Bolsa Mista - Algumas dúvidas

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Mia
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 26
Registado: quarta jun 28, 2006 3:44 pm
Localização: Universidade do Minho / Boston University

Bolsa Mista - Algumas dúvidas

Mensagem por Mia »

Olá! A princípio (se a FCT não mudar de ideias) consegui uma bolsa mista (Universidade do Minho e Boston University), mas estou com algumas dúvidas em relação a este tipo de bolsas, se alguém me puder ajudar...

- sendo a universidade portuguesa quem me atribui o grau, é necessária alguma documentação da universidade estrangeira? E caso seja necessário, eu preciso de me matricular formalmente nessa universidade ou basta um comprovativo de aceitação por parte da equipa de investigação onde vou trabalhar?

- o dinheiro pago à FCT à instituição, para propinas e afins...recebem ambas as universidades ou só a que confere o grau?

- o subsídio para viagens: sempre se confirma que eles agora só pagam uma única viagem durante o período de duração da bolsa?

- o meu caso específico: na candidatura tínhamos de colocar o período de permanência no estrangeiro; eu pus de Outubro 2006 a Junho 2007, mas agora com estes atrasos dava-me mais jeito começar só em Janeiro e em vez de ir tanto tempo seguido, ir 6 meses a partir de janeiro e depois 6 meses no ano a seguir. A FCT irá colocar problemas?

...desculpem este testamento de dúvidas!!!

E já agora...existe aqui alguém que esteja ou que vá estudar para Boston? Curtia fazer amigos por lá.. :wink:

nscampos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 10
Registado: quinta ago 24, 2006 3:41 pm
Localização: CIDEHUS - U. Évora

Mensagem por nscampos »

Mia, eu não tenho bem a certeza mas no caso das bolsas mistas muito do que se vem a fazer a seguir pode ser alterado, tais como períodos de permanência, desde que com a aval do orientador.
O mais difícil já está feito, que era ganhar a bolsa. Agora tudo depende das negociações.

No meu caso, que se prevê também ser bolsa mista, ainda não foi feito o convénio com a Universidade estrangeira, para que o grau seja atribuído pelas duas.
«Sem pecado, nada de sexualidade, e sem sexualidade, nada de História» (Soren Kierkegaard)
«Adoro pecar» (eu)

anavaldez
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 138
Registado: quinta set 02, 2004 2:51 pm
University/ Institute: Faculdade de Letras de Lisboa/Yale University
Localização: UK

bolsa mista

Mensagem por anavaldez »

olá!

tenho uma bolsa mista há dois anos. quem me atribui o grau é a FLUL mas passo a maior parte do tempo em Yale onde tenho um orientador.
no meu caso, a FCT paga as propinas nas duas universidades, sou eu quem estabeleço o calendário de permanência nas duas universidades, a FCT paga também o seguro de saúde obrigatório nos EUA.
e tens razão, só pagam uma vez a verba de deslocações o que é ligeiramente desconcertante, tendo em conta o facto de que nos obrigam a passar um mês por ano na instituição portuguesa.
além disso, recebe-se no banco em portugal e somos nós quem tem que proceder à transferência de divisas.
para mais alguma detalhe é só dizeres.
boa sorte,

ana

Mia
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 26
Registado: quarta jun 28, 2006 3:44 pm
Localização: Universidade do Minho / Boston University

Mensagem por Mia »

Obrigada pela ajuda! :wink: Apenas uma dúvida, que talvez tu, Anavaldez, me possas tirar: tenho de me matricular também na universidade estrangeira? Que tipo de documentação é que a FCT exige em relação à outra universidade (a que não atribui o grau)?

anavaldez
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 138
Registado: quinta set 02, 2004 2:51 pm
University/ Institute: Faculdade de Letras de Lisboa/Yale University
Localização: UK

Mensagem por anavaldez »

bom, primeiro que tudo, quais são as condições em que o teu orientador em boston te recebe?

Mia
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 26
Registado: quarta jun 28, 2006 3:44 pm
Localização: Universidade do Minho / Boston University

Mensagem por Mia »

em princípio vou colaborar com a equipa de investigação da orientadora e é possível que também frequente algumas cadeiras (ela ia ver se era possível inscrever-me apenas em algumas, uma vez que não pretendo frequentar qualquer programa doutoral lá).

anavaldez
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 138
Registado: quinta set 02, 2004 2:51 pm
University/ Institute: Faculdade de Letras de Lisboa/Yale University
Localização: UK

Mensagem por anavaldez »

Mia,

eu se fosse a ti perguntava à tua orientadora. no meu caso, assisto a aulas mas não recebo créditos, porque estou com o estatuto de "assistant visiting in research". mas tudo depende do teu departamento. manda-lhe um mail. aqui é uma coisa perfeitamente normal enviar-se mails aos profs e orientadores. aliás, eles esperam que o façamos.

