Concurso 2017

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
sara.uc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: terça out 03, 2017 6:21 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por sara.uc »

bjanicas Escreveu:Boa tarde.
Só para dizer que eu recebi ontem um mail da FCT a dizer que a minha candidatura ia ser deslacrada para poder atualizar alguns dos documentos que tinha submetido em final de Agosto, para o meu pedido de bolsa com inicio a 1 de setembro de 2017.
Penso que isto quer dizer que as coisas estão finalmente a avançar, e que o passo seguinte será o contrato. Só acho estranho ninguém se ter pronunciado aqui, não terei sido a única a receber este mail...

Posso perguntar-lhe que tipo de documentos pediram para atualizar? Só para ter uma ideia, pode ser que também mos peçam...

Obrigada :)

bjanicas
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: terça nov 28, 2017 1:14 pm
University/ Institute: Université Paris 8

Re: Concurso 2017

Mensagem por bjanicas »

Pidsa Escreveu:
bjanicas Escreveu:Boa tarde.
Só para dizer que eu recebi ontem um mail da FCT a dizer que a minha candidatura ia ser deslacrada para poder atualizar alguns dos documentos que tinha submetido em final de Agosto, para o meu pedido de bolsa com inicio a 1 de setembro de 2017.
Penso que isto quer dizer que as coisas estão finalmente a avançar, e que o passo seguinte será o contrato. Só acho estranho ninguém se ter pronunciado aqui, não terei sido a única a receber este mail...
E quando validou?

Tinha validado a 28 de Agosto, se não estou em erro.

Pidsa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: quinta jul 20, 2017 10:17 pm
University/ Institute: FCTUC

Re: Concurso 2017

Mensagem por Pidsa »

bjanicas Escreveu:
Pidsa Escreveu:
bjanicas Escreveu:Boa tarde.
Só para dizer que eu recebi ontem um mail da FCT a dizer que a minha candidatura ia ser deslacrada para poder atualizar alguns dos documentos que tinha submetido em final de Agosto, para o meu pedido de bolsa com inicio a 1 de setembro de 2017.
Penso que isto quer dizer que as coisas estão finalmente a avançar, e que o passo seguinte será o contrato. Só acho estranho ninguém se ter pronunciado aqui, não terei sido a única a receber este mail...
E quando validou?

Tinha validado a 28 de Agosto, se não estou em erro.
Ok, obrigada. Eu validei a 31 de agosto. Mas, aqui ou no face, houve pessoas a validar em meados de agosto. Vou aguardar que deve estar para breve!

bjanicas
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: terça nov 28, 2017 1:14 pm
University/ Institute: Université Paris 8

Re: Concurso 2017

Mensagem por bjanicas »

sara.uc Escreveu:
bjanicas Escreveu:Boa tarde.
Só para dizer que eu recebi ontem um mail da FCT a dizer que a minha candidatura ia ser deslacrada para poder atualizar alguns dos documentos que tinha submetido em final de Agosto, para o meu pedido de bolsa com inicio a 1 de setembro de 2017.
Penso que isto quer dizer que as coisas estão finalmente a avançar, e que o passo seguinte será o contrato. Só acho estranho ninguém se ter pronunciado aqui, não terei sido a única a receber este mail...

Posso perguntar-lhe que tipo de documentos pediram para atualizar? Só para ter uma ideia, pode ser que também mos peçam...

Obrigada :)
Certificado de inscrição do ano letivo 2017-2018, declarações do orientador e da universidade de acolhimento com indicação inequívoca da data de inicio do programa de trabalhos enquanto bolseira (tem que coincidir com a data de início da bolsa, mesmo que o doutoramento tenha começado antes), documentos relativos ao regime de exclusividade (declaração sob compromisso de honra não foi suficiente).

sara.uc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: terça out 03, 2017 6:21 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por sara.uc »

bjanicas Escreveu:
sara.uc Escreveu:
bjanicas Escreveu:Boa tarde.
Só para dizer que eu recebi ontem um mail da FCT a dizer que a minha candidatura ia ser deslacrada para poder atualizar alguns dos documentos que tinha submetido em final de Agosto, para o meu pedido de bolsa com inicio a 1 de setembro de 2017.
Penso que isto quer dizer que as coisas estão finalmente a avançar, e que o passo seguinte será o contrato. Só acho estranho ninguém se ter pronunciado aqui, não terei sido a única a receber este mail...

