Obrigada.
Eu não tenho acesso ao formulário, mas se não existe lugar nenhum para submeter documentos, possivelmente bastará responder "não" nesta fase (tenho essa sensação do concurso de 2010 - tenho a sensação de ter sido necessário dizer, no meu caso, que não tinha intenções de exercer actividade profissional durante a vigência da bolsa, e não sei se também que não exercia). Depois de teres a bolsa então terás de submeter a declaração de honra em como não exerces nem exercerás actividade profissional, ou contrato com data de fim e declaração do teu chefe / supervisor de bolsa actual em como esse contrato terminou.
Também acho que responder "não" no ponto 8, mas como o regulamento refere essa declaração como obrigatória nesta fase não quero facilitar. Coloquei esta dúvida no helpdesk...

pilar100
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quarta jun 20, 2012 1:36 am
University/ Institute: Freelance

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por pilar100 »

Cara Tmaria,

Muito obrigada! I hope I can manage to do all the paperwork on time, the problem is thata I haven't received an answer from my supervisor yet...

Saudos

Pilar

flopes
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: quarta mai 30, 2012 5:25 pm
University/ Institute: Universidade lusiada do Porto

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por flopes »

Alguém me sabe explicar o que a FCT entende por estado da arte? Eu inicialmente pensei que era escrever uma espécie de critica sobre o estado que o 'nosso' tema de trabalho se encontra actualmente, depois o meu orientador disse que era para escolher 2 ou 3 obras mais importantes, sobre o tema, e elaborar uma análise ou/e critica sobre elas! No site da FCT tem o seguinte:

O que é o Estado da Arte?

Corresponde à situação atual, em termos científicos, existente na área de investigação em que o candidato pretende desenvolver a sua pesquisa. Esta informação pretende situar o impacto que o trabalho proposto pelo candidato poderá vir a ter em termos de contributo científico original.

Não sei o que faça!!!

Outra questão: data do inicio do programa de trabalhos e a data de inicio pretendida para a bolsa, têm que ser diferentes ou podem coincidir?

bolseiro24
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quarta jun 20, 2012 8:35 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por bolseiro24 »

Boa tarde a todos,

Por favor alguém poderia divulgar a linha de corte e o número de bolsas que foram atribuídas em 2011 para BPD em Ciências da Saúde?


Muito obrigada!

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 268
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC
Localização: Maribor, Eslovenia

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por Mush »

bolseiro24 Escreveu:Boa tarde a todos,

Por favor alguém poderia divulgar a linha de corte e o número de bolsas que foram atribuídas em 2011 para BPD em Ciências da Saúde?


Muito obrigada!
3,9 - 176
:)

João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 581
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por João »

Bom dia,

Alguém pode divulgar a linha de corte e o número de bolsas que foram atribuídas em 2011 para BPD em Química e em Ciência e Engenharia de Materiais?


Cumprimentos,
João
PhD

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 268
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC
Localização: Maribor, Eslovenia

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por Mush »

Fica aqui uma dica para os que nao se dao ao trabalho de procurar pela informacao de linhas de corte etc no forum... existe um topico em "perguntas/apoio ao bolseiro" com estes dados de 2009, 2010 e 2011... vejam la se vos morde!!!

simotulu
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 16
Registado: terça mai 29, 2012 11:22 pm
University/ Institute: Instituto de Ciencias Sociais, UL

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por simotulu »

Dear all,
I'm applicating for the PBD fellowships.
It seems to me that the only point we could still not manage to find a "clear interpretation" of the rules is about the documents to be submitted.
The article 16 of the rules terms that the BPD should submit copy of ID, letter of acceptance of the Host Institution, declaration about current work activities (comma 5). Of these, the only one to be sumbitted at the moment of the application is the declaration about current work activities (comma 2).
Actually, THERE IS NO SPECIFIC SPACE FOR SUMBISSION OF DOCUMENTS in the formulario. One might sumbit it as an annex to the work programme (point 4.6 of the formulario) or as academic degree (point 9).
Both the options seems quite "strange" to me.
Somebody's got experience about it?
I'll ask to my host institution office and let peoploe now if I'll have some news.
Best of luck,
Simone

CristinaC
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 112
Registado: segunda set 15, 2008 10:00 am
University/ Institute: ***

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por CristinaC »

Mush Escreveu:Fica aqui uma dica para os que nao se dao ao trabalho de procurar pela informacao de linhas de corte etc no forum... existe um topico em "perguntas/apoio ao bolseiro" com estes dados de 2009, 2010 e 2011... vejam la se vos morde!!!
Oh pa, a mim deu-me uma trincazinha ao de leve, porque consegui fugir a tempo!

Eu abri um tópico a perguntar sobre a linha de corte de BPD em Economia e Gestão precisamente porque não consegui encontrar nos outros tópicos. Vou já ali buscar o cilício... ;-)

Saudações académicas.

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 268
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC
Localização: Maribor, Eslovenia

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por Mush »

CristinaC Escreveu:
Mush Escreveu:Fica aqui uma dica para os que nao se dao ao trabalho de procurar pela informacao de linhas de corte etc no forum... existe um topico em "perguntas/apoio ao bolseiro" com estes dados de 2009, 2010 e 2011... vejam la se vos morde!!!
Oh pa, a mim deu-me uma trincazinha ao de leve, porque consegui fugir a tempo!

Eu abri um tópico a perguntar sobre a linha de corte de BPD em Economia e Gestão precisamente porque não consegui encontrar nos outros tópicos. Vou já ali buscar o cilício... ;-)

Saudações académicas.
hahahahah :lol:

Viste se estava no documento online que criaram?

João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 581
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por João »

Eu já fui ao documento online e não tem informação relativamente às BPD em Química e Ciência e Engenharia de Materiais do concurso de 2011
João
PhD

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por spca »

Mush Escreveu:(...)
Viste se estava no documento online que criaram?
O documento online parece ter sido em grande parte destruído, espero que por nabice e não por vandalismo.
Seja como for, em princípio as classificações estarão também nas intervenções do tópico. Tentem procurar.

rdsilva
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: terça jun 19, 2012 2:16 pm
University/ Institute: UMinho

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por rdsilva »

simotulu Escreveu:Dear all,
I'm applicating for the PBD fellowships.
It seems to me that the only point we could still not manage to find a "clear interpretation" of the rules is about the documents to be submitted.
The article 16 of the rules terms that the BPD should submit copy of ID, letter of acceptance of the Host Institution, declaration about current work activities (comma 5). Of these, the only one to be sumbitted at the moment of the application is the declaration about current work activities (comma 2).
Actually, THERE IS NO SPECIFIC SPACE FOR SUMBISSION OF DOCUMENTS in the formulario. One might sumbit it as an annex to the work programme (point 4.6 of the formulario) or as academic degree (point 9).
Both the options seems quite "strange" to me.
Somebody's got experience about it?
I'll ask to my host institution office and let peoploe now if I'll have some news.
Best of luck,
Simone
I had this same doubt and asked FCT. If you do not plan to have other activity during the fellowship you just need to say "No" in point 8. You will need to submit this declaration only if the fellowship is approved.
This part of the regulation is probably wrong.
Good Luck

AnaR
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: quarta mai 16, 2012 5:56 pm
University/ Institute: museum UK

ORIENTADORES Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2

Mensagem por AnaR »

viva,

para quem ja esteja mais avancado no preenchimento da candidatura:

relativamente aos co-orintadores,
tambem se devem registar e fazer upload do CV?
ou so o orientador principal e que pode associar o seu CV?

obrigada e boa sorte a todos

ClaudiaG
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: quinta mai 31, 2012 6:14 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por ClaudiaG »

Olá boa noite,

Tenho lido os vossos comentários e não sei o que significam "Linhas de corte". Desculpem a ignorância, mas talvez até devesse saber e não sei mesmo, nunca ninguém me falou sequer no assunto.

Agradeço a ajuda,
Cláudia

AnaR
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: quarta mai 16, 2012 5:56 pm
University/ Institute: museum UK

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por AnaR »

ola,

segundo o que percebo as linhas de corte preendem-se com a atribuicao das bolsas.

nao ha um numero predefinido de bolsas a atribuir para cada aarea. todas as candidaturas sao avaliadas e ordenadas e depois o painel definine quantas financia, pressumo que de acrodo com a qualidade.
a linha de corte para cada area cientifica e a nota do ultimo candidato a ser financiado.

1 - e ja agora outra pergunta, a lista com os nomes dos candidatos/instituicao de acolhimento e divulgada em algum momento?

2 - Ja ha novidades quanto a composicao dos paineis de avaliacao das BD deste ano?

ate breve!

