Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Perguntas / Apoio ao Bolseiro

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Renovação após 36 meses contratuais BD
 Mensagem Enviado: Quarta Abr 04, 2018 1:41 pm 
recém-chegado
recém-chegado

Registado: Quarta Abr 04, 2018 12:53 pm
Universidade/ Instituto: Universidade do Porto
Caros colegas,

Candidatei-me em 2015 a uma Bolsa de Doutoramento, indicando no formulário que a duração da bolsa seria de 36 meses. Assim, formalizei o contrato com a FCT para os tais 36 meses. No entanto, tendo em conta o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia desse ano, e dos anos seguintes, sempre pensei que poderia renovar a bolsa até 4 anos.
Após contactar a FCT por duas vezes, disseram-me que não há garantia disso.

Pelo que li no fórum existem outras pessoas nesta situação, que conhecem bolseiros que apesar de indicarem os 36 meses, tiveram bolsa 48 meses.

Podem dar mais esclarecimentos acerca disto?

Obrigada.

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Renovação após 36 meses contratuais BD
 Mensagem Enviado: Sexta Abr 20, 2018 7:07 pm 
cientista sempre presente

Registado: Sexta Jul 29, 2005 10:06 am
Olá.
Há alguns anos podia-se sempre pedir renovação até ao limite dos 4 anos mesmo que se pedisse um projecto por ex. de 3 anos, mas entretanto a FCT passou a entender que não, e que o limite máximo passava a ser o que as pessoas pediam quando se candidatavam. O que creio que se mantém. Não houve nenhuma mudança no regulamento das bolsas, tal como as coisas poderão voltar a mudar a qualquer momento, creio que será "apenas" uma questão de decisão política por parte das lideranças da FCT.
Boa sorte.

Resposta com citações  
 Mensagem Enviado: Quinta Abr 26, 2018 11:12 am 
recém-chegado
recém-chegado

Registado: Terça Maio 02, 2017 7:51 am
Universidade/ Instituto: Universidade do Minho
Olá!

Estou exatamente com a mesma questão. Solicitei bolsa para 36 meses e, devido a constrangimentos que não consigo controlar, estou a ver os meus timings derrapar, no que remete ao trabalho empírico. A previsão para o desenrolar do meu projeto de campo era de 1 ano, mas não estou a conseguir obter resposta das instituições das quais necessito de apoio.

Sabem dizer-me se existe algum procedimento associado a este pedido ou se isto deve ser mesmo esclarecido diretamente, caso a caso, coma FCT?

Obrigada!

Resposta com citações  
 Mensagem Enviado: Quinta Abr 26, 2018 4:39 pm 

afoliva Escreveu:
Olá!

Estou exatamente com a mesma questão. Solicitei bolsa para 36 meses e, devido a constrangimentos que não consigo controlar, estou a ver os meus timings derrapar, no que remete ao trabalho empírico. A previsão para o desenrolar do meu projeto de campo era de 1 ano, mas não estou a conseguir obter resposta das instituições das quais necessito de apoio.

Sabem dizer-me se existe algum procedimento associado a este pedido ou se isto deve ser mesmo esclarecido diretamente, caso a caso, coma FCT?

Obrigada!

Olá.
A meu ver, terás de esclarecer com a FCT, desejavelmente acompanhado de um parecer / declaração do teu orientador a justificar o pedido de mais um ano com a demora para além do esperado do teu trabalho de campo. E se ainda estás a meio do 2º ano penso que mais vale aguardares para quando estiveres em meados do 3º ano para fazer o pedido, a ver se entretanto a FCT muda de política e também se a proximidade das eleições ajuda a que desbloqueiem o financiamento extra...
Boa sorte.

Resposta com citações  
 Mensagem Enviado: Quinta Abr 26, 2018 6:35 pm 

spca Escreveu:
afoliva Escreveu:
Olá!

Obrigada!

Olá.
A meu ver, terás de esclarecer com a FCT, desejavelmente acompanhado de um parecer / declaração do teu orientador a justificar o pedido de mais um ano com a demora para além do esperado do teu trabalho de campo. E se ainda estás a meio do 2º ano penso que mais vale aguardares para quando estiveres em meados do 3º ano para fazer o pedido, a ver se entretanto a FCT muda de política e também se a proximidade das eleições ajuda a que desbloqueiem o financiamento extra...
Boa sorte.

Quanto ao melhor "timing" para apresentar de facto não sei, por um lado parece-me que "quanto mais tarde melhor" como coloquei no "post" anterior, mas por outro possivelmente quererás saber com o que podes contar sem ser à última hora. Uma outra altura que talvez possa fazer sentido colocar a questão poderá ser aquando da renovação para o 3º ano. Não sei se mais alguém terá mais alguma sugestão...
Boa sorte.

Resposta com citações  

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 

Índice do Fórum » Geral » Perguntas / Apoio ao Bolseiro

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Bing [Bot] e 5 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por: