Viver no estrangeiro

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
jandre
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: quarta out 20, 2010 2:39 pm
University/ Institute: Oxford Brookes University

Viver no estrangeiro

Mensagem por jandre »

Caros Colegas,

Tenho uma dúvida sobre a qual gostaria de ler a vossa opinião:

Imaginem que vão seis meses para um país estrangeiro que não utilize o euro, p.ex. Inglaterra.
Qual a melhor forma de não perder dinheiro?
A) Levantar uma exurbitância em euros e trocar em Londres (num banco - caro -, num exchange office ou nos Post Offices)
B) Troca cá euros por libras (a taxa de conversão e as taxas podem ser mais favoráveis em relação a trocar lá)
C) Levantar dinheiro pelo multibanco, podendo igualmente pagar por visa algumas compras (esta parece-me a pior solução já que as taxas são as mais elevadas)

Da vossa experiência qual a melhor solução?

Obrigado,

João André

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Re: Viver no estrangeiro

Mensagem por Aragao »

Olá João,

Eu estou num pais do euro e vou regularmente ao Reino Unido e Estados Unidos. Os melhores cambios tem sido sempre fazer pagamentos com o cartão de crédito. Os levantamentos nos EUA nem sempre tenho o melhor cambio pois depende do banco que gere a caixa MB que uso... mas em Inglaterra os cambios tem sido razoaveis.

Esta discussão é um pouco diferente mas poderá ter algumas informações interessantes
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 88&start=0&

Espero que ajude,

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

jandre
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: quarta out 20, 2010 2:39 pm
University/ Institute: Oxford Brookes University

Re: Viver no estrangeiro

Mensagem por jandre »

Olá David!

No meu caso o meu banco de PT é o BPI.
A) Em termos de transferências interbancárias se forem feitas pelo BPInet o custo é zero, mas as taxa de câmbio não é muito favorável: cerca de 1,5% desfavorável em relação à taxa média do dia. (BPI: 0,827, CGD: 0,836, Câmbio médio de sexta: 0,84)
Nesta opção tinha de abrir conta no outro banco e rezar para que não me cobrasse comissões.... Pelo o que li pode variar de banco para banco. Alguém sabe se o BPI tem acordo com algum banco em Inglaterra?
B) Em termos de comprar libras cá, o BPI cobra-me uma taxa 3 euros + IS e aplica-me a mesma taxa de câmbio anteriormente referida.
C) Em termos de trocar euros por libras, posso recorrer a troca online (http://travelmoney.moneysavingexpert.co ... k/#results) que me dão uma boa taxa. No entanto não sei muito bem como funcionam. Trocando em Londres pode ser uma hipótese embora me pareça que não seja vantajoso em relação a levar libras de cá.
D) Levantar dinheiro pelo ATM, as taxas são: € 2,50 + 3,50% (min. € 0,75) + 1,70% (comissão processamento) + 1,00% (conversão de moeda), + IS e não sei qual a taxa de câmbio utilizada.
E) Pagamento com cartão, as taxas são: 1,70% (comissão processamento) + 1,00% (conversão de moeda) + IS e não sei qual a taxa de câmbio utilizada.

Fazendo uma simulação para 1000 euros, obtenho:
A) BPI: 827 libras; CGD: 836 libras!!
B) BPI: 823,88 libras; CGD: 832 libras (assumi 4 euros de taxa, alguém sabe?)
C) Na Best Foreign Exchange: 834,35 libras!
D) BPI: 783.45 libras (fazendo a taxa de câmbio a 0,84)
E) BPI: 816.41 libras (fazendo a taxa de câmbio a 0,84)

Pelo que se pode observar a melhor solução é sem dúvida transferir pela Caixa, 2º comprar online, 3º comprar libras na CGD, 4º transferir dinheiro pelo BPI, 5º comprar libras no BPI. A pior solução é levantar dinheiro.
Agradecem-se comentários.

JA

nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 195
Registado: quarta set 17, 2008 4:57 am
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory
Localização: Baltimore, MD, USA

Re: Viver no estrangeiro

Mensagem por nowikissyou »

Se tiveres uma conta bancária no destino, esta solução parece-me a melhor: http://www.xe.com/fx/

Para os EUA não há nenhuma taxa, se for para a Grã-Bretanha é melhor veres nas condições. Além disso, a taxa de câmbio tem sido melhor que a dos bancos.

saragsilva
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 610
Registado: quarta mai 13, 2009 9:55 am
University/ Institute: porto

Re: Viver no estrangeiro

Mensagem por saragsilva »

Eu quando vivi em Inglaterra durante o dout, a melhor solução para mim foi abrir conta lá (abri no Natwest, mas há muitos), e comprava um cheque bancário aqui em libras (à volta de 15 euros) mais ou menos do que ia precisar lá para uns meses, e depois depositava lá. É certo que se perde sempre depois com os câmbios e na altura em que estive lá a libra estava bem mais alta, mas foi assim que fiz...
sara

jandre
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: quarta out 20, 2010 2:39 pm
University/ Institute: Oxford Brookes University

Re: Viver no estrangeiro

Mensagem por jandre »

Muito obrigado pelas vossas respostas.

