Dúvidas sobre bolsa, etc

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
bruno
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 10
Registado: terça mai 25, 2004 10:56 pm
Localização: GABBA @ Dept Systems Biology, Harvard Medical School
Contacto:

Dúvidas sobre bolsa, etc

Mensagem por bruno »

Viva,

Estou no gabba apenas agora recebi a carta da fct para assinar e devolver. Uma vez que já tive que me suportar 2 meses às minhas custas, equacionei a hipotese de gastar mais umas poupanças para depois ter mais tempo no final do PhD com bolsa. No entanto, não sei como se passam as coisas a nível de fct... eu vou estar a ter aulas até Maio e depois visito labs, não estando a trabalhar necessariamente em julho, agosto e setembro, depende mto de como as coisas correrem e para onde for trabalhar. Mandei a seguinte msg para a fct:

"
1) Poderei pedir para receber a bolsa apenas a partir de Janeiro?

2) Caso possa, poderei suspender a bolsa em julho e agosto caso não comece a trabalhar no laboratório onde farei o PhD logo em Julho?

3) Uma vez que eventualmente farei o PhD num laboratório fora do país, se começar em Julho ou Agosto, Outubro etc, receberei o valor correspondente a um bolseiro fora do país logo a partir desses meses? Quem devo avisar de tal situação para que o valor seja ajustado?
"

Eu tenho bolsa dada durante 48 meses (4 anos), a minha dúvida é se poupar agora um mês ou dois, dado q já fui eu q tive que os pagar, tenho ainda direito a eles no final do PhD onde certamente me farão mto mais falta...

Alguém aqui já passou por esta situação? :-)

obrigado desde ja,
BA

ps: escusado será dizer q ainda n me repsonderam da fct...
Bruno Afonso

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Não sei se vou responder a todas as tuas perguntas mas aqui vai:


- Em principio, a partir do momento que te é atribuida bolsa podes inicia-la mais tarde do que o que estava inicialmente previsto. Tens é de escrever uma carta à FCT a dizer que queres iniciar a bolsa apenas em tal data. (eventualmente podes conseguir dizer isso por e-mail se eles nesta altura estiverem a responder com um minimo de celeridade). Tens 48 meses a partir do mes em que inicias.

- A meio do doutoramento podes suspender a bolsa por um ou mais meses. Sendo que esses meses seram acrescentados no final da bolsa. Mais uma vez julgo que tens de informar a FCT por escrito e com uma antecedência minima.

- Eu tenho uma bolsa mista. Sempre que preciso de ir para o estrangeiro aviso por carta com cerca de um mes de antecendencia informando do dia de partida e do dia de retorno a Portugal. Nos mês seguinte já me processam a bolsa com o valor correspondente. Se a carta nao for a tempo da bolsa desse mes compensam-me no mes seguinte.

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Responder