AnaR
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: quarta mai 16, 2012 5:56 pm
University/ Institute: museum UK

Re: ORIENTADORES Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramen

Mensagem por AnaR »

AnaR Escreveu:
relativamente aos co-orientadores,
tambem se devem registar e fazer upload do CV?
ou so o orientador principal e que pode associar o seu CV?
se alguem souber a resposta acima, agradecia.


Entretanto, estou a preparar um texto para enviar aos meus (co-)supervisers a explicar o que tem de fazer. Usei o que esta na area de aplicacao do candidato mas mudifiquei pois achei que o que la estava era confuso.
Aqui fica para quem precisar.
e, se vierem algum erro, ou se tiverem outras sugestoes, p ex, com duvidas frequentes, por favor partilhem.

boa sorte!

How shall your supervisor proceed to associate him/herself with your proposal?

1. The supervisor must register in the Management and Information System (FCTSIG) http://www.fct.mctes.pt/fctsig and introduce basic identification data

1. The supervisor must then log on https://concursos.fct.mctes.pt/bolsas/ with his personal password
and click List of associated individual fellowship proposals in the main page.

2. Click on associate proposal.
3. Enter the following code :
SFRH/BD/XXXX/2012/XXXXXX
SFRH / (type of fellowship) / (number) / (year) / (public key of the proponent)

4. The candidate’s name must be confirmed NAME .
If you get the submitted reference does not match any valid proposal then the code was incorrectly submitted. Please check if you didn’t swap the letter "O" with the number zero "0" or the letter "l" with the number one "1".
If you confirm the name click on the appropriate button. The candidate is then automatically informed by email and is sent a message with the process description.

5. Please read the important note and click "continue".
6. The proposal reference id is shown on the list of associated fellowships. Click on it to access the proposal information, to visit the proponent’s application form and curriculum vitæ if they have already submitted it. This page lets the supervisor be kept up to date with the proposal progress.

7. In order to formally accept to supervise a proposal, the supervisor must enter curricular information in a PDF and accept the supervising process by clicking on "verify and submit".
Introduce curricular information needed to evaluate the application by: Uploading a curriculum in pdf format with a degree of detail appropriate for the application

Before submitting please read the important notice. If he/she chooses to terminate the association with the proposal then he/she must select the "terminate association with this proposal" button.

The supervisor/person responsible for the programme may continue to:
• check the CV and data submitted by the applicant, as explained in 6.

simotulu
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 16
Registado: terça mai 29, 2012 11:22 pm
University/ Institute: Instituto de Ciencias Sociais, UL

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por simotulu »

rdsilva Escreveu:
simotulu Escreveu:Dear all,
I'm applicating for the PBD fellowships.
It seems to me that the only point we could still not manage to find a "clear interpretation" of the rules is about the documents to be submitted.
The article 16 of the rules terms that the BPD should submit copy of ID, letter of acceptance of the Host Institution, declaration about current work activities (comma 5). Of these, the only one to be sumbitted at the moment of the application is the declaration about current work activities (comma 2).
Actually, THERE IS NO SPECIFIC SPACE FOR SUMBISSION OF DOCUMENTS in the formulario. One might sumbit it as an annex to the work programme (point 4.6 of the formulario) or as academic degree (point 9).
Both the options seems quite "strange" to me.
Somebody's got experience about it?
I'll ask to my host institution office and let peoploe now if I'll have some news.
Best of luck,
Simone
I had this same doubt and asked FCT. If you do not plan to have other activity during the fellowship you just need to say "No" in point 8. You will need to submit this declaration only if the fellowship is approved.
This part of the regulation is probably wrong.
Good Luck
Thank you very much and best of luck for you as well!

flopes
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: quarta mai 30, 2012 5:25 pm
University/ Institute: Universidade lusiada do Porto

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por flopes »

O que é(são) a(s) instituição(ções) de acolhimento?

O que é(são) a(s) instituição(ções) que conferem o grau?

Alguém me sabe explicar a diferença? Posso pôr o mesmo nome (instituição)?

D_Little_B
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 189
Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
University/ Institute: FCUL
Localização: Lisboa

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por D_Little_B »

flopes Escreveu:O que é(são) a(s) instituição(ções) de acolhimento?
Tipicamente, a unidade de investigação onde vais desenvolver o teu trabalho de investigação.
flopes Escreveu:O que é(são) a(s) instituição(ções) que conferem o grau?
A universidade onde vais estar inscrito como aluno de doutoramento.
J

Responder