Bolsa de desenvolvimento de carreira científica e pós-Doc

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
cmag@icbas.up.pt
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: domingo jan 02, 2011 10:24 pm
University/ Institute: CIMAR

Bolsa de desenvolvimento de carreira científica e pós-Doc

Mensagem por cmag@icbas.up.pt »

Boa Noite,

Venho saber se na situação em que me encontro estarei nas condições de me candidatar a uma bolsa de desenvolvimento de carreira científica ou a uma nova bolsa de pós-doc da FCT, visto não perceber muito bem o regulamento da FCT no que diz respeito a estas bolsas.

Eu estou no final no 5º ano de bolsa de pós-doc. Sou investigadora principal de 3 projectos financiados pela FCT (o 1º projecto teve inicio em Junho e os outros dois foram aprovados no último concurso) além de fazer parte da equipa de investigação de mais 2 projectos da FCT e de um Europeu. O meu problema é que vou terminar a minha bolsa para o próximo ano (completo os 6 anos) altura em que tenho todos os projectos a correr. Entrei em contacto com a FCT e eles informaram-me que para obter uma bolsa de desenvolvimento de carreira científica teria de ter incluído essa bolsa num projecto de investigação e teria de estar a 100% nesse projecto, não sendo possível ser PI de mais do que um projecto. O que me parece não fazer sentido atribuir uma bolsa destas a uma pessoa que tenha um projecto mas uma pessoa com três a mesma bolsa já não pode ser atribuída. No que diz respeito à bolsa de Pós-Doc o regulamento diz que estas bolsas têm a duração máxima de 6 anos, será que posso concorrer novamente?

Obrigado,
catarina

MIBCM
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 81
Registado: sexta dez 10, 2010 8:31 am
University/ Institute: UMCG

Re: Bolsa de desenvolvimento de carreira científica e pós-D

Mensagem por MIBCM »

cmag@icbas.up.pt Escreveu:
No que diz respeito à bolsa de Pós-Doc o regulamento diz que estas bolsas têm a duração máxima de 6 anos, será que posso concorrer novamente?
Olá Catarina,

eu sei de quem já concorreu mais do que uma vez a pos-doc e teve bolsa.

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Mensagens: 664
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho
Localização: Universidade do Minho

Re: Bolsa de desenvolvimento de carreira científica e pós-D

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá.

De facto, é verdade: podes concorrer a mais do que uma bolsa pós-doc. Já houve uma colega que contou isso mesmo aqui no fórum: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=3753

Relativamente às BDCC, realmente a situação é caricata, mas está definida pelas regras das bolsas atribuídas por projectos. É por coisas dessas que eu acho que as bolsas não deveriam estar associadas a projectos, mas às instituições, sendo que poderiam depois ser imputadas a mais do que um projecto. É que, na prática, é isto que acontece em vários casos: a pessoa trabalha em mais do que um projecto.
Penso que é uma questão sobre a qual vale a pena reflectir e discutir com a tutela, para que os regulamentos fiquem o melhor possível para melhorar a investigação científica nacional.

Tiago

Responder