Abrir uma conta é uma boa opção, no entanto eu não vou estar full-time em oxford. Vou estar lá este ano uns 8 meses por causa do trabalho experimental e depois vou estar por volta de 4-5 meses/ano. Sendo assim não sei se depois o banco de lá não cobrará taxas por não ter movimentos (e há sempre o custo de fechar a conta no final e transferir o dinheiro de volta...).
Por outro lado tem vantagens em levar dinheiro de cá. Não temos de andar com milhares de euros na carteira com medo de ser assaltados nem temos de comprar um cofre ou assim para guardar o dinheiro.
O ideal era o banco português ter uma parceria com um banco inglês em que a conta fosse comum e considerassem uma boa taxa de câmbio :D

saragsilva
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 610
Registado: quarta mai 13, 2009 9:55 am
University/ Institute: porto

Re: Viver no estrangeiro

Mensagem por saragsilva »

O Natwest não te fecha a conta por não teres movimentos nem cobra nada por isso. Quando vim de lá em 2008 deixei a estonteante quantia de 2 libras na conta só para dizer ainda tinha eheh, comuniquei a mudança de morada para Portugal, e todos os mesinhos ainda recebo a cartinha aqui em casa com o extracto. Entretanto da última vez que lá fui o ano passado renovei foi o cartão que já estava a expirar, mas dá um jeitaço continuar com conta aberta lá por acaso.
Isso da parceria não conheço, mas era fixe sim.

jandre
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: quarta out 20, 2010 2:39 pm
University/ Institute: Oxford Brookes University

Re: Viver no estrangeiro

Mensagem por jandre »

Obrigado Sara pela informação.

Vou pensar seriamente nisso. Vou agora dois meses e vou levar dinheiro de cá.
Tenho é de pagar as propinas e para isso acho que vou utilizar um dos serviços online para transferir o dinheiro de cá para a conta deles. Estive a pesquisar e o mais interessante parece ser o http://www.smartcurrencyexchange.com/eu ... _rate.aspx

A FCT utilizou uma taxa EUR/GBP=0,87 que deve corresponder à taxa de Outubro de 2010, data em que começei a bolsa. No entanto, agora a taxa é-me bastante desfavorável (0,84). Espero que me devolvam a diferença.

Em relação à conta conjunta, vou ver no Barclays. Li no site interacional que é possível...

nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 195
Registado: quarta set 17, 2008 4:57 am
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory
Localização: Baltimore, MD, USA

Re: Viver no estrangeiro

Mensagem por nowikissyou »

A FCT não te devolve a diferença. O câmbio que eles aplicam é final.

Até agora, ouve uma vez que fiquei a ganhar e todas as outras fiquei a perder. No entanto, apenas na vez que fiquei a ganhar e em duas das que fiquei a perder é que as diferenças foram significativas. Além disso, podes sempre controlar a altura em que fazes a transf./câmbio, o que te permite, até certo ponto, tentar minimizar as perdas.

Em relação a transacções online, lê bem as letras miúdas relativas a taxas e se o câmbio que anunciam no site é o valor mid-market ou aquele que efectivamente te dão (que é sempre pior) aquando da transf..

jandre
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: quarta out 20, 2010 2:39 pm
University/ Institute: Oxford Brookes University

Re: Viver no estrangeiro

Mensagem por jandre »

Acho isso muito injusto. Se eu fizesse a transferência pelo BPI ardia com 600 euros.... assim devo arder com 400 euros...

Em relação aos bancos com possibilidade de conta conjunta estive hoje no barclays e no santander e vim de lá como fui. Os bancos realmente não existem para ajudar as pessoas. São como os seguros, é-se obrigado a ter um mas reza-se para nunca se usar...

pjhs
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 34
Registado: quarta fev 09, 2011 11:40 pm
University/ Institute: Univ. Coimbra

Re: Viver no estrangeiro

Mensagem por pjhs »

Estive dois anos na Escócia e na Caixa Geral de Depósitos existe um cartão de débito especial para residentes no estrangeiro, que permite fazer levantamentos no país de residência sem pagar comissões:

http://www.cgd.pt/Site/Residentes-Estra ... ro-RE.aspx

Com este cartão, levantava libras sem qualquer comissão. Nomeadamente usei esta técnica para "transferir" dinheiro para o meu banco escocês (levantava no ATM do próprio banco e de seguida ia depositar ao balcão...) para poder pagar casa, luz, gás e a bendita "council tax".