Mia
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 26
Registado: quarta jun 28, 2006 3:44 pm
Localização: Universidade do Minho / Boston University

Mensagem por Mia »

oi,

eu tenho mantido contacto com a orientadora, a questão é que não sei o que é que é suposto pedir-lhe pq não sei quais são as exigências da FCT. O teu estatuto lá, de "assistant visiting in research", parece ser o que se adequa ao meu caso...que papelada da universidade estrangeira é que a FCT te pediu?

anavaldez
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 138
Registado: quinta set 02, 2004 2:51 pm
University/ Institute: Faculdade de Letras de Lisboa/Yale University
Localização: UK

Mensagem por anavaldez »

nenhuma, excepto a carta de aceitação e, quando pago as propinas, uma declaração de pagamento.
de resto, o meu orientador daqui é tb meu co-orientador em lisboa.

Joana Serrado
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 20
Registado: sexta jun 17, 2005 6:15 pm
Localização: Universidade Groningen

Mensagem por Joana Serrado »

Eu também tenho um problema parecido.

Candidatei-me a uma BD mista no estrangeiro (Holanda), tendo o co-orientador pela Univ. de Lisboa. Não existe acordo entre as duas instituicoes (ate porque estamos a falar de duas faculdades diferentes), mas o que me informaram é que poderia ser celebrado, a pedido de convite, pela Instituicão que confere a bolsa. No entanto, pelo menos 3 meses da minha investigacão serão passados em Lisboa. No meu projecto não mencionei UL como instituicão de acolhimento, mas pelos vistos eles também não se importaram.

A minha questão é a seguinte: tendo em conta que vou fazer pela Holanda, onde não se cobram propinas de doutoramento e o "estudante"é visto como um assalariado, será que eles mesmo assim transferem esse valor (12.500 E) para a Universidade? Posso dar essa informacão para a minha inscricão a fim de que me "guardem"esse dinheiro para ser canalizado para as minhas despesas?

Outra questão: já repararam na minuto do "contrato" que vai gerir a atribuicão de bolsas este ano? Que a Fundacão se desresponsabiliza a pagar a bolsa se, por alguma razão orcamental, não tiverem fundos?

anavaldez
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 138
Registado: quinta set 02, 2004 2:51 pm
University/ Institute: Faculdade de Letras de Lisboa/Yale University
Localização: UK

Mensagem por anavaldez »

já não te sei dizer. o máximo que sei é que quando tenho que pagar propinas aqui (as quais saem dos ditos €12500), tenho que avisar a FCT com antecedência e depois enviar uma declaração em como esse montante foi pago.
pelo que dizes o sistema holandês deve ser parecido com o americano. aqui os grad students também ganham uma bolsa mensal.
boa sorte,

ana

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Joana Serrado Escreveu: [snip]

Outra questão: já repararam na minuto do "contrato" que vai gerir a atribuicão de bolsas este ano? Que a Fundacão se desresponsabiliza a pagar a bolsa se, por alguma razão orcamental, não tiverem fundos?
Sobre essa questão ver aqui:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=782

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Joana Serrado
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 20
Registado: sexta jun 17, 2005 6:15 pm
Localização: Universidade Groningen

Mensagem por Joana Serrado »

Obrigada pelas tua resposta, Ana. Foi um alivio ver esse tópico, david.

paulocanas
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: sábado fev 17, 2007 12:42 am
Localização: FCT/UNL

Mensagem por paulocanas »

Olá a todos,

eu tenho uma questão semelhante à da Joana Serrado (e não encontrei a resposta...). Tenho uma bolsa mista e a Universidade Polaca não cobra propinas. Alguém sabe se os 12.500€ disponibilizados para a propina da Universidade estranjeira podem ser canalizados para as minhas despesas, como visitas a centros de investigação, congressos e afins?

Obrigado.
Paulo.

Kaldas
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: sexta set 19, 2008 7:01 pm
University/ Institute: FEUP / TAIK
Contacto:

Re: Bolsa Mista - Algumas dúvidas

Mensagem por Kaldas »

Olá a todos!
A minha questão é a mesma do Paulo.
A bolsa é mista e a universidade finlandesa.
Alguém sabe?
Obrigado
Plácido

beso2001
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: sexta nov 13, 2009 7:54 pm
University/ Institute: LIACC

Re: Bolsa Mista - Algumas dúvidas

Mensagem por beso2001 »

Extrangeiros, sem permissão para residência em Portugal. são elegíveis ao programa BD mista?

TRPS
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: sábado mai 02, 2015 9:28 pm
University/ Institute: FFUP

Re: Bolsa Mista - Algumas dúvidas

Mensagem por TRPS »

Na timeline da minha candidatura coloquei 2 anos seguidos de permanência no estrangeiro (máximo permitido pela FCT) e 2 anos seguidos de permanência em Portugal, isto é algo que pode mudar mas como o tempo é curto decidimos fazer assim. Mas agora li aqui no forum a obrigatoriedade de passer um mês por cada ano em Portugal, neste caso as minhas datas enquadram-se nisto?

Desde já obrigada

bicalix
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: sábado fev 25, 2017 12:01 am
University/ Institute: UCSD

Re: Bolsa Mista - Algumas dúvidas

Mensagem por bicalix »

Olá,

Eu estou nos EUA (UC San Diego) onde sou aluna de doutoramento há já 2 anos. Queria concorrer este ano à bolsa mas tenho dúvida se devo, ou preciso, de colocar os meus períodos de investigação no estrangeiro - que nesto caso significa, Portugal e Brasil. Alguºem me pode ajudar? Será que os devo incluir na minha candidatura como período no estrangeiro?

Obrigada

P

Responder