Doutoramento - mudança de instituição e/ou orientador

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Cristina Ramos
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda out 26, 2009 5:57 pm
University/ Institute: Porto

Doutoramento - mudança de instituição e/ou orientador

Mensagem por Cristina Ramos »

Boa tarde.

Fui comtemplada com uma bolsa de doutoramento da FCT (concurso 2009 - 2ª fase).
Será possível desenvolver o projecto noutro laboratório que não o indicado? caso ambas as partes estejam de acordo, isso é possível? e em termos d orientação...posso mudar um dos orientadores da "instituição original" para alguém da outra? (tudo isto sempre com o consentimento de ambas as partes)...
Se tal for possível teria de ser submetida a nova avaliação pela FCT?

Se alguém tiver passado por alguma experiência semelhante...agradeço imenso se me puder ajudar!

Obrigada
Bj

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Doutoramento - mudança de instituição e/ou orientador

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá.

Em princípio, é possível, mas não é automático.
Os casos que conheço de alteração da instituição e/ou de orientador são com comum acordo e com a bolsa já em desenvolvimento. Nesses casos, o bolseiro fez o pedido à FCT, acompanhado dos pareceres dos orientadores e eventualmente alguma alteração ao plano de trabalho e depois a FCT avalia a situação.
Logo no início, não sei se funcionará com facilidade. Nota que acabaste de ser avaliada com base em pressupostos que já pretendes alterar. É legítimo que se pense que se tivesses concorrido com a instituição e/ou orientador que agora pretendes, a classificação poderia ser diferente e afectar a concessão da bolsa...
Mas se há acordo entre todos, é uma questão de comunicar com a FCT e ver o que eles dizem.

Tiago

Cristina Ramos
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda out 26, 2009 5:57 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por Cristina Ramos »

Obrigada, Tiago.

Isto de ser marinheiro de primeira viagem tem muito que se lhe diga! :roll:
Parabéns pelo fórum, tenho encontrado muitas respostas às minhas (milhentas) dúvidas aqui! :wink:

Cristina

jomifer
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado mai 30, 2009 7:16 pm
University/ Institute: London School of Economics

Mensagem por jomifer »

Olá.

Cristina, de facto, é perfeitamente possível. Eu próprio estive nessa situação. Este ano obtive uma bolsa de doutoramento na primeira fase. Porém, mesmo antes de os resultados saírem, já havia decidido a alteração para uma outra instituição e orientador. O meu pedido foi já autorizado, estou só à espera do contrato.

Para conseguir a alteração tive que submeter todos os documentos electronicamente, tal como se não houvesse qualquer instituição. Nos formulários electrónicas, na categoria "declaração do orientador", coloquei três declarações: uma do antigo orientador a dizer que tudo bem, outro do antigo co-orientador a dizer que tudo bem, e uma do novo orientador a dizer que me aceitava. Na categoria "instituição" coloquei uma declaração de aceitação da antiga e da nova. Nesta categoria coloquei ainda uma carta, em formato pdf, escrita por mim, na qual expliquei os motivos para a alteração, enaltecendo que o novo orientador era AINDA melhor, que as linhas de investigação dele eram idênticas às minhas, etc, etc.

Em todos os outros campos os documentos foram submetidos normalmente. A espera foi de cerca de dois meses, entre o momento do pedido e o momento da aprovação.

Espero que isto tenha ajudado.

Boa sorte.

Jorge

mariadascouves
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jun 29, 2011 4:09 pm
University/ Institute: n.a.

Mensagem por mariadascouves »

Olá
Precisava muito da vossa ajuda.
Atribuíram-me a bolsa no recurso de 2010 (cujos resultados saíram há cerca de três semanas, bravo FCT) mas preciso de fazer alterações antes de assinar o contrato, tal como o Jomifer neste tópico.
Acontece que a FCT diz-me que não posso fazer essas alterações e que nunca isso aconteceu no passado, pelo que só indicando os nomes daqueles que o fizeram poderei eu também fazer o mesmo e assim conseguir a bolsa.
Agradeço bastante se me puderem ajudar. Podem sempre enviar-me uma mensagem privada com essa informação.

Responder