Assuntos variados...

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
carvalhido
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 20
Registado: terça ago 03, 2004 1:08 pm
University/ Institute: CGUP

Assuntos variados...

Mensagem por carvalhido »

Caras(os) colegas.

O que pensam acerca dos assuntos?

1) Bolseiros sem aumento de vencimento, há anos... indexar os aumentos dos bolseiros à função pública?

2) Contagem do tempo de serviço enquanto bolseiros, para efeitos de concursos públicos (e.g. docência ensino básico/secundário) e reforma

3) Direito ao subsídio de desemprego... já que se desconta para a seg. social, não é?

4) Não sei se os dirigentes já o fizeram, ou pensam fazer, mas acho que esta é uma boa altura para fazer lembrar ao Digníssimo Professor Mariano Gago, que o choque tecnológico passa pela dignificação da condição de bolseiros de I&D. Há que requalificar as empresas (principalmente PME, sim senhor), mas tb há que pensar em quem por cá ainda anda e que, para levar o trabalho a bom porto, tem que ter principalmente, muito amor à camisola...

5) Por que razão só há 123 utilizadores registados no site? Quantos sócios tem a ABIC? A FCT tem que ser urgentemente pressionada no sentido de fornecer, dentro da legalidade, os dados dos bolseiros de I&D, para um contacto massivo junto destes. (a partir de 1/set/05, data em que iniciarei as funções de bolseiro, dará concerteza entrada a minha ficha de inscrição). Os núcleos têm que reunir em plenários com os bolseiros para conseguir o máximo de sócios possível!

REGRA: Quantos mais sócios tem uma associação, mais força reinvidicativa tem junto de quem governa o país. É diferente dizer junto do ministro: a ABIC representa 50 bolseiros, ou dizer a ABIC representa 4000 bolseiros.... Não faço ideia do nº de bolseiros que tem o país.


6) A FCT tem que modernizar o site, aquilo não é serviço que se apresente. Também é uma questão de falta de brio / má gestão....

7) Quanto ao "nosso site". Não há possibilidade de criar uma subsecção geral no fórum para mensagens antigas (com mais que, por exemplo, 3 meses sem discussão). Torna-se muito mais eficaz e facilita a discussão de todas as ideias.

8) Uma boa páscoa para todas/os. :D

Um abraço amigo,

Ricardo
Ricardo J. Carvalhido

Paulo J. N. Silva
Sócios
Sócios
Mensagens: 362
Registado: segunda mai 17, 2004 11:57 am
University/ Institute: Ansiao
Localização: Ansiao

Re: Assuntos variados...

Mensagem por Paulo J. N. Silva »

Olá
carvalhido Escreveu:Caras(os) colegas.

O que pensam acerca dos assuntos?

1) Bolseiros sem aumento de vencimento, há anos... indexar os aumentos dos bolseiros à função pública?
No estatuto do bolseiro de investigação cientifica EBIC proposto pelo PCP na AR e que nunca foi votado, havia esta referencia no sentido de o subsidio, e nao ordenado, fosse comparavel com o que existe para pessoas a desempenhar funcoes iguais. O que aconteceu foi que o EBIC aprovado com os votos favoraveis do PSD/CDS/PP/PS e com as abstencoes do PCP, PEV e BE se a memoria nao me atraicoa, nada diz acerca desta questao. No caderno reivindicativo da ABIC esta questao da actualizacao do valor do subsidio está la colocada.

carvalhido Escreveu: 2) Contagem do tempo de serviço enquanto bolseiros, para efeitos de concursos públicos (e.g. docência ensino básico/secundário) e reforma
Esta no caderno reivindicativo da ABIC e na proposta de projecto de lei do PCP que nao foi votado. É preciso dizer que o PCP foi o único partido que pegou no nosso caderno reivindicativo e o transformou em proposta de projecto de lei. No entanto este caderno foi entregue em todos os grupos parlamentares, em reunioes entre a ABIC e esses mesmos grupos.

carvalhido Escreveu: 3) Direito ao subsídio de desemprego... já que se desconta para a seg. social, não é?
Esta no caderno reivindicativo da ABIC e na proposta de projecto de lei do PCP que nao foi votado.
carvalhido Escreveu: 4) Não sei se os dirigentes já o fizeram, ou pensam fazer, mas acho que esta é uma boa altura para fazer lembrar ao Digníssimo Professor Mariano Gago, que o choque tecnológico passa pela dignificação da condição de bolseiros de I&D. Há que requalificar as empresas (principalmente PME, sim senhor), mas tb há que pensar em quem por cá ainda anda e que, para levar o trabalho a bom porto, tem que ter principalmente, muito amor à camisola...
Irao ou ja formam pedidas audiencias com o novo responsavel do MCIES, exactamente para se saber o que esta previsto acontecer no futuro imediato, por parte do governo e entregar as nossas propostas assim como o Manifesto, que interessantemente não tem ainda a assinatura de muitos "notaveis" da Ciência Portuguesa.

carvalhido Escreveu: 5) Por que razão só há 123 utilizadores registados no site? Quantos sócios tem a ABIC? A FCT tem que ser urgentemente pressionada no sentido de fornecer, dentro da legalidade, os dados dos bolseiros de I&D, para um contacto massivo junto destes. (a partir de 1/set/05, data em que iniciarei as funções de bolseiro, dará concerteza entrada a minha ficha de inscrição). Os núcleos têm que reunir em plenários com os bolseiros para conseguir o máximo de sócios possível!
Nem toda a gente pensa da mesma forma, e para muitos isto é do menos mau. Envia um e-mail ao Joao Ferreira e ele podera responder-te melhor que eu.
carvalhido Escreveu: 6) A FCT tem que modernizar o site, aquilo não é serviço que se apresente. Também é uma questão de falta de brio / má gestão....
Há muita coisa a melhorar
carvalhido Escreveu: 7) Quanto ao "nosso site". Não há possibilidade de criar uma subsecção geral no fórum para mensagens antigas (com mais que, por exemplo, 3 meses sem discussão). Torna-se muito mais eficaz e facilita a discussão de todas as ideias.
Envia um e-mail ao David Aragao pois ele tem essa competencia dentro da ABIC.


Uma Boa Páscoa

Paulo Silva

Responder