pipeta Escreveu:
Licenciei-me (pós-bolonha) com média de 14 e fiz um mestrado com média de 17. Estive a ver o guia de avaliação da FCT, mas não percebi em que categoria de pontuação caio... 3.5? A nota do mestrado conta para quê?
Um mistério. Para algumas áreas, já me constou que existe um guião não-público com regras especificamente para planos de estudos pós-bolonha (que, grosso modo, consistem em fazer uma média ponderada -- 60% nota lic + 40% nota mestrado). Pode ser que o guião para a chamada de 2010 seja mais claro nesse sentido.
pipeta Escreveu:
Tenho submetidos ou a submeter 3 papers como co-autora e 1 como autora principal. Não sei se todos os papers vão estar in press até Junho, mas até Setembro de certeza que sim. Por isso, estava a pensar em concorrer só em segunda fase para ter mais essa benesse. Deixar passar a 1ª fase e concorrer em 2ª reduz as chances de ter bolsa?
Com a miséria que, ao que consta e por experiência própria, contam os papers, eu aconselhar-te-ia para te candidatares na 1.ª fase. E atenta que, a partir do momento que o paper esteja "aceite para publicação" é citável e passível de constar do teu CV como tal.
pipeta Escreveu:
Posso concorrer em ciências do ambiente e ciências agronómicas, uma vez que o tema se adequa às duas. Qual das áreas tem "menos concorrência"?
O tópico
Bolsas 2009, 1ª fase / 2ª fase - Resumo Estatístico seria o sítio onde essa info poderia estar, mas para esses áreas ninguém a forneceu.
pipeta Escreveu:
E quando tempo é necessário deixar passar entre os resultados das candidaturas à bolsa e o começo do doutoramento?
Não sei se percebo bem a tua pergunta, mas não
tens propriamente de dar nenhum tempo. Há apenas duas coisas:
1. tens a restrição de só poderes começar o teu plano de trabalhos em Outubro 2010 ou Janeiro 2011 (consoante te candidates na 1.ª ou na 2.ª fase)
2. depois de a candidatura aceite, só podes lacrar o processo com os documentos quando tiveres uma declaração da instituição que confere o grau em como és aceite como aluna de doutoramento, e isso condiciona a data de início do teu doutoramento (podes ter de alterar a data que forneceste na candidatura).