Seguro Social Voluntario, como funciona?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Ines
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: segunda nov 22, 2004 2:43 pm
Localização: Universidade do Minho

Seguro Social Voluntario, como funciona?

Mensagem por Ines »

Olá a todos!
Alguém me sabe dizer como se processa o seguro social voluntario. O site da FCT é um pouco confuso neste item... Eu pago à Seg. Social e a FCT reembolsa? Sobre que valor? O da bolsa?
Obrigada! :)

alexandra rosa
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 349
Registado: sábado abr 24, 2004 3:38 pm

Re: Seguro Social Voluntario

Mensagem por alexandra rosa »

Ines Escreveu:Olá a todos!
Alguém me sabe dizer como se processa o seguro social voluntario. O site da FCT é um pouco confuso neste item... Eu pago à Seg. Social e a FCT reembolsa? Sobre que valor? O da bolsa?
Obrigada! :)
Sim és tu que pagas à SS e depois envias para a FCT as cópias dos talões de pagamento para a FCT para seres reembolsada. É normal que a FCT leve algum tempo a efectuar os reembolsos.

A FCT paga o escalão minímo do SSV, independente do valor da bolsa. Se te quiseres inscrever num escalão superior terás tu de pagar a diferença.

Alexandra

Ines
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: segunda nov 22, 2004 2:43 pm
Localização: Universidade do Minho

Mensagem por Ines »

Obrigada! :) Vocês são uma grande ajuda, mesmo!

Susana Relvas
Sócios
Sócios
Mensagens: 106
Registado: quinta nov 25, 2004 10:07 am
Localização: DEQB/IST
Contacto:

Mensagem por Susana Relvas »

Já que estamos a falar sobre este tópico, eu também preciso de regularizar este aspecto. No entanto, como sou de Portalegre e ainda tenho como residência este distrito, tenho de tratar da Segurança Social lá. Já me desloquei até à filial e disseram-me que não existe regime voluntário... Até pode ser normal, pois não deve haver muita gente na minha situação que seja de lá, mas como é que faço para mostrar que é meu direito e que existe? É que de facto o estatuto do bolseiro não é muito claro e penso que neste caso seria melhor levar um "comprovativo"...

alexandra rosa
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 349
Registado: sábado abr 24, 2004 3:38 pm

Mensagem por alexandra rosa »

Susana Relvas Escreveu:Já que estamos a falar sobre este tópico, eu também preciso de regularizar este aspecto. No entanto, como sou de Portalegre e ainda tenho como residência este distrito, tenho de tratar da Segurança Social lá. Já me desloquei até à filial e disseram-me que não existe regime voluntário... Até pode ser normal, pois não deve haver muita gente na minha situação que seja de lá, mas como é que faço para mostrar que é meu direito e que existe? É que de facto o estatuto do bolseiro não é muito claro e penso que neste caso seria melhor levar um "comprovativo"...
Para poderes "mostrar" à filial da SS de Portalegre em como este regime existe e que os bolseiros têm direito a ele, deixo aqui o endereço web da própria SS com referência ao SSV e, especificamente, aos bolseiros de investigação: http://195.245.197.196/left.asp?02.10.01.

Nessa página é possível ainda encontrar um documento word que esclarece várias questões relacionadas com este regime de SS, mais uma vez dirigido especificamente aos bolseiros de investigação.

Alexandra

Susana Relvas
Sócios
Sócios
Mensagens: 106
Registado: quinta nov 25, 2004 10:07 am
Localização: DEQB/IST
Contacto:

Mensagem por Susana Relvas »

Obrigada!

Ontem ainda tinha andado no site da SS e tinha visto algumas coisas, mas não tinha chegado a este ponto.

Agora ponho outra questão... Como é difícil estar em Portalegre, as coisas têm-se arrastado. Mas se eu mostrar que sou bolseira desde 1 de Abril de 2003, posso pagar SS desde essa altura? Ou fica apenas com efeito a partir de Janeiro (pois agora já não consigo ter tudo pronto para ir tratar).

Susana

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

No meu caso só me deixaram pagar desde o momento que aceitaram a minha inscricao.

