Subsídio de instalação (estrangeiro)

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
rgonzo
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 72
Registado: sexta mar 30, 2007 12:49 pm
Localização: Univ of London - Institute of Education

Subsídio de instalação (estrangeiro)

Mensagem por rgonzo »

Olá a todos
Recebi uma bolsa no estrangeiro, mas por já estar a residir cá antes do início da bolsa, a FCT decidiu não me dar o subsidio de instalação.
Quando contactei a FCT para saber porque nao tinha recebido eles explicaram que era essa a única razao mas que eu poderia solicitar esse subsidio por carta à FCT.

Caso haja mais bolseiros nesta situação, acho que seria uma boa ideia criar uma minuta para solicitar este subsidio. Caso alguém já o tenha feito no passado, seria optimo receber algum feedback de como correram as coisas ou se o envio da carta irá cair em saco roto...

Obrigado

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Durante a minha bolsa de doutoramento (mista) num dos periodos no estrangeiro fiquei mais de 6 meses não estando isso previsto inicialmente. No momento que fiz 6 meses pedi o subsidio de instalação (estava a meio do doutoramento e nunca o tinha pedido) e deram-me. Naquela altura deu muitlo jeito porque a FCT tinha deixado de pagar as viagens entre instituicoes de acolhimento todos os anos... e portanto usei esse subsidio para isso. Não é bem o teu caso mas é um caso em que já estava no estrangeiro e a FCT deu-me o subsidio de instalação.

Sobre a FCT deixar de pagar 750€/ano em subsidio de viagem na Europa.
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=353

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Mensagens: 217
Registado: sexta ago 11, 2006 1:17 pm
University/ Institute: Université Paris-Sorbonne
Localização: Paris
Contacto:

Re: Subsídio de instalação (estrangeiro)

Mensagem por Luisa Semedo »

rgonzo Escreveu:Olá a todos
Recebi uma bolsa no estrangeiro, mas por já estar a residir cá antes do início da bolsa, a FCT decidiu não me dar o subsidio de instalação.
Quando contactei a FCT para saber porque nao tinha recebido eles explicaram que era essa a única razao mas que eu poderia solicitar esse subsidio por carta à FCT.

Caso haja mais bolseiros nesta situação, acho que seria uma boa ideia criar uma minuta para solicitar este subsidio. Caso alguém já o tenha feito no passado, seria optimo receber algum feedback de como correram as coisas ou se o envio da carta irá cair em saco roto...

Obrigado
Mas que argumentos vais usar na tua carta? A FCT disse-te o que deverias escrever? é que como também ja moro no estrangeiro, imagino que eles também nao me vao pagar esse subsidio! :roll:
"J'ai toujours haï les ténèbres [...]." Jean-Jacques Rousseau

rgonzo
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 72
Registado: sexta mar 30, 2007 12:49 pm
Localização: Univ of London - Institute of Education

Mensagem por rgonzo »

Sim, eles disseram para escrever "pelo sim pelo não".
Já que o julgamento foi feito com base num critério - que por sinal nao vem em nenhum regulamento - deverá ser fácil explicar que uma coisa (viver no estrangeiro) não tem nada que ver com a outra (nao necessitar de subsidio de instalacao).... as vezes muito pelo contrário!

vera.ff
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 96
Registado: terça nov 06, 2007 4:24 pm
University/ Institute: Universidade Utrecht
Localização: The Netherlands

alguma novidade sobre o subsídio de instalação?

Mensagem por vera.ff »

Olá, também vou estar na mesma situação: já vivo no sítio onde vou fazer investigação. Já têm resposta?

ana petronilho
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: sábado dez 16, 2006 12:40 pm
Localização: IIQ-SEVILLA

Mensagem por ana petronilho »

olá a todos. Tambem me deram a BD quando ja me encontrava há ano e meio na instituiçao onde estou, em Espanha, e foi-me atribuido tanto o subsidio de viagem , como o de instalação. Nao tive que pedir absolutamente nada, nem escrever coisa nenhuma.
Boa sorte.
ana

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Mensagens: 217
Registado: sexta ago 11, 2006 1:17 pm
University/ Institute: Université Paris-Sorbonne
Localização: Paris
Contacto:

Mensagem por Luisa Semedo »

Eu também recebi o subsidio de instalaçao e de viagem! Se calhar eles fazem uma diferença entre quem foi para o estrangeiro para estudar e aqueles que ja la moram com a familia!
"J'ai toujours haï les ténèbres [...]." Jean-Jacques Rousseau

vera.ff
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 96
Registado: terça nov 06, 2007 4:24 pm
University/ Institute: Universidade Utrecht
Localização: The Netherlands

Subsídio para actividades de formação complementar

Mensagem por vera.ff »

Olá, emboara não tenha directamente a ver com o tópico, gostava de saber se alguém sabe ou já teve a experiência de, tendo uma bolsa de doutoramento no estrangeiro, se deslocar a outro país para a sua investigação. No meu caso, teria de ir a Portugal consultar bibliografia, catálogos de exposições, etc (um mês seria suficiente). Li no site da FCT que podemos usar um 'Subsídio para actividades de formação complementar no estrangeiro, excepto cursos, de duração não superior a três meses, no caso de serem bolseiros no País'.Alguém sabe como isto funciona e o quais as condições para termos direito a ele? Não sei se este caso seria enquadrável. Obrigada,
Vera

Responder