Posso perguntar-lhe que tipo de documentos pediram para atualizar? Só para ter uma ideia, pode ser que também mos peçam...

Obrigada :)
Certificado de inscrição do ano letivo 2017-2018, declarações do orientador e da universidade de acolhimento com indicação inequívoca da data de inicio do programa de trabalhos enquanto bolseira (tem que coincidir com a data de início da bolsa, mesmo que o doutoramento tenha começado antes), documentos relativos ao regime de exclusividade (declaração sob compromisso de honra não foi suficiente).

Obrigada.
Deve acontecer o mesmo comigo então... Só submeti declaração sob compromisso de honra. Só mais tarde é que consegui uma declaração do último Instituto de Investigação em que estive a dizer que não desenvolvia lá qq atividade à data de concessão da bolsa. Acho que esse documento deve servir para completar.
O resto dos doc. que submeti deverão ser aceites... De qq forma, a atualização de um é suficiente para atrasar mais a coisa...

:smt006

Pidsa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: quinta jul 20, 2017 10:17 pm
University/ Institute: FCTUC

Re: Concurso 2017

Mensagem por Pidsa »

Recebi agora email da FCT com o contrato.

Validei a 31/08/2017.

Cardosoo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: quarta set 06, 2017 11:25 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Concurso 2017

Mensagem por Cardosoo »

bjanicas Escreveu:
sara.uc Escreveu:
bjanicas Escreveu:Boa tarde.
Só para dizer que eu recebi ontem um mail da FCT a dizer que a minha candidatura ia ser deslacrada para poder atualizar alguns dos documentos que tinha submetido em final de Agosto, para o meu pedido de bolsa com inicio a 1 de setembro de 2017.
Penso que isto quer dizer que as coisas estão finalmente a avançar, e que o passo seguinte será o contrato. Só acho estranho ninguém se ter pronunciado aqui, não terei sido a única a receber este mail...

Posso perguntar-lhe que tipo de documentos pediram para atualizar? Só para ter uma ideia, pode ser que também mos peçam...

Obrigada :)
Certificado de inscrição do ano letivo 2017-2018, declarações do orientador e da universidade de acolhimento com indicação inequívoca da data de inicio do programa de trabalhos enquanto bolseira (tem que coincidir com a data de início da bolsa, mesmo que o doutoramento tenha começado antes), documentos relativos ao regime de exclusividade (declaração sob compromisso de honra não foi suficiente).

Desculpe a pergunta, mas não tinha submetido as declarações do orientador e universidade antes? Eu submeti essas declarações em Agosto...
É bom ver que já começam a tratar dos de Setembro (sou de Outubro, por isso...)

Pidsa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: quinta jul 20, 2017 10:17 pm
University/ Institute: FCTUC

Re: Concurso 2017

Mensagem por Pidsa »

Boa tarde a todos,

Sabendo que os contratos estão a "andar", tenho uma questão relativa ao Seguro Social Voluntário, a FCT paga o valor referente ao 1º escalão, pelo que li, mas como funciona? Temos de ser nós a ir à segurança social, fazer a inscrição e pagamento e depois enviar o recibo para a FCT? De acordo com a BD nós estaremos no 3º escalão, quanto iremos pagar?

Alguém me consegue esclarecer? Desde já agradeço.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Concurso 2017

Mensagem por spca »

Pidsa Escreveu:Boa tarde a todos,

Sabendo que os contratos estão a "andar", tenho uma questão relativa ao Seguro Social Voluntário, a FCT paga o valor referente ao 1º escalão, pelo que li, mas como funciona? Temos de ser nós a ir à segurança social, fazer a inscrição e pagamento e depois enviar o recibo para a FCT? De acordo com a BD nós estaremos no 3º escalão, quanto iremos pagar?

Alguém me consegue esclarecer? Desde já agradeço.
Olá.
Sim, terás de ser tua a ir à Segurança Social (com a declaração da FCT se for bolsa directamente da FCT ou da tua instituição se for por ex. bolsa de um projecto - não sei como é com as bolsas dos programas doutorais, e uma declaração médica de aptidão para o trabalho) inscrever-te e numa primeira fase terás de ser tu a pagar e a FCT ou a tua instituição depois reembolsam. No caso de uma bolsa directamente da FCT, possivelmente após a primeira renovação (e se pedires regularmente o reembolso todos os meses, o que neste momento penso ser o mais aconselhável), a FCT passará a adiantar o valor no pagamento mensal e depois tens de enviar no final do ano, ou aquando da renovação, o comprovativo do pagamento das prestações.

