Apropriação de trabalho desenvolvido

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
jaribeiro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: sábado fev 04, 2017 5:11 pm
University/ Institute: ...

Apropriação de trabalho desenvolvido

Mensagem por jaribeiro »

Caríssimos, tenho uma questão muito sensível a colocar que pode já ter sido vivida por alguns de vós. Estou numa bolsa de investigação para mestre há mais de um ano e, apesar de quase desde início me ter deparado com algo bem diferente do que o me foi proposto antes de iniciar funções, tenho permanecido na mesma por necessidade. Acontece que, apesar de toda a dedicação por mim apresentada, depois de muitos comportamentos inaceitáveis por parte do 'orientador', fui recentemente alertado por terceiros que ele se prepara para ir apresentar os resultados globais, de toda a investigação desenvolvida, numa conferência internacional, não me dando qualquer conhecimento do facto, nem me dando qualquer crédito pelo trabalho desenvolvido, numa clara atitude de apagar toda a minha contribuição, acto eticamente ainda mais condenável quando fui eu que fiz sozinho todo o levantamento de dados ao longo de todo este tempo. Perante isto, a minha pergunta é muito simples: que poderei eu fazer para defender minimamente os meus interesses, nomeadamente todo o esforço e empenho dedicado ao longo deste tempo? Obrigado pela atenção.

mgalaz
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: sexta mai 19, 2017 10:22 am
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Apropriação de trabalho desenvolvido

Mensagem por mgalaz »

Fala com a ABIC o quanto antes possível:

https://abic-online.org/contactar/

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Apropriação de trabalho desenvolvido

Mensagem por el_Bosco »

Infelizmente são muitos os casos deste género e há muito pouco ou nada que possamos fazer para evitar estes abusos de orientadores filhos da coisa.

Verifica se no plano de trabalhos ou documento da bolsa existe alguma menção à autoria dos outputs da mesma.

jaribeiro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: sábado fev 04, 2017 5:11 pm
University/ Institute: ...

Re: Apropriação de trabalho desenvolvido

Mensagem por jaribeiro »

No plano de trabalhos inicial não há nada definido concretamente em relação à defesa dos direitos de autor e também não vi nada específico sobre isto na legislação que regulamenta as bolsas. Contudo, estive a ler publicações mais antigas e fiquei com a impressão que nenhum dos elementos da equipa pode apresentar/publicar trabalho sem mencionar os restantes. Aqui a questão é ainda mais insólita porque a equipa tem vários elementos, alguns dos quais eu nem conheço pessoalmente, mas o único que andou a estourar os miolos fui eu. Faz lembrar aquela caricatura em que há uma equipa com meia dúzia de pessoas numa empresa, cinco dos quais são directores e gestores que supervisionam, mas é o Zé que faz o trabalho. Queria evitar, por tudo, apresentar uma queixa formal em relação a isto mas tendo em consideração o andamento da situação vejo que não me restam alternativas. Só estou à espera que o resumo fique disponível online para tomar medidas. Obrigado.
el_Bosco Escreveu:Infelizmente são muitos os casos deste género e há muito pouco ou nada que possamos fazer para evitar estes abusos de orientadores filhos da coisa.

Verifica se no plano de trabalhos ou documento da bolsa existe alguma menção à autoria dos outputs da mesma.

mgalaz
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: sexta mai 19, 2017 10:22 am
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Apropriação de trabalho desenvolvido

Mensagem por mgalaz »

Vê primeiro o abstract que for publicado. Não é incomum os supervisores apresentarem o trabalho feito pelos seus estudantes, agora, o nome claramente deve constar no trabalho. Se o mesmo não fez o trabalho, e tu tens como comprovar pois tens todos os documentos, PDFs, artigos, etc., no teu PC, e suponho que ele só deverá ter essa versão final, poderá ser um argumento. Obviamente a partir do momento que apresentares queixa sobre este assunto irás queimar-te de vez com o teu supervisor e porventura com a faculdade (embora não obrigatoriamente). Pergunta descabida: já confrontas-te o teu supervisor? O trabalho é teu, e podes ameaçar com acção jurídica, porque se foste tu a estourar os miolos, o trabalho é teu, do teu supervisor e da faculdade. Se a faculdade te andou a cobrar propinas, e tu produzis-te um trabalho que está a ser "roubado" então eu não deixaria o supervisor impune. Mas começa pela origem. Verifica se és citado no abstract, se não, confronta o supervisor (e não estou a dizer que graves a conversa pois desconheço aplicações para gravar chamadas e nem sei se é legal), se não der nada, faz queixa ao Reitor.