O processo foi:

1) ir a SS e increver no SSV
2) esperar pela chamada para ir a uma consulta com um médico
3) ir a consulta (o médico apenas nos faz perguntas sobre a nossa situacao de saude anterior por forma a nao ficarem responsaveis por uma doença que já tenhas a data de incrição)
4) esperar por um papel que nos aceita no SSV e que diz a data oficial de entrada (que para mim foi a data da consulta médica).
5) começar a pagar no multibanco e mandar os recibos para a FCT


Ouvi falar de casos em que pessoas conseguiram pagar desde o momento em que se inscreveram (1) mas a mim nao me dera essa hipotese. Também confesso que depois de todo o processo estava um pouco cansado de burocracias...

David

P.S: Devo dizer que sei que quem mandou os recibos nos ultimos meses (Setembro, Outubro, Novembro) não recebeu o pagamento da FCT juntamente com a bolsa do mês seguinte... e portanto ainda tem a sua conta desfalcada à espera que a FCT tenha dinheiro para pagar.
Última edição por Aragao em terça dez 21, 2004 4:32 pm, editado 1 vez no total.
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Susana Relvas
Sócios
Sócios
Mensagens: 106
Registado: quinta nov 25, 2004 10:07 am
Localização: DEQB/IST
Contacto:

Mensagem por Susana Relvas »

Pois... Eu já estou farta de burocracias...
Já para não falar que tenho de fazer tudo isso em Portalegre e estou em Lisboa. Mas a vantagem é que tenho só 3-4 pessoas à minha frente para ser atendida.

Entretanto, surgiu-me mais uma questão. No caso dos bolseiros de investigação científica (que é o meu caso até Dez 2004), a pessoa também se pode inscrever. Mas para ser reembolsada tem de haver dinheiro para tal nos projectos das entidades que nos acolheram... Isso é um pouco limitante... Eu queria regularizar essa situação desde o início do meu período de BIC, mas estou a ver ou que não regularizo ou que pago do meu bolso... Alguém sabe algo sobre isto?

alexandra rosa
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 349
Registado: sábado abr 24, 2004 3:38 pm

Mensagem por alexandra rosa »

Olá Susana,

Em relação a ser possível ou não aderir ao SSV desde o ínicio da bolsa, ainda que posteriormente, deixo aqui um texto enviado pelo núcleo de bolseiros do Algarve que contém alguma informação relevante:
Caro(a) colega,

Com o objectivo de esclarecer algumas dúvidas, relativamente ao Seguro Social Voluntário (SSV) foi realizada no dia 8 de Novembro uma reunião com os Serviços da Segurança Social de Faro. Como resposta às questões mais polémicas obtivemos:

- Até à saída da Lei nº 40/2004 de Agosto de 2004 (Estatuto do Bolseiro de Investigação) os bolseiros só podiam começar a pagar o SSV a partir da altura em que eram dados como aptos pela junta médica.

- Desde Agosto de 2004 é possível começar a pagar o SSV desde o início da bolsa, desde que o requerimento dê entrada até 6 meses após o início da bolsa.

Relativamente a isto o estatuto do bolseiro refere no Art. 10º 5) “... aplicável às bolsas com duração igual ou superior a seis meses.....reportando-se o enquadramento no regime do seguro social voluntário à data de início da bolsa, desde que o requerimento seja efectuado no período mínimo de duração da mesma.”

- No caso de ultrapassar os 6 meses os bolseiros só podem começar a pagar o SSV a partir da altura em que é dado como apto pela junta médica.

- Após 1 ano de falta de pagamento do SSV a Segurança Social assume a vontade de “cessar o enquadramento” e tem que se iniciar um novo processo.

Relativamente a isto o Dec-Lei nº 40/89 Art.19º 2) diz que “A falta de pagamento atempado...faz presumir a vontade de fazer cessar o enquadramento, salvo se o mesmo for retomado antes de decorrido o prazo de um ano.”
Susana Relvas Escreveu: Entretanto, surgiu-me mais uma questão. No caso dos bolseiros de investigação científica (que é o meu caso até Dez 2004), a pessoa também se pode inscrever. Mas para ser reembolsada tem de haver dinheiro para tal nos projectos das entidades que nos acolheram... Isso é um pouco limitante... Eu queria regularizar essa situação desde o início do meu período de BIC, mas estou a ver ou que não regularizo ou que pago do meu bolso... Alguém sabe algo sobre isto?
Pois, este tem sido um dos problemas mais recorrentes com que a ABIC se tem confrontado. É que embora esteja previsto o direito dos bolseiros de projecto poderem aderir ao SSV em geral esse direito é-lhes negado porque o orçamento dos projectos não incluem muitas vezes verbas que assegurem o pagamento do SSV.