Podes te inscrever no escalão que quiseres, sendo que a FCT ou a tua instituição só te reembolsarão o correspondente ao 1º escalão, e se puseres um escalão superior a esse terás de pagar a diferença do teu bolso. Por isso, e atendendo às incógnitas dos pagamentos da segurança social com o evoluir dos anos, a maior parte das pessoas opta por pagar apenas o 1º escalão. Mas é obviamente aconselhável pores dinheiro de parte seja para quando te reformares seja para fazer face a algum período de ausência de pagamentos / desemprego dada a nossa situação precária.

As informações oficiais sobre o SSV estão em http://www.seg-social.pt/documents/1015 ... 4c6304da85

Se não tens urgência e essa opção estiver disponível na área da tua residência, aconselho o atendimento por marcação para evitares perder um dia na Seg Social, https://app.seg-social.pt/VMP/Login.aspx

Boa sorte.

Pidsa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: quinta jul 20, 2017 10:17 pm
University/ Institute: FCTUC

Re: Concurso 2017

Mensagem por Pidsa »

spca Escreveu:
Pidsa Escreveu:Boa tarde a todos,

Sabendo que os contratos estão a "andar", tenho uma questão relativa ao Seguro Social Voluntário, a FCT paga o valor referente ao 1º escalão, pelo que li, mas como funciona? Temos de ser nós a ir à segurança social, fazer a inscrição e pagamento e depois enviar o recibo para a FCT? De acordo com a BD nós estaremos no 3º escalão, quanto iremos pagar?

Alguém me consegue esclarecer? Desde já agradeço.
Olá.
Sim, terás de ser tua a ir à Segurança Social (com a declaração da FCT se for bolsa directamente da FCT ou da tua instituição se for por ex. bolsa de um projecto - não sei como é com as bolsas dos programas doutorais, e uma declaração médica de aptidão para o trabalho) inscrever-te e numa primeira fase terás de ser tu a pagar e a FCT ou a tua instituição depois reembolsam. No caso de uma bolsa directamente da FCT, possivelmente após a primeira renovação (e se pedires regularmente o reembolso todos os meses, o que neste momento penso ser o mais aconselhável), a FCT passará a adiantar o valor no pagamento mensal e depois tens de enviar no final do ano, ou aquando da renovação, o comprovativo do pagamento das prestações.

Podes te inscrever no escalão que quiseres, sendo que a FCT ou a tua instituição só te reembolsarão o correspondente ao 1º escalão, e se puseres um escalão superior a esse terás de pagar a diferença do teu bolso. Por isso, e atendendo às incógnitas dos pagamentos da segurança social com o evoluir dos anos, a maior parte das pessoas opta por pagar apenas o 1º escalão. Mas é obviamente aconselhável pores dinheiro de parte seja para quando te reformares seja para fazer face a algum período de ausência de pagamentos / desemprego dada a nossa situação precária.

As informações oficiais sobre o SSV estão em http://www.seg-social.pt/documents/1015 ... 4c6304da85

Se não tens urgência e essa opção estiver disponível na área da tua residência, aconselho o atendimento por marcação para evitares perder um dia na Seg Social, https://app.seg-social.pt/VMP/Login.aspx

Boa sorte.
Obrigada!

Cardosoo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: quarta set 06, 2017 11:25 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Concurso 2017

Mensagem por Cardosoo »

Alguém já recebeu o contrato?

Pidsa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: quinta jul 20, 2017 10:17 pm
University/ Institute: FCTUC

Re: Concurso 2017

Mensagem por Pidsa »

Cardosoo Escreveu:Alguém já recebeu o contrato?
Sim, já no dia 28 e enviei para a FCT. Agora aguardo assinado para tratar do seguro.

Mariana Lopes
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quarta nov 01, 2017 9:42 pm
University/ Institute: Universidade do Porto
Contacto:

Re: Concurso 2017

Mensagem por Mariana Lopes »

Pidsa Escreveu:
Cardosoo Escreveu:Alguém já recebeu o contrato?
Sim, já no dia 28 e enviei para a FCT. Agora aguardo assinado para tratar do seguro.

