bolsa de doutoramento e nova licenciatura

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
mari
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: quinta set 13, 2007 11:45 pm

bolsa de doutoramento e nova licenciatura

Mensagem por mari »

Olá!
Alguém sabe se é possível fazer doutoramento (e receber bolsa da FCT) e, ao mesmo tempo, tirar uma segunda licenciatura ?

Maria

RepC
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: sábado abr 07, 2007 5:44 pm
Localização: CVUT - Prague

Mensagem por RepC »

Ola bom dia,

eu penso que nao ha qualquer problema. O importante para eles, no meu ponto de vista, e se tens ou nao outra fonte de rendimento.

Henrique

mari
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: quinta set 13, 2007 11:45 pm

Mensagem por mari »

Obrigada Henrique :)

Maria

alexis
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: sábado jul 31, 2010 12:28 pm
University/ Institute: UNP

Re: bolsa de doutoramento e nova licenciatura

Mensagem por alexis »

Olá Maria e Henrique

A Maria colocou aqui uma questão interessante. No entanto, isto acabou por me suscitar outra dúvida!

Eu também gostaria de frequentar outra licenciatura, durante o doutoramento, o problema é o tempo disponível para frequentar aulas... (já para não falar dos trabalhos e exames!).

Se não posso frequentar as aulas, dava-me jeito o estatuto de trabalhador-estudante.
Mas os alunos de doutoramento não são considerados trabalhadores, pelo menos para este efeitos! Ou talvez esteja completamente enganado?!

É que trabalhar a gente trabalha agora o suficiente para nos darem este estatuto é que não sei.... ;)

Se alguém tiver mais informação sobre este assunto partilhe sff visto que os concursos especiais são agora em agosto!

Abraço
Alexandre

SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 188
Registado: quinta out 25, 2007 7:44 pm

Re: bolsa de doutoramento e nova licenciatura

Mensagem por SUSYmodel »

...
Última edição por SUSYmodel em terça jan 29, 2019 1:26 pm, editado 1 vez no total.

cmcm
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 26
Registado: sábado abr 10, 2010 9:34 am
University/ Institute: Oxford Brookes University

Re: bolsa de doutoramento e nova licenciatura

Mensagem por cmcm »

Olá a todos,

Não sei se percebi bem a questão. Fazer uma licenciatura enquanto se faz o doutoramento?
Bom, eu não sei quanto a vós, mas no contrato que assinei com a universidade onde me encontro a fazer o PhD há uma cláusula que diz especificamente que não posso estar matriculada em qualquer outro programa (licenciatura, mestrado, etc.)...

Cumprimentos,

Célia

alexis
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: sábado jul 31, 2010 12:28 pm
University/ Institute: UNP

Re: bolsa de doutoramento e nova licenciatura

Mensagem por alexis »

Olá outra vez;

Sim, a questão aqui seria frequentar uma nova licenciatura (1º ciclo) enquanto realizamos os trabalhos do nosso doutoramento.

No meu caso, e que eu me recorde, não assinei qualquer contrato com a universidade onde estou a trabalhar. O único contrato celebrado foi com a FCT e esse acho que não nos limita neste assunto.

Em relação ao referido por SUSYmodel, a questão do estatuto de trabalhador-estudante não seria apenas importante para o estudo e realização de exames, no meu caso seria para a justificação das faltas, porque ao que parece agora na minha universidade penso que apenas é permitido faltar a 25% das aulas (tanto teóricas como práticas!) e isto seria incompatível com execução dos trabalhos de doutoramento.

A resposta mais curta e simples que recebi quando me fui informar sobre este assunto nos serviços académicos da universidade foi:
1- não existia problema em me candidatar no concurso especial para a realização de um 1ºciclo.
2- não me seria atribuído o estatuto porque a bolsa de doutoramento não seria identificada como contrato de trabalho, o que permitiria atribuir o estatuto. (Não pago IRS, etc...)

Se alguém tiver algum conhecimento sobre este assunto partilhe sff.

Abraço
Alex

SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 188
Registado: quinta out 25, 2007 7:44 pm

Re: bolsa de doutoramento e nova licenciatura

Mensagem por SUSYmodel »

...
Última edição por SUSYmodel em terça jan 29, 2019 1:26 pm, editado 1 vez no total.

alexis
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: sábado jul 31, 2010 12:28 pm
University/ Institute: UNP

Re: bolsa de doutoramento e nova licenciatura

Mensagem por alexis »

Olá SUSYmodel

O problema que eu encontro é que na minha universidade todos os alunos sem estatuto especial estão obrigados a um regime de frequência de 75%.
Desde de 2007 que deixaram de diferenciar os regimes de frequência entre quem prefere fazer cadeiras por exame ou por frequências. Todos têm de frequentar as aulas.

Assim, vou-me informar melhor sobre a possibilidade do estatuto de trabalhador-estudante.

Obrigado
Alex

joaopmcosta
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 27
Registado: domingo nov 14, 2010 10:33 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: bolsa de doutoramento e nova licenciatura

Mensagem por joaopmcosta »

Boas


Alguem teve mais algum tipo de resposta sobre este assunto?


Eu estou a contar entrar para o doutoramento agora mas queria fazer outra licenciatura na Universidade do Minho... Se alguem tiver algum update sobre o assunto por favor partilhem!

barizita
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: quarta nov 03, 2010 1:55 pm
University/ Institute: Universidade Aveiro

Re: bolsa de doutoramento e nova licenciatura

Mensagem por barizita »

E se for um programa doutoral? Será compatível?

Penso que não...

Responder