Alexandra

Susana Relvas
Sócios
Sócios
Mensagens: 106
Registado: quinta nov 25, 2004 10:07 am
Localização: DEQB/IST
Contacto:

Mensagem por Susana Relvas »

Neste momento encontro-me em Portalegre e já fui à SS. Ainda não estou inscrita pois dizem-me que tenho de passar um cheque no acto de entrega do formulário (que preenchi o que imprimi do site deles, pois cá nem o conheciam!) no valor de 24 euros e alguns cêntimos... Não tinha visto isto em lado nenhum.
Além disso, ainda perguntei quando é que iria à consulta da junta médica e a senhora respondeu que não tinha de ir a consulta nenhuma!... Devo dizer que estou cada vez mais desiludida, parece que anda cada um a remar para o seu lado!

Desculpem o desabafo, mas as coisas já de si são complicadas e as pessoas ainda complicam mais...

Quando tiver mais novidades, eu indico!

Paulo J. N. Silva
Sócios
Sócios
Mensagens: 362
Registado: segunda mai 17, 2004 11:57 am
University/ Institute: Ansiao
Localização: Ansiao

SSV

Mensagem por Paulo J. N. Silva »

Susana Relvas Escreveu:Neste momento encontro-me em Portalegre e já fui à SS. Ainda não estou inscrita pois dizem-me que tenho de passar um cheque no acto de entrega do formulário (que preenchi o que imprimi do site deles, pois cá nem o conheciam!) no valor de 24 euros e alguns cêntimos... Não tinha visto isto em lado nenhum.
Além disso, ainda perguntei quando é que iria à consulta da junta médica e a senhora respondeu que não tinha de ir a consulta nenhuma!... Devo dizer que estou cada vez mais desiludida, parece que anda cada um a remar para o seu lado!

Desculpem o desabafo, mas as coisas já de si são complicadas e as pessoas ainda complicam mais...

Quando tiver mais novidades, eu indico!
Os 25 euros tem ser pagos para eles marcarem a junta médica. Eu paguei esse valor à cerca de dois anos, depois marcaram-me a Junta Medica, varios meses depois. A Junta Medica coincidiu com uma altura que estava no estrangeiro. Logo nao pude la ir. Passados mais alguns meses enviaram-me um oficio a dizer que tinha comecar tudo de novo. Devo dizer que para iniciar o processo perdi cerca de um dia de fila em fila. Conclusao ainda nao tenho o SSV. Ilacao tanta burocracia para que?

sofiazevedo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: sábado ago 07, 2010 12:50 am
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Seguro Social Voluntario, como funciona?

Mensagem por sofiazevedo »

Boa noite a todos!

Digamos que a minha experiência com o SSV não é de todo agradável. Bem, depois de passar por situações caricatas e enormes filas de espera lá me chegou a casa a cartinha para pagar o SSV em dívida.

Aquando das inúmeras situações caricatas, fui muito mal informada no balcão de Viana do Castelo e o certo é que o montante em dívida é de 167,69€ por mês ao invés do mínimo de 81€. :'( :'(

Alguém me sabe informar se nos é possível desistir/cancelar o pagamento do SSV sem obrigatoriedade de regularizar o valor em dívida?

Agradeço desde já as respostas vindouras!
Sofia Azevedo

sofiazevedo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: sábado ago 07, 2010 12:50 am
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Seguro Social Voluntario, como funciona?

Mensagem por sofiazevedo »

Boa noite a todos!

Digamos que a minha experiência com o SSV não é de todo agradável. Bem, depois de passar por situações caricatas e enormes filas de espera lá me chegou a casa a cartinha para pagar o SSV em dívida.

Aquando das inúmeras situações caricatas, fui muito mal informada no balcão de Viana do Castelo e o certo é que o montante em dívida é de 167,69€ por mês ao invés do mínimo de 81€. :'( :'(

Alguém me sabe informar se nos é possível desistir/cancelar o pagamento do SSV sem obrigatoriedade de regularizar o valor em dívida?