Estou na mesma situação...

Cardosoo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: quarta set 06, 2017 11:25 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Concurso 2017

Mensagem por Cardosoo »

Mariana Lopes Escreveu:
Pidsa Escreveu:
Cardosoo Escreveu:Alguém já recebeu o contrato?
Sim, já no dia 28 e enviei para a FCT. Agora aguardo assinado para tratar do seguro.

Estou na mesma situação...

Obrigada pelas respostas.
Ambos colocaram o projecto a iniciar em Setembro, certo?
Sou de Outubro e até agora nada...

Mariana Lopes
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quarta nov 01, 2017 9:42 pm
University/ Institute: Universidade do Porto
Contacto:

Re: Concurso 2017

Mensagem por Mariana Lopes »

Sim, eu sou de 1 setembro...

epicnessinha
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 34
Registado: sábado out 22, 2016 9:08 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Concurso 2017

Mensagem por epicnessinha »

Olá!

Alguém que pediu o início de Bolsa para 1 de setembro, mas que só conseguiu lacrar o processo após essa data (por exemplo durante a primeira quinzena de setembro), já recebeu o contrato ou teve algum feedback por parte da FCT?

Obrigado! :smt006

Acas1989
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: terça dez 05, 2017 1:54 pm
University/ Institute: ICT Porto

Re: Concurso 2017

Mensagem por Acas1989 »

epicnessinha Escreveu:Olá!

Alguém que pediu o início de Bolsa para 1 de setembro, mas que só conseguiu lacrar o processo após essa data (por exemplo durante a primeira quinzena de setembro), já recebeu o contrato ou teve algum feedback por parte da FCT?

Obrigado! :smt006
Bom dia,

eu pedi para iniciar a 1 de setembro mas só lacrei em outubro e ainda não recebi contrato.

sara.uc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: terça out 03, 2017 6:21 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Concurso 2017

Mensagem por sara.uc »

Acas1989 Escreveu:
epicnessinha Escreveu:Olá!

Alguém que pediu o início de Bolsa para 1 de setembro, mas que só conseguiu lacrar o processo após essa data (por exemplo durante a primeira quinzena de setembro), já recebeu o contrato ou teve algum feedback por parte da FCT?

Obrigado! :smt006
Bom dia,

eu pedi para iniciar a 1 de setembro mas só lacrei em outubro e ainda não recebi contrato.

Olá, boa tarde!

Solicitei que a bolsa tivesse início a 1 de setembro de 2017 (lacrei os documentos a 1 de setembro de 2017) e recebi hoje de manhã o contrato. Enviei ainda durante a tarde para a FCT.
Partilho para que saibam que as coisas estão a avançar...

:smt006

inesatalmeida
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Mensagens: 244
Registado: sexta abr 10, 2015 2:37 pm
University/ Institute: Coimbra / CNC.IBILI

Re: Concurso 2017

Mensagem por inesatalmeida »

Caros colegas,

para termos uma noção de em que estado estão os contratos de bolsa do concurso de 2017 (BD apenas), pedimos que deixem aqui nota de:

1) mês para o qual pediram o início da bolsa e
2) se já receberam o contrato ou não
3) e, num caso ideal, se já começaram a receber os pagamentos ou não.

Agradecemos a informação.

Cumprimentos.
A ABIC é uma associação sem fins lucrativos que visa melhorar o estatuto e as condições de trabalho dos profissionais de investigação científica que são bolseiros. O trabalho da ABIC é desenvolvido por voluntários, precisando da ajuda de todos. Junta-te a nós! Faz-te sócio da ABIC!

Imagem

epicnessinha
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 34
Registado: sábado out 22, 2016 9:08 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Concurso 2017

Mensagem por epicnessinha »

inesatalmeida Escreveu:Caros colegas,

para termos uma noção de em que estado estão os contratos de bolsa do concurso de 2017 (BD apenas), pedimos que deixem aqui nota de:

1) mês para o qual pediram o início da bolsa e
2) se já receberam o contrato ou não
3) e, num caso ideal, se já começaram a receber os pagamentos ou não.

Agradecemos a informação.

Cumprimentos.

1) Setembro (Lacrei o processo no dia 13/09);
2) Não recebi o contrato;
3) Não recebi os pagamentos;

:smt006

Responder