Apelo a todos os bolseiros

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Lopes Costa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: segunda set 22, 2008 10:06 am
University/ Institute: UMinho

Apelo a todos os bolseiros

Mensagem por Lopes Costa » quarta mar 11, 2009 3:57 pm

É muito frustrante saber que o nosso trabalho tem mérito (porque caso contrário não seriamos bolseiros) mas que não merecemos receber a horas o que é nosso de direito. Sugiro tornar este nosso problema um problema publico, se cada um de nós enviar um mail para os meios de comunicação social a "chatear" e a alertar para esta situação pode ser que este problema se torne publico. Sim porque o Socrates fica todo contente em ir para a comunicação social mostrar as nossas carinhas "investigadores contratados" mas nunca ninguém diz que que temos que esperar entre 3 a 6 meses para receber o nosso ordenado! Será que não está na hora de tentarmos mudar qualquer coisa??????????

ruisoarescosta
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Mensagens: 114
Registado: quarta jan 11, 2006 4:26 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa / Princeton University
Contacto:

Re: Apelo a todos os bolseiros

Mensagem por ruisoarescosta » quarta mar 11, 2009 10:35 pm

Boas noites!

Olá Lopes Costa,

Tens razão, é frustrante o problema que descreves.

Quanto a acções, é óptimo que estejas motivado e procures motivar outros para fazer coisas e ter um papel mais activo na modificação da forma como são encarados os bolseiros. Aqui, permite-me sugerir que, para além da chuva de emails que propões, te juntes à ABIC e assim possas colaborar activamente na procura de soluções para problemas como estes.

A este respeito - atrasos no pagamento a bolseiros de investigação - podes ver por exemplo esta notícia publicada há instantes aqui no fórum sobre uma acção desenvolvida pela ABIC há poucos dias - http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=8&t=2826

Este caso teve entretanto seguimento e pelo menos parte dos meses em atraso foram já pagos. Como vês a ABIC consegue ter um impacto significativo na medida que interage directamente com os interlocutores de maior responsabilidade em matérias como estas. Neste caso concreto, a ABIC contactou directamente com a presidência da FCT e do IICT.

Em suma, se tens vontade e disponibilidade para desempenhar um papel activo na procura de um cenário em que os bolseiros têm outras condições, junta-te à ABIC. A direcção é perfeitamente horizontal e está permanentemente aberta à entrada de novos colaboradores. Serás, como todos os outros, sempre bem vindo! (Nota que para colaborares não precisas sequer de estar em Portugal, quanto mais em Lisboa. Muitos dos membros da actual direcção e colaboradores são bolseiros que se encontram no estrangeiro e colaboram através da participação em discussões e grupos de trabalho cuja actividade decorre online).

Abraços e beijinhos,

rui
--
Rui Soares Costa

http://www.ruisoarescosta.tk
http://homepage.oniduo.pt/ruisc

R. Escolas Gerais, 63, 3E
1100-216 Lisboa
Portugal

phone [+351] 96 424 57 72

Responder