Agradeço desde já as respostas vindouras!
Sofia Azevedo

crmartins
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 174
Registado: sábado abr 18, 2009 10:29 pm
University/ Institute: FPCEUC

Seguro Social Voluntario: uma nova questão

Mensagem por crmartins »

Alguém sabe responder se, entretanto, enqt n pagamos o seguro, n temos qq sistema de saúde? (eu descontei pra seg social até 24 de julho, desde então, conto passar a ter o SSV, mas cm ainda n o regularizei, será q se me acontecer alguma coisa n tenho qq sistema de seg social?)

será q a partir do momento em q damos entrada do processo isso serve como comprovativo?

DE facto, há uma série de situações mal esclarecidas a este respeito...


obg


c

crmartins
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 174
Registado: sábado abr 18, 2009 10:29 pm
University/ Institute: FPCEUC

Re: Seguro Social Voluntario, como funciona?

Mensagem por crmartins »

E entretanto... n consigo aceder ao formulário de adesão ao SSV. Por acaso, alguém tem o link que possa enviar?

Muito Obrigada!


c

crmartins
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 174
Registado: sábado abr 18, 2009 10:29 pm
University/ Institute: FPCEUC

Re: Seguro Social Voluntario, como funciona?

Mensagem por crmartins »

já consegui aceder... se alguém precisar...



c

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Mensagens: 664
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho
Localização: Universidade do Minho

Re: Seguro Social Voluntario, como funciona?

Mensagem por Tiago H. Silva »

Recuperando um tópico sobre Seguro Social Voluntário, que pode ser útil aos colegas que entretanto tiveram bolsa e mesmo aos outros que já têm há algum tempo, aproveito para deixar aqui um conselho relativamente ao pagamento.
É possível aderir ao sistema de débito directo para o SSV. No entanto, eu aconselho a que os bolseiros não o façam, porque se torna difícil (ou mesmo impossível) obter o comprovativo do pagamento das respectivas contribuições com os dados necessários para que a entidade financiadora nos reembolse.

Boa sorte.
Tiago

maluca
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 31
Registado: quarta nov 17, 2010 4:53 pm
University/ Institute: universidade do minho

Re: Seguro Social Voluntario, como funciona?

Mensagem por maluca »

olá tive agora na 2ª fase uma bolsa de doutoramento...como devo proceder agora para a segurança social....nunca trabalhei ou melhor nunca recebi....a fct pagará o meu primeiro ordenado.....

obrigado

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntario, como funciona?

Mensagem por spca »

maluca Escreveu:olá tive agora na 2ª fase uma bolsa de doutoramento...como devo proceder agora para a segurança social....nunca trabalhei ou melhor nunca recebi....a fct pagará o meu primeiro ordenado.....

obrigado
Deves ir à Seg Social e pedir para te inscrever no Seguro Social Voluntário.
Se for como há alguns anos atrás, terás de fazer uma inspecção médica que era à roda de 25€, hoje talvez seja um pouco mais. Depois enviam para casa a data e local para fazeres a inspecção. Só depois disso é que poderás pagar o SSV. Terás de mandar os recibos para a FCT para depois te reembolsarem o valor do escalão mínimo (podes te inscrever num escalão superior se o preferires mas serás sempre reembolsada pelo salário mínimo).

Nota que uma bolsa é um subsídio, e não um ordenado. Por isso não podes aceder à Seg Social regular como terias de fazer com um emprego normal. O SSV é um desconto para a segurança social destinado, em geral, a pessoas que não têm um emprego regular com ordenado, ex. donas de casa, voluntários ou bolseiros. Para todos os efeitos tirando a reforma ou subsídio de doença/maternidade (pelo escalão que tiveres descontado), é como se não tivesses tido quaisquer descontos para a Seg Social, pelo que se a vida te levar a isso poderás continuar a concorrer a empregos como 1º emprego ou a pedir bolsas de estágio remunerado dos programas do IEFP.

maluca
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 31
Registado: quarta nov 17, 2010 4:53 pm
University/ Institute: universidade do minho

Re: Seguro Social Voluntario, como funciona?

Mensagem por maluca »

olá spca

entao posso tratra da ssv antes de ter o contrato assinado, ou tenho que esperar.....

obrigada por me aturarem....sou nova nisto....e as duvidas sao muitas.....

Responder