Ah, e claro que acompanhava regularmente a taxa de câmbio para escolher as melhores alturas para os levantamentos... :-P

jandre
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: quarta out 20, 2010 2:39 pm
University/ Institute: Oxford Brookes University

Re: Viver no estrangeiro

Mensagem por jandre »

pjhs, Muito Obrigado!

Vou já à caixa amanhã! Pena que tenha já o voo marcado para segunda! espero que dê!

JA

pjhs
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 34
Registado: quarta fev 09, 2011 11:40 pm
University/ Institute: Univ. Coimbra

Re: Viver no estrangeiro

Mensagem por pjhs »

Sim, deve dar. Nota que o cartão irá ser enviado para a tua morada no estrangeiro. Espero é que não te levantem problemas pelo facto de estares lá apenas em part-time. Mas, o segredo é a alma do negócio :-)

jandre
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: quarta out 20, 2010 2:39 pm
University/ Institute: Oxford Brookes University

Re: Viver no estrangeiro

Mensagem por jandre »

Pois, espero que não. Não sei se diga se não, mas logo vejo como evolui a conversa. Ainda me custa a acreditar que este cartão existe..... é demasiado bom para ser verdade. A anuidade após o primeiro ano quanto é podes dizer-me sff (e outros contras que encontras-te como por exemplo fechar a conta ou assim)? Obrigado

P.S.: Mudas-te de banco ou ficaste com duas contas à ordem cá e uma lá? Já agora qual a vantagem em abrir uma conta no UK visto que já tens o dinheiro sem custos?

pjhs
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 34
Registado: quarta fev 09, 2011 11:40 pm
University/ Institute: Univ. Coimbra

Re: Viver no estrangeiro

Mensagem por pjhs »

Sim, é um cartão muito bom. Se não me engano, a anuidade era 9 euros... mas posso estar a confundir. De qualquer forma, não será nenhuma fortuna, ainda para mais se compararmos com as vantagens. :-)

Nunca encontrei nenhum verdadeiro "contra" a este cartão. :-) A única coisa menos boa foi que, no início, o banco levava imenso tempo a fazer o débito dos levantamentos, o que dificultava um pouco o controlo sobre a taxa de câmbio. Mas a certa altura passaram a ser mais expeditos a debitar os levantamentos na conta.

Eu já tinha conta na CGD, e mantive-a pois a FCT só efectua transferências para bancos nacionais. Abri a conta no estrangeiro para facilitar o pagamento das despesas fixas (casa, luz, gás, etc.) Ainda efectuei uma transferência da minha conta na CGD para a conta do senhorio, mas pelo caminho perderam-se várias libras... pelo que optei por abrir conta num banco escocês, levantar em numerário com o cartão da CGD e depositar em numerário ao balcão... dessa forma não pagava quaisquer comissões :evil:

Ah, e se calhar podes encontrar este tipo de cartão noutros bancos... penso que já ouvi falar no BCP, mas não tenho a certeza.

pjhs
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 34
Registado: quarta fev 09, 2011 11:40 pm
University/ Institute: Univ. Coimbra

Re: Viver no estrangeiro

Mensagem por pjhs »

Ah, acho que me enganei quanto ao sítio para onde eles enviam o cartão. Depois de pensar um pouco, acho que o cartão foi enviado para a minha morada portuguesa e depois a minha mãe reenviou para a Escócia. Mas nada como perguntares directamente no banco qual o procedimento...

jandre
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: quarta out 20, 2010 2:39 pm
University/ Institute: Oxford Brookes University

Re: Viver no estrangeiro

Mensagem por jandre »

Fui à CGD e é preciso um documento do consulado a dizer que estou inscrito há mais de seis meses... mas valeu a pena.
Obrigado pela atenção.

JA

pjhs
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 34
Registado: quarta fev 09, 2011 11:40 pm
University/ Institute: Univ. Coimbra

Re: Viver no estrangeiro

Mensagem por pjhs »

Documento do consulado !? Essa agora... a mim não me pediram nada disso na altura. Suponho que não te vão emitir o cartão?

jandre
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: quarta out 20, 2010 2:39 pm
University/ Institute: Oxford Brookes University

Re: Viver no estrangeiro

Mensagem por jandre »

Pois eu tb achei estranho. Primeiro fui a uma agência ao pé de mim que me disseram que precisava de uma declaração da "junta de freguesia" de oxford a dizer que eu residia no sítio x. Depois fui à agência do IST e foi lá que me lançaram essa.
E sendo assim nada feito...

pjhs
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 34
Registado: quarta fev 09, 2011 11:40 pm
University/ Institute: Univ. Coimbra

Re: Viver no estrangeiro

Mensagem por pjhs »

Ora bolas... na minha altura foi tudo muito simples... devem ter apertado os procedimentos entretanto.
Lamento ter-te dado tão altas expectativas... :(

Responder