Todos os dias leio das situações mais angustiantes aqui e não vejo qualquer alternativa ao sentido de impunidade que os senhores professores do nosso país tem a não ser começar a enfrentar estas situações grotescas.

Porque pergunto-me: qual é a necessidade dele em não te citar? Ele já lá vai apresentar o trabalho. Precisa mesmo assim tanto de fazer passar o trabalho como sendo dele? Descobriste a cura ao cancro? Não há necessidade nenhuma. Se ele está a fazer isto é por pura maldade. Não deixes isto passar.

jaribeiro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: sábado fev 04, 2017 5:11 pm
University/ Institute: ...

Re: Apropriação de trabalho desenvolvido

Mensagem por jaribeiro »

Só ainda não o confrontei directamente porque não quero, para já, correr o risco de colocar em cheque a pessoa que me disse que ele vai ao estrangeiro fazer a apresentação. E fiquei a saber mais coisas: por exemplo, que ele queria publicar com os outros membros da equipa, à vez, sobre assuntos trabalhados por mim, nunca me tendo dito nada nem tendo ideia de me incluir em qualquer desses artigos. Houve quem tivesse ficado indignado com essa proposta e por isso penso que esta ideia, até ver, não foi avante. Em tudo o que tenha a ver com a divulgação do projecto, só ele é que dá a cara e mesmo estando eu a assistir nunca houve uma palavra em relação à dedicação de quem tornou aquilo possível. Uma vez teve a distinta lata de me dizer perentoriamente que quem manda é ele! Em relação à tal apresentação no estrangeiro, já sei que não sou referido, visto já ter saído o programa provisório, mas só quero estar munido do resumo antes de avançar. A única explicação que eu encontro para um comportamento destes, tão deplorável, para além de uma ausência ao nível do saber ser básico, é sede de protagonismo e de poder, a qualquer preço. Desde o início da bolsa notei comportamentos muito estranhos, uma tendência para controlar fora do habitual, sem motivos para isso, fora diversas tentativas de humilhação que nem vou estar a descrever, ainda mais inacreditáveis quando sou dos bolseiros como melhor currículo na instituição onde estou. Fui aguentando por necessidade mas há limites para tudo. Podia continuar a descrever outros episódios rocambolescos, até mais graves, mas nem vale a pena, já tenho o feedback essencial que pretendia. Agradeço a ajuda.
mgalaz Escreveu:Vê primeiro o abstract que for publicado. Não é incomum os supervisores apresentarem o trabalho feito pelos seus estudantes, agora, o nome claramente deve constar no trabalho. Se o mesmo não fez o trabalho, e tu tens como comprovar pois tens todos os documentos, PDFs, artigos, etc., no teu PC, e suponho que ele só deverá ter essa versão final, poderá ser um argumento. Obviamente a partir do momento que apresentares queixa sobre este assunto irás queimar-te de vez com o teu supervisor e porventura com a faculdade (embora não obrigatoriamente). Pergunta descabida: já confrontas-te o teu supervisor? O trabalho é teu, e podes ameaçar com acção jurídica, porque se foste tu a estourar os miolos, o trabalho é teu, do teu supervisor e da faculdade. Se a faculdade te andou a cobrar propinas, e tu produzis-te um trabalho que está a ser "roubado" então eu não deixaria o supervisor impune. Mas começa pela origem. Verifica se és citado no abstract, se não, confronta o supervisor (e não estou a dizer que graves a conversa pois desconheço aplicações para gravar chamadas e nem sei se é legal), se não der nada, faz queixa ao Reitor.

Todos os dias leio das situações mais angustiantes aqui e não vejo qualquer alternativa ao sentido de impunidade que os senhores professores do nosso país tem a não ser começar a enfrentar estas situações grotescas.

Porque pergunto-me: qual é a necessidade dele em não te citar? Ele já lá vai apresentar o trabalho. Precisa mesmo assim tanto de fazer passar o trabalho como sendo dele? Descobriste a cura ao cancro? Não há necessidade nenhuma. Se ele está a fazer isto é por pura maldade. Não deixes isto passar.

mgalaz
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: sexta mai 19, 2017 10:22 am
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Apropriação de trabalho desenvolvido

Mensagem por mgalaz »

Boa sorte e sé forte! Tens aqui a malta a torcer por ti!

Responder