Novo Estatuto de Bolseiro - direito a ferias e subsídios?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
CALVO
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quinta mai 27, 2004 10:04 am

Novo Estatuto de Bolseiro - direito a ferias e subsídios?

Mensagem por CALVO »

Quais as alterações propostas para o "novo" estatuto de bolseiro.
Temos direito a férias, subsidio de férias e subsídio de natal?
Temos Direito a subsídio de alimentação?
Para quando actualizações no valor das bolsas?
Gostava se fosse possível, alguns esclarecimentos.

Muito Obrigado

leonornobrealves
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quinta mai 20, 2004 5:27 pm
Localização: FCT UNL

Mensagem por leonornobrealves »

Ora aí está algo a que eu gostaria de saber a resposta. Tanto quanto sei, o novo estatuto do Bolseiro ainda não foi aprovado. Segundo li na Comunicação Social a Ministra fez algumas declarações, mas nada de concreto. Confesso que fiquei um pouco baralhada com as declarações que li, julgo eu via TSFonline, em que se dizia que tinham ficado de fora as renvidicações de que o período passado como bolseiro contasse como tempo de serviço. Ora isso não era já um direito adquirido? Seja como for, pelo que entendi as alterações passarão praticamente despercebidas:passaremos a ter direito a um período de férias(mas não a subsidio de férias), que embora no estatuto actual não estivesse previsto a Fundação reomendava que existisse e, segundo sei, quase todos os bolseiros acabavam por ter, e a licença de parto. Parece-me que mais nada ia alterar. Esta foi a ideia com que fiquei. Se estiver errada, peço por favor que me corrijam.

aragorn
Sócios
Sócios
Mensagens: 107
Registado: segunda abr 26, 2004 3:31 pm
Localização: ITQB - UNL

Mensagem por aragorn »

Encontrei estas informações numa pesquisa no google:
Novo estatuto do bolseiro
20/05/2004

A ministra da Ciência e do Ensino Superior anunciou ontem as novidades previstas no projecto de novo estatuto do bolseiro. Deste modo, os cerca de sete mil bolseiros de investigação existentes em Portugal vão continuar a receber a bolsa em período de suspensão, ver o regime de dedicação exclusiva alargada e os períodos de descanso cobertos financeiramente.

Contudo, o subsídio de desemprego e a contagem do tempo de serviço ficaram por contemplar neste novo estatuto, previsto para entrar em vigor já no próximo mês. As novidades foram apresentadas na sessão inaugural da Conferência "Emprego Científico em Portugal-Que Futuro?", que a Associação de Bolseiros de Investigação Científica realizou ontem na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.

Outra novidade incide no facto de a cobertura financeira do período de suspensão da bolsa, ou seja, se um investigador tiver que suspender a sua actividade por motivos de saúde e outros, continuará a receber a bolsa durante toda a sua ausência.

O leque das excepções do regime de dedicação exclusiva também vai ser alargado e os bolseiros vão poder exercer outras actividades desde que estas se encontrem na linha do seu projecto de investigação. O Ministério da Ciência e Ensino Superior pretende ainda criar um painel consultivo para acompanhamento dos bolseiros e um núcleo do bolseiro junto das instituições que os acolham.

Retirado de:

http://www.universia.pt/portada/actuali ... icia=29111
Mas, de facto, gostava de ver o documento... alguém sabe onde se pode consultar?

alexandra rosa
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 349
Registado: sábado abr 24, 2004 3:38 pm

Mensagem por alexandra rosa »

Em relação ao projecto de alteração do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, a Direcção da ABIC está a tentar junto do Grupo Parlamentar do PSD e do Ministério obter o referido documento. Assim que este nos for entregue divulgaremos com precisão as alterações ao actual EBIC. Até lá, a informação que existe foi aquela que foi divulgada pela Sra. Ministra na conferência do passado dia 19 e que poderá ser visualizada em http://arquivo.fccn.pt/abic/

forum.abic
Site Admin
Mensagens: 418
Registado: quinta abr 22, 2004 4:00 pm
University/ Institute: ABIC
Localização: http://www.bolseiros.org

Mensagem por forum.abic »

O novo estatuto já foi aprovado e nesse contexto existe agora um subforum onde pode ser debatido

http://forum.bolseiros.org/viewforum.php?f=4

Responder